Isabella Pina 10/08/2011The bitch is still here. And I know it all - A.Maldosas é o primeiro livro da série Pretty Little Liars, que conta a história de cinco amigas muito unidas que moram em Rosewood, uma pequena cidade cheia de segredos, cuja “líder”, Alison, desaparece misteriosamente, deixando apenas um caso inconclusivo com a polícia.
Depois que Alison desapareceu, as quatro outras integrantes – Aria, Spencer, Hanna e Emily – se separaram e cada um seguiu seu próprio caminho: Aria está voltando da viagem para a Europa, querendo esquecer o segredo que ela e seu pai escondem de sua mãe mais que tudo e envolvida com o próprio professor de Inglês, Spencer tenta ser a melhor em tudo para provar aos pais que é superior a Melissa, sua irmã e cujo namorado andou beijando, Hanna é a garota mais popular da escola, mas para isso faz coisas medonhas, além de roubar coisinhas de vez em quando e Emily, por fim, com a chegada de uma nova vizinha, começa a repensar seus atos e escolhas em relação a sexualidade. Todas elas não pretendem voltar a se falar, até que as quatro começam a receber mensagens de alguém que se denomina “A” e que ameaça contar todos os seus sórdidos segredos – que achavam que estavam enterrados para sempre com Alison.
O livro foi uma viagem muito boa a Rosewood – que certamente não é uma cidade na qual eu gostaria de morar, mas que adorei conhecer melhor – e, principalmente, ao mundo de nossas queridas liars. A história mostra um pouquinho sobre cada uma – nesse primeiro livro, elas ainda não estão unidas, então não são várias visões sobre a mesma coisa –, sua vida e seus problemas. E quantos problemas! Elas se metem em cada enrascada, em cada confusão...
A narrativa é bem rápida e como as margens são grandes e os capítulos – esses, com nomes muito tendenciosos – curtos, o livro flui rapidamente, sendo que ele não é longo também. Sarah Shepard escreve bem, de um jeito bem a La adolescente, mas com pitadas de mistério, que – obviamente – é o que mais tem na trama, principalmente quando elas começam a receber mensagens comprometedoras de uma pessoa que não têm ideia quem seja – nessa hora, cada uma pensa em alguém, numa tentativa de enganar a si mesma que está tudo bem.
As quatro protagonistas são bem construídas, gostei de todas delas, mas as favoritas foram a Hanna, com todos seus problemas com o peso e tal, mesmo assim é uma pessoa com um bom coração, e Spencer, a mais “nerd” da turma, que tenta a todo custo chamar atenção dos pais para suas conquistas – e na maioria das vezes, não consegue.
A autora soube mesclar bem o mistério e toda aquela coisa adolescente, telefone, internet, etc, criando um livro que promete! Estou curiosa com o segundo volume da série, Impecáveis, que já lançou por aqui – aliás, está para lançar Inacreditáveis, o quarto.
Há também uma série de TV, baseada nos livros, que passa pela ABC lá nos Estados Unidos e aqui, no Boomerang. Não posso dizer se é fiel ou não porque, para vocês terem uma ideia, o primeiro livro acaba no primeiro episódio – mas uma coisa é certeza: se você ver a série primeiro (como eu) vai ver como as atrizes principais não tem nada a ver fisicamente falando com às dos livros, mas sabem atuar bem e no final das contas, ambas – livro e série – ficaram ótimas. Recomendado!
Nota geral: 10,0 (ou 5 estrelinhas)