A cartomante

A cartomante Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A Cartomante


897 encontrados | exibindo 886 a 897
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 60


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eduarda1062 02/09/2024

A escrita machadiana é deslumbrante, todos os detalhes influenciam no desenrolar da história e trazem o complemento necessário para a apreciação completa da obra. Há também referências da literatura mundial o que torna a narrativa muito interessante e dinâmica. Muito bom!
[?]
Um triângulo amoroso entre Rita, seu marido Vilela, e Camilo, amigo de infância de Vilela, desenrola-se em meio à atmosfera urbana da época. Camilo e Rita tornam-se amantes, desencadeando uma série de eventos tensos após o recebimento de cartas anônimas acusando Camilo de adultério.
A insegurança de Rita a leva a buscar conselho em uma cartomante, enquanto Vilela, suspeitando da traição, convida Camilo para um encontro fatal. O conto termina em tragédia, com Rita morta e Camilo assassinado por Vilela, deixando mistérios sobre a revelação do caso e o autor das cartas anônimas.
comentários(0)comente



k3thelen 05/09/2024

"Camilo não acreditava em nada. Por quê? Não poderia dizê-lo, não possuía um só argumento; limitava-se a negar tudo. E digo mal, porque negar é ainda afirmar, e ele não formulava a incredulidade."

Como um conto tão curto consegue ser tão detalhado e rico e trazer uma crítica tão válida? Primeira obra que leio do Machadão e estou em choque com a genialidade do cara.
comentários(0)comente



spidermendes 06/09/2024

O conto é simplesmente incrível, você se surpreende com o final e ainda tem uma lição de vida no final.
comentários(0)comente



Tyr Quentalë 20/09/2024

Adaptações em quadrinhos contam?
Algumas pessoas acham que quadrinhos ou adaptações literárias em formato de quadrinhos não deviam contar como obra literária.
Já se passa mais de uma década que defendo o uso de adaptações em formato de quadrinhos para que os adolescentes criam interesse pelas obras de autores mais densos ou clássicos, mas sou considerada louca por alguns conhecidos meus.
Bom, o fato é que encontrei esse quadrinho que adapta o livro, A Cartomante, de Machado de Assis.
Apesar dos traços da arte não fazerem o meu estilo, devorei a HQ em pouquíssimo tempo.
Ri um bocado com a genialidade de Machado ao mostrar um casal e o que eles significavam um para o outro tendo uma Cartomante entre eles.
O uso de uma referência a Hamlet foi muito bem utilizada. Foi ela quem despertou a minha curiosidade à medida em que as cartas eram postas sobre a mesa.
Fiquei impressionada com o desvelar das cortinas que ocultaram algumas suspeitas de que algo não batia bem.
Camilo que me perdoe, mas ele devia ter seguido os instintos dele e seguido o próprio conselho que ele deu à Rita.
comentários(0)comente



Carolina.5 04/10/2024

Fui obrigada a ler pela escola, porém achei legal. O Machado de Assis sempre escreve finais trágicos e pessimistas, não gosto muito, porém gosto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Debora904 10/10/2024

Tomeeeeee
Pa pa pa pa pa pa????
Amei o final, bem feito. Merda de traição é o meu ??

Top, Machado de Assis ?
comentários(0)comente



Gabriela3816 11/10/2024

A adaptação do conto "A Cartomante" de Machado de Assis, feita pelo quadrinista Jo Fevereiro, traz uma releitura visual de um dos clássicos da literatura brasileira, mantendo o cerne psicológico e dramático da narrativa. No original, Machado explora a superstição, a ironia e as relações humanas em uma história envolvente de triângulo amoroso e presságios. Na obra de Jo Fevereiro, esses elementos são traduzidos em ilustrações que capturam o clima de mistério e tensão emocional da trama.

O quadrinho segue fielmente a história de Vilela, Camilo e Rita, cujo caso extraconjugal é permeado por desconfianças e a busca desesperada de respostas nos poderes da cartomante. O traço de Jo Fevereiro, com uma estética que mescla simplicidade e expressividade, destaca os sentimentos ambíguos dos personagens e a construção gradual do suspense. Ele utiliza recursos visuais, como o uso de sombras e a disposição das cenas, para intensificar o clima sombrio e trágico da história.

A linguagem dos quadrinhos de Fevereiro é direta, mantendo a ironia machadiana e o tom de mistério que culmina no desfecho surpreendente e fatal. Além disso, a adaptação valoriza a crítica à ingenuidade humana e à crença no destino, central no conto original.

No geral, a obra é uma excelente porta de entrada para novos leitores de Machado de Assis, tornando a leitura mais acessível e visualmente envolvente, sem perder a profundidade psicológica e o senso de ironia que são marcas registradas do autor.
comentários(0)comente



Bruno 13/11/2024

A cartomante
Meu conto preferido de Machado de Assis ??. Talvez o texto mais "Nelson Rodrigues" de Machado (ou o mais correto seria dizer que Nelson Rodrigues certamente teve A Cartomante em sua cabeceira da cama).

Esse conto narra a história de infidelidade de Camilo, um jovem sem fé e sem moral, que nessa vida só serviu a si próprio, que em um momento de angústia recorre a uma cartomante, que não só já não havia sido criticada por Camilo, como também se parasitava de firma similar a Camilo: por dinheiro oferecia conforto ilusório às angústias estampadas na testa dos aflitos.

O final é spoiler e não cabe aqui, a dúvida é: teria a Cartomante escrito as cartas? Teria Vilela também consultado a Cartomante? A Cartomante esteve o tempo todo a mando de Vilela? Ou o final só reforça a ideia de que o conforto que alguns oferecem para a alma em nada tem a ver com os desfechos do mundo?

E ainda, a Cartomante errou ou acertou suas previsões (que para mim, acertou)? Caso sim, por sorte? pelo sobrenatural? ou por artimanhas humanas?

Mais texto de Machado onde iremos discutir por mais um século e no final ainda teremos as mesmas dúvidas iniciais.
comentários(0)comente



Paula 18/11/2024

Primeiro Machado lido e achei genial!
Os detalhes são espetaculares e as relações são palpáveis. Assisti a alguns vídeos para entender mais da obra e gostei demais de conhecer a genealidade do autor. A indicação de começar por este conto foi da Bruna Martiolli.
comentários(0)comente



897 encontrados | exibindo 886 a 897
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 60