spoiler visualizarBeatriz 07/08/2015
Tema central: triângulo amoroso entre Rita, Camilo e Vilela. Envolvendo o a superstição, traição e adultério.
Camilo e Vilela são amigos de infância, Vilela se torna advogado e Vilela trabalha no serviço público. No principio do ano de 1869, Vilela volta para a província, e junto com ele vem uma dama chamada Rita, sua esposa. Com o passar do tempo Rita e Camilo começam a ficar íntimos, e essa familiaridade se torna mais intensa quando a mãe de Camilo morre, e Rita fica encarregada de cuidar de seu coração. Camilo adorava passar as horas ao lado dela, um dia, no seu aniversario, Rita lhe da de presente um cartão, nesse bilhete havia palavras que atiçou seu corpo e alma, começam então a ter um caso, e depois de um tempo Camilo começa a receber cartas anônimas que lhe chamava de imoral e pérfido, e dizia que a aventura dele com Rita era sabida por todos, Camilo decide frequentar menos a casa de Vilela, até que um dia as visitas cessam inteiramente, talvez esse corte nas visitas fosse uma intenção de diminuir os obséquios do marido, para tornar menos dura a traição. Rita, com duvidas sobre o amor de Camilo, decide ir a uma cartomante, que lhe prevê toda a sorte de alegrias e bem-aventuranças. Mas após um tempo Vilela começou a mostrar-se sombrio, falando pouco, como desconfiado. Rita alerta Camilo sobre as atitudes estranhas de Vilela. No dia seguinte Camilo recebe uma carta de Vilela “vem já, já, á nossa casa; preciso falar-te sem demora”, Camilo fica desconfiado, pois seria mais natural Vilela tê-lo chamado para o escritório, então ele lê de novo a carta e percebe que esta escrita em uma letra trêmula, Camilo combina tudo isso com a notícia da véspera e estremece de medo. A caminho da casa de Vilela uma carroça atrapalha o trânsito, Camilo para bem em frente da casa da cartomante, a qual Rita havia ido, então, temendo o pior, acaba desrespeitando todas as suas ideias contrárias às superstições, decide ir vê-la e saber qual seria seu futuro e o de Rita, que agora era tão incerto e perigoso. A cartomante lhe diz para que não tivesse medo de nada, pois nada aconteceria nem a um nem a outro, o terceiro ignorava tudo, Camilo lhe paga o triplo de uma consulta normal, e sai de lá aliviado já que as palavras da cartomante eram de extremo conforto. Porém, quando Camilo chega à casa de Vilela, este lhe abre a porta com as feições decompostas, lhe faz um sinal, e vão para uma saleta interior, entrando, Camilo viu, ao fundo, sobre o canapé, Rita morta e ensanguentada, Vilela, então, o pega pela gola, e com dois tiros de revolver estira Camilo morto no chão. Vilela já o esperava para vingar a sua traição.
• Tempo: ano de 1869 e o local é o Rio de Janeiro.
• Narrandor:: 3ª pessoa, onisciente.
• Personagens:
- Camilo: um funcionário público ingênuo, inexperiente e sem intuição, de 26 anos.
- Rita: uma mulher de 30 anos, curiosa, graciosa, tonta e de gestos vivos.
- Vilela: o marido, é um homem de 29 anos, advogado, que, apesar da idade, aparenta ser mais velho do que Rita.
- Cartomante: é uma mulher de grandes olhos, na casa dos 40 anos, italiana e magra.
• Machado nos remete, neste conto, a um enfoco pessimista da vida. Isso é enfatizado através das mentiras proferidas pela cartomante e pelo fim trágico de duas personagens. Do lado psicológico, ele faz uma jogada com a ingenuidade e malícia de Camilo o qual trai o amigo fiel. Ainda faz uma crítica ferrenha sobre os padrões de comportamento e situações humanas.
.
• A cartomante está caracterizada neste conto como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo. É um personagem sinistro, que não tem o seu nome revelado (característica machadiana), destaca-se como uma personagem que ludibria as personagens principais. A mulher era misteriosa e cheia de falsas predições. Dizia sempre o que os outros queriam ouvir.