A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Luana 18/05/2014

Eu li o conto "A Cartomante" na internet e não em livro. O texto mantém o ritmo e fluidez do início ao fim. Enquanto leitora, acredito que é o exemplo de como Machado possuía o controle da escrita. Fiquei impressionada após a leitura do conto.
comentários(0)comente



Kell Kasperavicius. 07/05/2015

Um dos melhores contos.
Um conto que li no colégio, na apostila de português. Um dos melhores contos que já li, mesmo com final relativamente fraco e surpreendentemente resumido (pelo que se espera de Machado), pois mostra exemplos sobre os humanos. Fala sobre o adultério, sobre o amor e sobre como nos momentos de necessidade - como sendo uma cartomante falsária - todos nós conseguimos aprender a analisar seres humanos.
Bem escrito como todos os do autor, e ganha sim um pedaço do coração de todos que a leem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



thamirisdondossola 08/09/2015

A cartomante
Não é de hoje a paixão que eu sinto por Literatura Brasileira. Por conta disso, resolvi me aventurar num tipo de livro que até então só conhecia os da Mônica: Quadrinhos. Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que esse tipo de livro não substitui de forma alguma a leitura integral do texto, é só uma adaptação, e eu acho bastante bacana para quem não gosta muito de ler, começar por aqui.

“A cartomante”, além da própria cartomante, nos apresenta três personagens principais: Rita, Vilela e Camilo. Vilela e Camilo são velhos amigos. Quando os dois se reencontram, Vilela apresenta Rita, sua esposa, ao amigo Camilo. Rapidamente, com a convivência, os três passam a ter muitas intimidades um com o outro. Essas intimidades levaram Rita e Camilo a começarem a ter uma relação um pouco diferente da relação que tinham quando se conheceram. O enredo se resume então, a um triângulo amoroso.

Sobre a história, não vou mencionar outros acontecimentos, pois não quero comprometer a leitura de ninguém. De modo geral, foi uma leitura muito agradável e assustadoramente rápida. “A cartomante” envolve sedução, traição, mistérios, suspense, fatalidades e de certa forma, uma cegueira relacionada ao amor, além de, é claro, uma imprevisibilidade marcante. São poucas páginas, no geral 48, mas são páginas muito bem aproveitadas. Depois que conclui essa leitura, decidi procurar o conto oficial para ler, pois gostei bastante de como as coisas se construíram, as idas e vindas e o final.

As ilustrações são muito, muito perfeitas. Eu as achei muito reais. O trabalho de Jo Fevereiro e Ciça Sperl ficou muito bem feito. No final deste livro há também algumas perguntas sobre a leitura que eu respondi animadamente, rs.

Espero que tenham gostado e não tenham medo de se aventurar também. Repito o que eu disse inicialmente, é uma ótima forma de incentivar a leitura para aqueles que dizem não gostar de ler.


site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miss 29/08/2016

Bom
Bom
comentários(0)comente



Biahhy 24/08/2017

Nossa, que conto foi esse!
Este conto li e conheci ele por conta de termos lido ele na aula de literatura na escola, e nossa esse conto me surpreendeu demais, só li contos mais soltos do Machado e nenhum deles eu havia gostado de verdade, mas esse sem duvida foi um dos meus favoritos, com personagens únicos e surpreendentes, um final arrebatador e uma escrita sensacional!

site: https://biahhysilva.wordpress.com/2017/08/30/a-cartomante-machado-de-assis/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.




Rodrigo Alcântara 20/02/2018

A Cartomante
É um conto com uma linguagem diferente e pouco atrasadas, dá pra ver isso na frase "Tu crês deveras nessa cousas?". O conto tem também alguns conflitos entre os personagens.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Machado cursou apenas o primário em uma escola pública, mas conseguiu alçar um lugar de grande reconhecimento na Literatura Brasileira. Apesar do vocabulário, original para o século XIX, arcaico para os nossos dias. Porém, quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais. O pessimismo está presente no conto e faz parte do contexto sócio -histórico da obra, dando uma coloração de desesperança e desencanto com a humanidade. É um tipo de texto que deve ser visitado e lido sempre para descobrimos novas nuances. Abraços
E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.





spoiler visualizar
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?




spoiler visualizar
Ana Paula Paim 15/03/2018minha estante
Olá, Fernanda

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita, ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir. E nós, quantas vezes ouvimos somente aquilo que agrada aos nossos ouvidos????????




Keila Montenegro 21/02/2018

Narrado em 3° pessoa o conto " A Cartomante " conta a história de um triângulo amoroso entre Vilela Camilo e Rita, Rita casada com Vilela e amante de Camilo.
O mais formidável é que Machado de Assis entra na questão do valor filosófico e as metáforas para envolver os leitores a trama para estimular a participação e o opinar dos ledores. O conto também mostrar situações e regras de comportamento que estar envolvendo as relações humanas.
Ana Paula Paim 22/03/2018minha estante
Isso mesmo, Keila! A análise psicológica do conto reafirma a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana. A Cartomante engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita ou ela apenas ?revela por meio das cartas? o que os personagens mais desejam ouvir. O que achas?




Joao.Victor 21/02/2018

Resumo A Cartomante
O livro A Cartomante de Machado de Assis se desenvolve entre três personagens: Vilela, Rita e Camilo, que acabam tendo de conviver em um triangulo amoroso. Todo o inicio da trama se da quando Rita vai a uma cartomante motivada pelo medo de possivelmente perder Camilo, todo esse medo partia da seu marido Vilela descobrir o caso que tinham. Todo esse triangulo amoroso se forma quando a mãe de Camilo vem a falecer, como grades amigos Rita e Vilela tentam confortar o parceiro, mas o conforto vindo de Rita acaba passando dos limites da amizade. Certo dia Vilela pede a Camilo que vá com urgência a sua casa, nervoso com a possibilidade de seu amigo ter descoberto a trama Camilo vai até a mesma cartomante de Rita que o acalma e pede que vá sem medo, partindo desse ponto Camilo fica mais tranquilo e vai ao encontro de seu amigo, chegando lá ele se depara com a imagem lamentável de sua amante morta e completamente ensaguentada no chão da sala, Vilela então aparece um tanto depois de surpresa e agarra Camilo pela gola lhe desferindo dois tiros a queima roupa. Finalizando um trama de forma trágica e com completo envolvimento entre o leito e a história ali contada.
Grace 01/03/2018minha estante
OK




897 encontrados | exibindo 496 a 511
34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR