Mariana 22/09/2020política é, sim, lugar de mulher"Ter que encaixar a periferia e Harvard dentro de mim foi a melhor preparação que a vida poderia me dar para que eu aprendesse a dialogar em um mundo tão fragmentado."
Livro levinho, legalzinho pra quem tem curiosidade em entender mais sobre a história da Tábata Amaral e pra quem quer saber sobre umas curiosidades aleatórias sobre mulheres na política.
"um banheiro feminino só foi construído no plenário da Câmara dos Deputados durante a Constituinte de 1988. Mais surpreendentemente ainda, o plenário do Senado recebeu o seu primeiro banheiro feminino apenas em 2016, 55 anos depois da construção do Congresso."
Super interessantes as informações que ela traz sobre processos de filiação e de candidatura, e sobre como funcionam as cotas para mulheres nas eleições.
O resumão do livro é que ainda há muito chão pra se conquistar em relação à inclusão feminina na política, especialmente quando se faz um recorte racial e de classes. Mas me consola um pouco ver uma mulher tão jovem se destacando frente a outros quinhentos colegas de trabalho e ganhando prêmios de deputada federal mais atuante em seu primeiro ano como congressista. Especialmente considerando que nosso caríssimo Pocketnaro passou 28 anos como deputado, não fez nada e virou presidente.
Concorde ou não com suas ideias políticas, não dá pra negar que a Tábata Amaral oferece em termos de dedicação e competência o que poucos no Congresso Brasileiro oferecem ao Brasil.