O nome da marca

O nome da marca Isleide Fontanelle




Resenhas - O nome da marca


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Vinícius 08/07/2009

Um excelente TCC
Antes de tudo, quero dizer que li o livro com intenção de fazer um trabalho sobre o McDonald's. Portanto, o que mais me interessava no livro da Isleide Fontanelle eram as coisas estritamente relacionadas à cadeia de fast-food.

Tendo isso em mente, a Parte I do livro foi magnífica para mim. Muitíssimas informações históricas sobre o restaurante. Desde a sua criação, ao seu processo de montagem, a divulgação e propagação do sanduíche "igual" mas "sem igual" pelo mundo até análises da construção do prédio do McDonald's. Tudo isso foi mais que uma fonte riquíssima para o trabalho que me propus a fazer.

A parte II e a parte III é onde encontrei problemas. Achei que, em trechos muitos longos, a autora acabou se distanciado do McDonald's e explicando muitas teorias para basear a teoria que ela queria formular. Claro que, para um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), isso é mais que necessário. Para um livro publicado, talvez fosse melhor dar uma aliviada em tanta teoria.

Por quê? Assim o livro poderia ficar um pouco menos carregado e enfadonho no final. Eu, como estudante do primeiro ano de comunicação (jornalismo), apreciei bastante as teorias ali apresentadas. Como são várias, porém, tenho que ler com mais calma para que haja a fruição do conteúdo ali expresso. Acho que, se pudesse ser um pouco mais enxuta na parte teórica -- baseando-se em menos teorias --, o livro fluiria mais naturalmente.
comentários(0)comente



Léia Viana 02/11/2010

Excelente descrição, muito bom livro.
Este livro foi muito importante para mim no desenvolvimento de minha monografia, na época da faculdade, cujo título era: “Mudanças de Consumo: McDonald’s”.

A minha dissertação foi totalmente voltada ao marketing, e tinha como um dos principais objetivos o de destacar que, nos dias atuais, as empresas estão em contato com um cliente seletivo, mas que em função de suas obrigações cotidiana converte-se ao consumo de lojas de fast-food, sendo assim, necessário entender que o consumidor traz para a empresa seus “desejos e necessidades”, e as cadeias de fast-food busca fazê-los tornarem realidade.

Sem dúvida alguma, um dos grandes responsáveis pelo crescimento das cadeias de fast-food são os consumidores. Neste livro, Fontenelle descreve de maneira singular como esse tipo de comida tornou-se um modelo claro da tecnicização da vida e de tudo o que está ligado a ela, como a falta de tempo aliado ao hábito de comer sozinho; o mercado apenas agiu como um coadjuvante no seu aperfeiçoamento, tanto nos produtos como no serviço.

Em razão de hábitos renovados e a mudança de comportamento do consumidor em face de alguns produtos, as lojas de comida rápida que atenda às necessidades destes, se adequaram aos mesmos para através de suas necessidades cotidianas atraírem-los para o consumo de seus cardápios.

O livro é interessantíssimo, além de trazer um breve histórico do surgimento do McDonald’s, e do poder da marca, Fontenelle trabalha de maneira única a imagem do McDonald’s, esta sim, totalmente veiculada ao hambúrguer, rapidez, limpeza e qualidade, ou melhor, a padronização da vida nos grandes centros urbanos.
comentários(0)comente



CharlesSouto 21/07/2023

A obra de Fontenelle foi um marco em minha primeira formação. Design.

Produto de sua tese de doutorado, O Nome da Marca (título alusivo a famosa obra de Umberto Eco) me mostrou o significado profundo do termo FETICHE e o quanto isso é e pode ser usado em estratégias de MARCA.

Foi depois desse livro que resolvi me aprofundar em Marketing, Comportamento Humano e Religião. Três variações do mesmo tema.

Alerto: não se trata de uma leitura rasa nem tão pouco promotora de soluções no atacado. Não frisar isso seria reduzir, e muito, este que julgo ser um valoroso estudo.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR