litera.liza 28/12/2020
É possível separar a autora da obra
Na véspera das eleições municipais, sendo moradora de uma cidade em que urge a necessidade de implementação de educação política para ontem, trago uma resenha um tanto quanto conflituosa pra mim.
Faz-se necessário ressaltar, antes de qualquer coisa, que quando recebi este livro da Companhia das Letras torci o nariz. Definitivamente, esse não é um exemplar que eu compraria por livre interesse. Tenho muitas críticas à autora enquanto pessoa política e isso me afastava de sua obra.
No entanto, encarei o "recebido" como um desafio e me propus a lê-lo com o máximo de empenho e coração aberto.
"Nosso Lugar" vem com a premissa de trazer o relato da autora a respeito de seu trajeto de vida até ser eleita deputada federal, como a segunda mulher mais votada no País. E a promessa de narrar sua luta por mais mulheres na política.
Em seu livro, Tabata consegue nos mostrar o quão inteligente sempre foi e, principalmente, quanto soube aproveitar as oportunidades que as políticas públicas lhe proporcionaram. Chegou em Harvard por mérito e apoio. E tenta mostrar que todos somos capazes do mesmo feito. Em minha opinião, falha um pouco nesse quesito. Suas ideias ficam um pouco soltas.
A leitura é agradável, parece um grande bate-papo, ou, uma mini-biografia. Senti falta de focar mais na ideia de "luta por mulheres" e menos histórias dela mesma. Embora meu gênero favorito seja biografia.
Mas, num geral, é um livro gostosinho. É sempre interessante ver a evolução de uma mulher na vida.
Lamento que Tabata, mesmo tendo vindo "de baixo", hoje ainda defenda tantos interesses burgueses. Mas isso não é tratado no livro... Então, se você tiver interesse em conhecer como ela chegou numa posição política que, ainda hoje, é ocupada por uma minoria de mulheres, e um pouco do machismo, misoginia e fake news que ela enfrentou nessa caminhada, vale a leitura.
site: @aquelaepifania