O Retrato

O Retrato Erico Verissimo




Resenhas - O Tempo e o Vento: O Retrato - Vol. 1


83 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Beto 18/10/2013

A saga continua....
Rodrigo, filho do Ligurgo, bisneto do Capitão Rodrigo Cambará, protagonista do livro e oposto ao bisavô, não na bravura, mas nas atitudes, o mundo mudou, as atitudes mudaram, a cultura começou a povoar o nosso cotidiano, claro que foi uma evolução para melhor, pois povo culto tem mais discernimento nas atitudes, embora ainda estamos engatinhando, pois precisaremos de mais mil anos para evoluir.
"Rodrigo sempre tivera orgulho desse antepassado quixotesco. E, por aqueles campos que ele agora via da janela do trem em movimento, na certa passara um dia o Capitão Rodrigo Cambará, montado no seu flete, de espada à cinta, violão a tiracolo, chapéu de aba quebrada sobre a fronte altiva. De certo modo ele simbolizava a hombridade do Rio Grande, uma tradição - achava Rodrigo - que as gerações novas deviam manter, embora dentro dum outro ambiente. "
comentários(0)comente



Mariana 30/10/2013

como lamento não resenhar assim que acabo uma leitura.
Se você tem dúvidas se inicia ou não essa trilogia, eu já adianto que não irá se arrepender. Do primeiro ao último livro, história do mundo se mescla com as histórias dessa família encantadora, e junto com tudo isso você também vai se envolver e vai ler sem ver.
comentários(0)comente



Laura Bernardes 10/02/2014

O Tempo e o Vento - O Retrato Vol. 1 - Erico Verissimo (Companhia das Letras)
O que tenho a dizer? Só mais uma continuação incrível de O Continente. O jeito que Erico Verissimo escreve é tão envolvente, tão encantador, que é difícil não se apaixonar pelos livros. Eu já conhecia um pouco a história d'O Continente, mas não fazia ideia do que se tratava O Retrato, e gostei muito do rumo que a história tá tomando, amo poder acompanhar a evolução de um povo e de uma família.
Não preciso nem dizer que a arte do livro é linda, todos os desenhos e etc. Companhia das Letras fez um ótimo trabalho! Louca pelos próximos!
comentários(0)comente



Rafaela.Zatt 15/10/2024

O retrato parte 2 irá narrar os acontecimentos na vida do Doutor Rodrigo Cambará após o seu casamento com Flora, contando sobre a sua vida política, sua profissão e sua família. A história revela a evolução em Santa Fé, com a chegada de rede elétrica, e principalmente sobre os conflitos políticos da época, como a 1° guerra mundial.
O jeito que Érico Veríssimo retrata o personagem é muito interessante, pois Rodrigo que é um homem que defende a imagem de provedor do lar, homem de respeito, não consegue sustentar a imagem que ele mesmo criou, no caso sendo descrita como o retrato feito dele mesmo anos atrás. Deixando de certo modo a entender a sua decadência com o passar do tempo.
Gostei da escrita, a história é realmente boa, todavia debatia muito sobre a política brasileira da época, a qual não preciso nem explicar que não entendia bulhufas.
comentários(0)comente



Geraldo 03/04/2015

Rio Grande do Brasil
Segunda parte, desta trilogia que retrata brilhantemente o cotidiano dos gaúchos no começo do seculo 20.
No primeiro capitulo, Erico coloca vários personagens, se interligando nas cenas, todos comentando sobre a família Terra Cambará que vive em um sobrado, fazendo fofoca, comentando da saúde de alguns integrantes da casa. Até que sabem que Rodrigo Terra Cambará, neto da incrivel personagem Bibiana Terra Cambará, está nas ultimas, pois sofreu um infarto. No capitulo seguinte é mostrado, a vida desse Rodrigo, todas as suas aventuras com seu irmão Bio. O leitor nesse momento sabe o real sentido do título do livro: O Retrato.
Nasci numa cidade chamada Pilar do Sul, essa cidade foi uma colonia, parada pra comer dos tropeiros, que iam vender suas mercadorias em Sorocaba. Me identifico plenamente com essa obra, cada historia, personagem que entra, verifico que existem ou já existiram nessa minha cidade.
Vale muito a pena se deliciar com esses personagens tão peculiares.

CAPA: 10,0
PERSONAGENS: 10,0
DIAGRAMAÇÃO: 10,0
NARRATIVA: 10,0
CENÁRIOS: 10,0
DIÁLOGOS: 10,0
ENREDO: 9,0

NOTA FINAL: 9,8
comentários(0)comente



Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
“O Retrato” é a segunda parte da trilogia “O tempo e o vento”, escrita por Erico Verissimo, e nele entramos em uma nova geração da família Terra Cambará. Esse primeiro volume é centrado em Rodrigo, bisneto do Capitão Rodrigo, que volta a cidade após se formar em medicina na esperança de acabar com o coronelismo e modernizar sua terra, Santa Fé.

Anos mais tarde, Rodrigo irá para o Rio de Janeiro durante o governo de Getúlio Vargas. Por isso, esse volume é voltado a nos mostrar que o sangue Terra Cambará não foge à luta, ou seja, o que levou Rodrigo às brigas políticas locais. É um livro repleto de emoção – embora eu tenha achado menos que os volumes anteriores. A história é muito bem amarrada, associamos personagens e suas características, é maravilhosa a passagem de tempo que o autor faz e os ângulos que ele escolhe para contar o romance. Enfim, já me sinto parte dessa história, porque – de fato – somos.

site: www.instagram.com/cactosliterarios
comentários(0)comente



Natalie Lagedo 27/04/2016

Gerações passam e a figueira permanece na praça da Matriz. Ela representa a tradição dos costumes, que se sustenta apesar do desenvolvimento de Santa Fé, que no início do século XX já contava com trem, telefones e outras tecnologias. Assim como o vento, a árvore está presente nos momentos mais importantes da cidade.

No primeiro volume de O Retrato a personagem principal é Rodrigo Cambará, filho de Licurgo, protagonista do último tomo de O Continente, e bisneto de Bibiana Terra Cambará e do Capitão Rodrigo, seu homônimo.

O porte realista e prático das mulheres da família é marca registrada nessa saga. Neste livro, fica a cargo de Maria Valéria representar tal característica do clã. Aos poucos a belicosidade desenfreada dos homens, que era utilizada como demonstração primeira de serem "macho sem por cento", é substituída pelo engajamento político apaixonado e intelectual.

A história começa quando Rodrigo já é o senhor do Sobrado, casado com Flora Quadros e pai de família. Nesse contexto se mostra admirador do Estado Novo e funcionário de Getúlio Vargas. No entanto, seu filho Eduardo é simpático pela figura de Prestes e comunista convicto. Ainda que possuindo ideais marxistas, tem receios de índole burguesa (como o advento da reforma agrária) que o envergonham frente à causa revolucionária.

Depois de introduzir essa passagem há uma volta no tempo para o período em que Rodrigo regressou de Porto Alegre à Santa Fé recém-formado em Medicina e ganancioso por mudar o mundo. Funda o periódico oposicionista intitulado A Farpa, no qual defende abertamente a República Civilista com a eleição de Rui Barbosa como Presidente do Brasil em prejuízo de Hermes da Fonseca.

A partir desse ponto o desenrolar da trama navega ora por mares de sangue, ora mostrando as ideologias em voga na época. Rodrigo é um republicano civilista, enquanto os Trindade apoiam a república militarista; o Coronel Jairo é um positivista que idolatra Comte e acredita que a Sociologia é o antídoto para todos os venenos da humanidade; Pepe García é um revolucionário anarquista leitor voraz de Bakunin que discorda radicalmente dos princípios "burgueses e cristãos" que moldam os atos do protagonista mas o ajuda somente pelo prazer de ir contra o governo; já o Tenente Rubim é um niilista nietzschiano, para quem tudo vale se for em favor do Übermensch.

Diante de tudo o que li, O Retrato pode ser resumido no sentimento de desilusão pelo qual passou o país quando sua república ainda dava os seus primeiros passos.
comentários(0)comente



Cinthya4 25/06/2017

O Retrato vol. 1 vai contar a história do Rodrigo Terra Cambará após ele se formar e retornar à Santa Fé. Gostei do Rodrigo no começo, recém-formado, idealista, sonhador, com vontade de mudar o mundo. Mas ele é falho, é contraditório, meio que “filhinho de papai” e minha admiração por ele diminuiu bastante. O livro não tem muita ação, mas tem bastante política o que deixou a história bem interessante.
comentários(0)comente



Felipe.Leonin 29/06/2018

Mestre em criar personagens
Mais leve que os seus antecessores da saga "O Tempo e o Vento", mas sem perder a genialidade de, com personagens vivos e inesquecíveis, tratar sobre fatos históricos, política, filosofia, cultura, religião...
comentários(0)comente



monique.gerke 06/09/2018

Continuando a saga da família Terra-Cambará pelas paisagens do Rio Grande do Sul. Ainda não posso concluir minhas impressões sobre o personagem principal Rodrigo Cambará, pois o mesmo é bem contraditório.
Os personagens masculinos, até os que têm qualidades elevadas, são bem machistas, o que representa bastante a cultura da época, e me deixa um pouco decepcionada. Um romance histórico dos bons. Rumo ao Retrato, vol. 2.
comentários(0)comente



Thiago Barbosa Santos 04/03/2019

Tomo 3
Terceiro volume da saga O Tempo e o Vento, o Retrato 1 se concentra basicamente no Sobrado da família Terra Cambará. É um livro que vemos ainda mais fortemente a ficção se misturar com fatos históricos do Brasil e do Rio Grande do Sul. Personagens da obra de Erico Verissimo e personalidades da política na vida real dialogando no enredo do livro.

A personagem central desse volume é Rodrigo Cambará, filho de Licurgo, que aparece nessa parte já idoso e viúvo, com os filhos Rodrigo e Toríbio já adultos. Os três vivem no casarão com a tia dos garotos, Maria Valéria.

Rodrigo Cambará correu mundo, se formou em medicina e voltou para Santa Fé para exercer a profissão. É um jovem corajoso, com a política nas veias, amante das causas populares, defensor dos mais necessitados, um idealista. Ele volta para a terra natal com o sonho de transformá-la, modernizá-la, mas se depara com todo o atraso da pequena cidade, que no momento está sendo comandada pelo Intendente Titi Trindade, um homem sem escrúpulos, violento, que oprime a população, todos têm medo dele, menos a família de Rodrigo e aliados próximos, porém, são minoria.

Rodrigo conhece Flora, uma moça filha de um comerciante com sérias dificuldades financeiras e logo investe para tê-la como esposa. Enquanto isso, cuida do próprio futuro como médico na cidade e se envolve nas questões políticas locais.

Os grupos políticos adversários de Santa Fé se dividem no apoio a dois candidatos à Presidência da República: Titi Trindade apoiando Hermes da Fonseca e os Cambarás Rui Barbosa. As disputas políticas estavam violentas, com trocas de agressões físicas e xingamentos. Rodrigo estava bastante inflamado, criou um jornal para ofender Titi Trindade, que contratou um capanga para matar o rapaz. Este reagiu e quase matou o capanga. A partir daí, até o dia das eleições, o clima ficou tenso. No dia da votação, houve mortes dos dois lados. O filho de um aliado dos Cambarás foi assassinado, antes, matou dois, inclusive o capanga que quase levou Rodrigo a óbito.Houve muitas fraudes nas eleições.

O livro termina com Rodrigo Cambará um pouso desiludido politicamente, achando que não havia muito jeito para o desenvolvimento de Santa Fé, que o povo de lá estava fadado ao atraso. Enquanto o pai e o irmão foram passar uns dias no Angico, nas terras da família, Rodrigo ficou na cidade, focado mais no seu futuro profissional e vislumbrando o casamento com Flora.
comentários(0)comente



Cassiano 02/06/2019

O tempo e o vento [O retrato - parte 1] (1951)
Fechando neste domingão chuvoso o primeiro capítulo desta segunda parte da trilogia de "O tempo e o vento". E, mais uma vez, de forma espetacular! "O retrato" continua a história da família Terra-Cambará (e do Rio Grande do Sul), agora sob a perspectiva do Dr. Rodrigo Terra Cambará, bisneto do lendário capitão Rodrigo, que retorna à Santa Fé após concluir a faculdade de medicina. Em casa, no velho sobrado da família, o jovem idealista, e civilista, inicia intensa campanha a favor do então candidato à presidência da república, Ruy Barbosa. Lança mão de um jornal de oposição que mexe com o situacionismo político da cidade, agora nas mãos (de ferro e cabresto) do intendente Titi Trindade. Com isso, Rodrigo faz muitos inimigos e coloca sua vida, e a de todos que vivem no sobrado, mais uma vez em risco. Esta fatia da história rememora os últimos capítulos do primeiro tomo da saga durante um cerco da Revolução Federalista de 1895, na disputa entre os maragatos e os chimangos na cidade de Santa Fé, e vai até meados de 1910 com as eleições de que saiu vitorioso o candidato Marechal Hermes da Fonseca. Embora um pouco mais lenta que as narrativas anteriores, "O retrato" perfaz no enredo exatamente o que chama seu título: traçar o retrato da pequena Santa Fé com a chegada da modernidade e do século XX em que telégrafos e jornais, bem como gramofones e protótipos do avião, ainda rivalizavam com o coronelismo de armas, e rebenques, sempre à mão. Um livro ES-PE-TA-CU-LAR! #ericoverissimo #otempoeovento #literaturabrasileira
comentários(0)comente



Anienne 31/01/2020

O Retrato 1
Difícil para mim resenhar obras como essa em que me envolvo até a última gota.

GENIAL!

ESPETACULAR!

Érico Veríssimo é um Mestre! Seus personagens são muito complexos e humanizados. O personagem principal deste é Rodrigo Terra Cambará, bisneto do Capitão Rodrigo. Sua personalidade é muito revolvida nesse livro. Seus sentimentos, pensamentos e ações não se coadunam. Humano! Admirável em ações, mas desprezível, pelo simples fato de podermos ler seus sentimentos e pensamentos. Sua real intenção é sempre atarir a aprovação e admiração do mundo inteiro.

A história de ficção é daquelas que nos faz querer saber o que vai acontecer, com acontecimentos menos dramáticos que O Continente 1 e 2, mas não menos genial.

Veríssimo é perfeito em misturar a ficção com a História do Rio Grande do Sul e do Brasil, tornando tudo muito, muito, muito interessante.

Traz com força preconceitos arraigados na sociedade da época e que continuam firmes, como o racismo, o machismo, etc, etc, etc.

Sua escrita traz filosofia, poesia, cultura... Minhas palavras são escassas. Perfeito!!!!!!!

Partiu O Retrato 2....
comentários(0)comente



83 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR