Van Gogh

Van Gogh David Haziot




Resenhas - Van Gogh


10 encontrados | exibindo 1 a 10


-Leandro- 01/08/2024

Van Gogh foi um artista incrível.
Van Gogh foi um artista incrível, o livro é sobre sua vida, uma vida totalmente diferente do habitual da época, ao mesmo tempo artística e difícil, o autor conta uma história com as informações pesquisadas a respeito do pintor.

Então, não fica um leitura cansativa, na forma digital de ebook fica um pouco longa, em relação a Gauguin é claro que provavelmente nunca saberemos de nada, mas em suas anotações Gauguin não tratou Van Gogh como seu aluno, não parecia arrogante, pelo contrário, falou com ele com muita amistosidade.
comentários(0)comente



Cristina Tronco 01/03/2011

Van Gogh
O livro apresenta de uma maneira bastante interessante toda a trajetória deste artista. Ele contextualiza histórica e culturalmente o ambiente no qual Vincent estava inserido, o que é essencial para compreender este personagem tão complexo (mesmo que deixe a leitura cansativa no início do livro).
Além de retratar os fatos da vida de Van Gogh, a biografia descreve as relações que este estabeleceu com seus familiares, colegas e diversas pessoas que cruzaram por ele. Através da descrição destas relações, conhecemos características e peculiaridades de outros ícones que também fazem parte da história da arte.

A história de Van Gogh sempre me intrigou. Sempre o conheci como “o pintor esquizofrênico que cortou a própria orelha”. Porém, conhecer sua trajetória, seu contexto, as situações de dependência e privação permitem uma percepção muito mais ampla e coerente tanto de suas pinturas quanto de seu estado mental. Pelo que pude perceber ele não era esquizofrênico (até hoje seu diagnóstico é discutido) e somente nos últimos anos de sua vida apresentou sintomas de algum transtorno mental mais grave. Sempre foi excêntrico, sem dúvida, e talvez por isso era visto como louco. Devemos lembrar que em sua época ( e não seria assim até hoje? ) qualquer comportamento fora do padrão era visto como loucura. Com isso, a “fama” de louco foi sendo reforçada.

Certamente recomendo a leitura.
Ótima não só como aprendizagem da história da arte mas também para reflexão pessoal!
comentários(0)comente



Beatriz3345 22/03/2024

Chorei :D
Terminei de ler no ônibus e acabei até chorando, é triste ver como a vida de Vincent se desenrolou nesses poucos anos de vida dele. Quando achou que estava tudo bem, quando subiu para fora do poço, mas infelizmente caiu para dentro novamente e se afogou.

Pretendo ler outros livros que abordam sobre ele como "Cartas para Theo" e livros sobre a vida de outros artistas/pintores.

Se vocês gostam de ler ouvindo música de fundo achei uma playlist no Spotify chamada "Van Gogh vibes" que ouvi enquanto terminava de ler.
comentários(0)comente



vaesc 30/06/2024

A história de Van Gogh, a forma dele expressar sua arte, a sua luta e a ausência do medo do julgamento me cativou como nenhum artista antes.

Com uma vida completamente difícil, impactante e digna de ser lida e conhecida mundialmente.

Não é a toa que hoje é um dos artistas mais conhecidos pelas suas artes, porém, infelizmente muito pouco pela sua biografia.
comentários(0)comente



Rafa 28/04/2020

Vicent
Um gênio mal compreendido pela sociedade na época. Biografia com algumas lacunas.
comentários(0)comente



anjapsi 23/02/2011

Troquei: vou dá-lo de presente...
Este livro esteve na minha meta... mas antes de iniciar a leitura definitiva... vou dá-lo ao Sr. Genro Carlos...rsrrsrsrsrs
mas não resisti e comprei uma biografia do adorado Kafka... só pra descobrir que ele foi um desenhista enrustido... rsrsrrsr... é muito IRÔNICO... né não?! (29/09/2010)
Lido Kafka (biografia), re-adquirido Van Gogh e volto a le-lo!
comentários(0)comente



KURKA 18/08/2013

Inspirador
Para mim a história de Vincent é inspiradora. Ela é uma trajetória de determinação e de persistência. Um homem extremamente sensível e visionário, que passou a vida buscando o seu próprio eu por meio da sua pintura. Vincent estava a frente de seu tempo pela sua arte, como também perante a sociedade da época - moldada pela "moral e os bons costumes" que impossibilitaram que ele vivesse por duas vezes o que viria ser a construção de uma família.

Com a sua vida aprendi a confiar mais em mim e a persistir nos meus sonhos, mesmo que ainda falte muito para alcançar o meu melhor.
comentários(0)comente



Isa 28/07/2017

Van Gogh - Biografia
O livro é muito bom para quem gosta de biografias detalhadas. A obra fala sobre toda a vida de Vincent, sobre seus problemas mentais, sua relação com seu irmão, Theo, e os casos amorosos que não deram certos em sua vida.
No livro contem cartas trocadas entre ele e seu irmão, Theo, em sua jornada para ser pintor reconhecido. Fala sobre os problemas financeiros que Van Gogh passou, sobre os poucos momentos lúcidos e até sobre o que poderia ter levado a cometer suicídio.
comentários(0)comente



Ariane.Rodrigues 12/08/2022

??
Leiam a biografia desse artista, que coisa mais linda e triste a história dele. Agora eu consigo ver as coisas que ele pintou com outros olhos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR