David Copperfield (eBook)

David Copperfield (eBook) Charles Dickens




Resenhas - David Copperfield


480 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Erica.Barone 28/03/2022

Com imenso prazer acompanhei a trajetória da vida de David Copperfield, do nascimento a maturidade, vivenciando junto a ele todas as intempéries sofridas, bem como suas conquistas. Ora chorando, ora sorrindo, o livro me emocionou do começo ao fim. É com pesar que me despeço do meu amigo literário David Copperfield. Não irei esquecê-lo.
comentários(0)comente



deborattins 27/03/2022

Um bom novelão
Ler calhamaços não é tarefa fácil, ainda mais um que você percebe que não se identifica no meio da história.

Confesso que arrastei a leitura desse livro a partir de certo ponto, acho que não me envolvi tanto com os personagens e enredo, mas não deixa de ser um livro bom.

Como uma boa novela, David Copperfield é recheado de dramas, romances, tragédias e várias histórias correlatas ao personagem principal.

A escrita é genial, muito polida e bem estruturada, e o que me chamou muito a atenção foi a criatividade dos nomes dos capítulos.
comentários(0)comente



Jacqueline 27/03/2022

Prometeu nada e entregou tudo!
O favoritinho do próprio autor e o que mais contém traços e vivências reais do próprio Dickens, "David Copperfield" vai narrar em primeira pessoa a trajetória de David desde o seu conturbado nascimento até a meia idade, apresentando cada pessoa que passou por sua vida e mostrando aos leitores como uma única vida passa por diversas nuances, tornando a constituição do ser parte das relações que estabelece no decorrer da vida.
Serei breve, pois tenho apenas elogios sobre este livro incrível. Cada personagem é descrito e detalhado de forma magnífica, deixando claro o sentimento que cada um deles gera no protagonista, em especial sua tia (inclusive, minha personagem favorita - que mulher incrível, não prometeu nada e entregou tudo!) e sua babá Peggoty.
Mas não é somente em David que a história gira, mas evolui cada caso ao redor do personagem, ligados indiretamente a ele, mas a todos depositado o ar de importância que sustenta a narrativa do início ao fim, atando cada ponta solta até o parágrafo final.
E por falar em final, que final estupendo, deixando o coração quentinho depois de tanto sofrimento do jovem David e seus amigos, com direito a reviravoltas surpreendentes.
"David Copperfield" é um daqueles clássicos que vale a pena cada página que contém, uma viagem no tempo e nas mazelas de um autor atemporal. Estupendo, magnifíco e maravilhoso.
Lu @gentequeamalivros 27/03/2022minha estante
Fique com vontade de pegar pra ontemmmmm ?


Jacqueline 27/03/2022minha estante
Recomendo com força!!!




psraissafreire 25/03/2022

Um dos melhores livros da minha vida
?Tão verdadeiras são essas palavras ainda hoje que só me cabe oferecer ao leitor uma última confidência. De todos os meus livros, este é o de que mais gosto. Seria de se acreditar que sou um pai orgulhoso de todos os filhos de minha imaginação e que ninguém seria capaz de amar esta família com tanto carinho quanto eu. Mas, como muitos pais dedicados, tenho, no mais fundo de meu coração, um filho favorito. E seu nome é David Copperfield.?

Como resenhar ?David Copperfield?? É difícil colocar em palavras os sentimentos sobre uma obra que eu sinto que me ensinou e me completou tanto. Ler esse livro foi como um abraço de uma pessoa que sentia saudades, uma música que me lembra o prazer de estar aqui e de que eu não estava sozinha, que minhas experiências e sensações podem ter sido vividas de alguma forma por outras pessoas em outros tempos ou vidas.

Livros como esse mostram para nós que a afirmação ?é só um livro? chega a ser esdrúxula e não verdadeiramente sentimental. Sentir algo por uma história como eu sinto por essa pode ser tão raro para algumas pessoas, e outras podem ainda nem ter sentido e infelizmente muitas se privam disso. Charles Dickens escreveu isso há tanto tempo, mas eu tenho certeza que seu brilho não se apagou nem um pouco. É bom viver em uma época que existe ?David Copperfield?, sabe? Perceber que eu conheci uma trama tão bem escrita, com um protagonista fenomenal e humano... Quantas poucas vezes senti isso?

Cada palavra em cada página traz uma sensação de vivência e questionamentos sobre a nossa própria vida e o que estamos fazendo com ela. David fala diretamente com o leitor sobre suas dificuldades da sua vida, desde seu nascimento à sua fase adulta. Esse laço que criamos com ele é absurdo de tão bem feito porque a empatia que percebemos sentir já no meio da história nos faz acreditar que o personagem principal está tendo uma conversa conosco, uma conversa de amigo para amigo... Uma conversa real. Muitas vezes eu me pegava pensando na inexistência de David, algo que remete a ?como assim ele nunca existiu??

Houve momentos na minha vida de leitora que percebi uns erros que vários autores cometem ao escrever um protagonista: ou ele é perfeito demais, ou incrivelmente ? me desculpem a palavra ? imbecil. Criam personagens totalmente ficcionais, e não HUMANOS. Para mim a leitura é um modo de eu descobrir um pouco mais sobre o mundo e também sobre mim mesma; não importa o gênero literário, a idade das pessoas escritas ou sua maneira de pensar; o que sempre importa pra mim é o que aquele livro tem a me oferecer. Quando um autor de respeito coloca as cartas de facetas, erros e acertos na mesa é que me mostra a genialidade de construção de personalidades e de como isso influenciará em situações pessoalmente identificáveis ou não. David Copperfield é esse tipo de personagem: ele tem medos, alegrias, frustrações e sonhos. Cada um é tão bem construído que faz nos colocarmos em seu lugar, e sinceramente isso é raro. Digo ?raro? quando me refiro ao nos emocionarmos com as sensações, sentirmos na pele um medo ou raiva de alguma pessoa do livro e colocar na imaginação o que faríamos se tivéssemos naquele lugar.

Temos traços até mesmo autobiográficos de Dickens no livro, e talvez seja por isso que ele goste tanto da obra e isso transpareça nos sentimentos que se preservam na essência de cada passagem. Não dá para ficar totalmente indiferente, desde os momentos mais tristes aos mais vibrantes de alegria. Sabemos que ?vai ficar tudo bem?, mas cada coisinha te faz sentir como se não fosse ficar. Só reais gênios da escrita conseguem fazer isso.

Já faz um considerável tempo que fechei esse livro e tive que me despedir de personagens tão icônicos e maravilhosos, mas no meu coração eles ficarão para sempre, assim como as lições que me ensinaram e o que me fizeram descobrir sobre mim mesma: vou deparar-me com coisas assustadoras, com pessoas que vão querer meu mal e com o desânimo... Mas nunca posso esquecer do que passei para chegar ali, e que eu preciso ser forte o suficiente para desbravar esse meu mar. Eu serei dona dele. Não importa a praia que eu estiver, se ela vai estar vazia ou não, eu irei caminhar e me encontrar com aqueles que vão querer realmente estar comigo, para ver quantas vezes a pedrinha salta se jogada na água ou me ajudar quando eu estiver me afogando. E mais que isso: EU sou a protagonista da minha própria história, como David foi a da dele e você é da sua. Se você nunca leu esse livro, você tem sorte: um amigo como Copperfield é aquele que você não encontra em qualquer barco.

?Recordei aqui tudo que penso ser necessário recordar quanto a esse período de ausência com uma restrição. Restrição que fiz, até o momento, não com o propósito de suprimir qualquer pensamento, pois, como já disse noutro ponto, esta narrativa é minha memória escrita. Desejei manter à distância, e até o fim, os rios mais secretos de minha mente. Agora adentro suas águas.? ??
Bianca 01/04/2023minha estante
Eita como ela arrasa nas resenhas


psraissafreire 02/04/2023minha estante
obrigada, Bianca ??




Leonardo Bezerra 20/03/2022

Considerado o filho favorito de Dickens, David Copperfield é uma coleção de memórias de um homem que passou a vida inteira tentando encontrar a felicidade e o sentido em si mesmo. Permeado por subtramas que iluminam o texto, o livro é primoroso na construção de todos os seus personagens e nos desconecta de quaisquer problemas que estivermos passando. O autor realizamuito bem a tarefa de não só entreter, mas também trazer o leitor para a história como se fosse aquele personagem que sempre fica por dentro das fofocas da vizinhança da maneira mais detalhada possível.

Me despertou para ler mais do trabalho de Charles Dickens e espero encontrar mais personagens e tramas ricas em seus outros livros. Livro essencial do autor e com certeza um dos meus favoritos da vida.
comentários(0)comente



sr. felix 18/03/2022

Herói das próprias circunstâncias.
"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar."

E é com essas palavras que David Copperfield inicia a narração de sua própria história. Fica subtendido, ao ler esse primeiro trecho, que inevitavelmente ele será herói. A pergunta que fica é: herói de quê, de quem?

"Heros" (herói, em latim), é um termo atribuído a quem faz o bem corajosamente, intencionado a proteger e ofertar segurança a outrem. Dito de outro modo, um herói é alguém cujo autosacrifício voluntário visualiza apenas o bem alheio, sem interesses individuais. Assim, podemos afirmar que um herói é um altruísta.

Tendo isso em vista, concluiremos que heroísmo solitário não existe; seria contrário a natureza dessa virtude. Pois para sê-lo há a necessidade de existir alguém além de si ? alguém em perigo iminente, ameaçado pelo mal, sofrendo escassez ou reclamando privilégios. E quem mais, além de David Copperfield, não sofreu ou sofre opressões semelhantes no dia-a-dia?

Abandono. Consternação. Desconsolo. Solidão. Sofrimento. Traição. Tudo isso e um pouco mais acontece nesta história ficcional e nas histórias reais também. Contudo, tanto na ficção quanto no mundo real, são os pequenos heróis que impulsiona o motor da vida.

No universo copperfieldiano, pequenos heróis estão por todo canto. Eles não levantam o estandarte vitimista pra mostrar como a vida é difícil, como eles recebem dolorosamente os golpes da pobreza, como as traições e os abandonos fizeram de sua existência um inferno, ou como suas vidas miseráveis deveriam ser melhores. Não. Eles escolhem viver ? viver e fazer o bem. Apenas isso.

David Copperfield conviveu com muitas destas criaturas ao longo da vida. Na infância, foi o cuidado e o afeto de sua jovem mãezinha (Clara Copperfield) e de sua querida babá (sra. Peggoty) que lhe trouxe conforto nos anos de convivência com os maléficos Murdstone. Um pouco mais tarde, já órfão, sem perspectiva e sem rumo, foi subsidiado por sua tia nunca vista antes (Betsey Trotwood) e a partir de então ela o ama incondicionalmente. Na peregrinação, encontra amigos fiéis como o sr. Peggoty e Ham, o sr. Wickfield e Agnes, o dr. Strong, o pequeno e bondoso Traddles, o sábio e demente sr. Dick, o sr. e a sra. Micawber ? todos amigos fiéis que levaria até o fim da vida.

Foram esses pequenos heróis que criaram o herói David Copperfield. A bondosa abnegação de cada um deles formaram outro herói. Sem eles, ele não seria quem foi. Mas, à pergunta inicial: "herói de quê? de quem?", respondo: herói da própria história, portanto, herói de si mesmo. Para amar e fazer o bem, David Copperfield sabia, desde a infância, que era preciso salvar antes a si mesmo.

Suas escolhas fazem eco a máxima de Ortega: "Eu sou eu e minha circunstância, e se não salvo a ela, não me salvo a mim". Escolher o bem e afastar-se do mal, dar preferência a fidelidade e ir na contramão da perfídia, amar os bons ? mas também os ruins ? fez de Copperfield o herói da própria vida. Sigamos todos este caminho.
comentários(0)comente



gustavo 17/03/2022

Ótimo companheiro
A história é longa mas a escrita é bem fluída e não deixa a desejar. Fui lendo sempre um pouco [quase] todos os dias conforme ia tendo tempo e foi como se eu estivesse numa conversa que nunca se acaba.

Gostei muito de ter a sensação de acompanhar Copperfield desde seu nascimento e da forma com que ele narra sua vida, como se tivesse a contando a um amigo.

Gostei muito, recomendo a todos que querem encarar um livro mais longo.
comentários(0)comente



Lucas.Wolney 16/03/2022

Perfeito
Esse livro é simplesmente sensacional, engraçado, cativante, inteligente, não consigo descrever o tanto que eu gostei da obra. A primeira vez que ouvi falar em Dickens foi no filme "Questão de Tempo", que também gosto bastante. Depois, estava na livraria um dia e me deparei com uma edição da Zahar do livro, folheei um pouco, li na parte de trás do livro que segundo Tólstoi se tratava do "maior feito do maior romancista de todos", bem como que o próprio Dickens considerava esse livro como "seu filho favorito". Não pensei duas vezes e decidi levar, mas a forma como eu me identifiquei com o livro e o autor foram tantas que eu superaram e muitas minhas melhores expectativas. Com certeza é um livro que estará entre os meus favoritos (entre os mais favoritos dos favoritos se podemos falar assim), por um bom tempo ou mesmo para sempre obviamente. Obrigado Charles Dickens por esse filho incrível entregue ao mundo.
comentários(0)comente



JuKirchhof 02/03/2022

Cheguei ao final de Dickens
Quase não acredito que cheguei ao final de um livro de Charles Dickens! Minha primeira incursão em Casa Soturna foi falha e estava angustiada como seria esse experiência. Fiquei completamente apaixonada pelo texto, suas críticas, seu humor pontual, amei. Alguns pontos se tornaram bem cansativos, mas é um clássico em sua forma e conteúdo.
comentários(0)comente



Anna intimista/yt 02/03/2022

Saudades
Acompanhar um personagem por muito tempo
Faz que nos apegamos a ele. David é só aprendizado, durante toda sua vida. É um livro digno das novelas das oito horas.
comentários(0)comente



Lorena252 28/02/2022

David Copperfield
Que livro incrível! Chorei, ri, senti raiva e alegria tudo ao mesmo tempo. Vai ficar guardado no meu coração... Já estou com saudades ??
comentários(0)comente



rayssagurjao 24/02/2022

O filho Preferido
A obra escrita por Charles Dickens na era vitoriana, David Copperfield, é um livro incrível, é uma obra da literatura que vale a pena ser lida. A história é um tipo de autobiografia escrita por David, iniciada antes de seu nascimento até sua idade madura.

A escrita é de uma complexidade impressionante, são inúmeros personagens bem desenhados e tramas que se encontram e são extremamente bem desenvolvidas. O livro tem muitas páginas, mas é um prazer acompanhar cada passo de David na vida, cada pequeno passo de sua jornada e as reviravoltas do seu caminho. É impossível não se apaixonar por Agnes ou compreender Peggoty e os demais personagens da trama.

Segundo o livro, foi difícil terminar de contar a história e se despedir de todo mundo, o leitor certamente também sente isso, acabei de concluir a primeira leitura de Dickens e já estou com saudades.
comentários(0)comente



CAcera3 19/02/2022

Um dos protagonistas mais cativantes da literatura.
Como resenhar David Copperfield? Acho que não sou capaz (não ainda). O que posso fazer aqui é registrar essa experiência incrível que foi acompanhar um personagem tão cativante desde o ventre de sua mãe.
Logo de cara me apeguei imensamente ao protagonista e me vi sofrendo junto com o pequeno Davy com o coração materno que hoje tenho.
Capítulo após capítulo eu me via presa à história como a sensação que tinha com as telenovelas de antes. Aquela necessidade de no dia seguinte saber mais um pouco.
Poucas vezes me senti ávida para devorar mais capítulos (como a sociedade atual está tão mal acostumada hoje em dia). David Copperfield é, em minha opinião, um romance para doses homeopáticas, para se deliciar dia-a-dia.
Com linguagem simples e direta, Charles Dickens nos deixa presos a essa história com sua escrita muito envolvente. Como se trata de um narrador que é um protagonista contando sua história do passado, ele por vezes nos dá algumas dicas sobre personagens e acontecimentos que ainda não chegaram e isso nos deixa super ansiosos para avançar na história e saber do que se trata.
Cheio de reviravoltas, com muitos personagens significativos e reflexões que são colocadas da maneira mais natural possível, esse romance de formação está também carregado de críticas sociais.
Vemos na história como a organização social e financeira da Inglaterra naquele período era impiedosa para aqueles que não tivessem ?berço? e capital, como Londres crescia industrialmente às custas de quaisquer mazelas sociais e vemos o trabalho infantil ser representado através do pequeno David e seu sentimento de não enxergar horizonte benéfico naquela situação.

Temos nesse livro um grande número de sentimentos, personagens detestáveis e outros admiráveis, histórias emocionantes e sim, ?um herói de sua própria história?. Aquele que atravessa as adversidades com a maior honra possível. Livrasso em todos os sentidos. Um romance inspirador que deixa no coração um bocado de saudade.
agathatriste 19/02/2022minha estante
Eu amo esse livro com tod




agathatriste 18/02/2022

Nasço
Não poderia nunca alcançar o tamanho dessa obra em uma simples resenha, nem irei me propor a isso. Só posso dizer que em alguns dias eu sinto falta do pequeno David, ele virou quase uma parte do meu dia. Esse livro me causou uma lindíssima ressaca literária.

Esse romance de formação é uma grande novela e apesar de pesados em alguns momentos a história é arrebatadora. É uma jornada pela vida de David Copperfield, a gente se encanta, quer ajudar o garoto é maravilhoso.

Só posso dizer: LEIAM, SE APAIXONEM...
Meu primeiro contato com Charles Dickens e pelo visto teremos uma vida de amores literários ainda
Duana Rocha 18/02/2022minha estante
A ressaca é certeza apos esse livro. Comecei a amar Dickens depois de Copperfield ?


CAcera3 18/02/2022minha estante
Saudade, menino Davy. ?




Katia.Carvalho 16/02/2022

Novelão
Demorei a terminar a leitura não por ser um livro difícil, mas por ser massante em alguns momentos. O vocabulário é acessível, porém ele trata de temas tabus como aborto, prostituição e violência doméstica de forma muito discreta, sendo necessário estar atento à leitura. Senti falta de um protagonista mais ativo, achei ele muito passivo, confesso que me apeguei mais a tia Betsey do que ao David.
comentários(0)comente



480 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR