Claudinei 21/02/2022
Excelente HQ Nacional
Se você não lê quadrinhos nacionais não sabe o que está perdendo, temos excelentes autores e desenhistas que entregam trabalhos que não deixam nada a desejar aos quadrinhos estrangeiros, e esse aqui é um bom exemplo disso.
Sendo descendente de nordestinos já me identifiquei logo de cara com esse trabalho, cresci ouvindo de familiares histórias sobre o cangaço, claro, era o ponto de vista deles, não estou entrando na questão histórica, porém esses guerreiros do agreste eram quase sempre retratados como heróis, e nessa HQ também somos apresentados aos personagens dessa forma.
A narrativa do Luís Carlos Sousa não é linear, ou seja, ela vai se alternando entre presente e passado, funcionando muito bem para situar o leitor, sempre dando sentido à cena atual, fazendo o leitor absorver e entender rapidamente a trama. Outro fator interessante é a mescla de mitos de outras culturas com a nossa, como se fosse uma só e cada região tivesse sua representação da mesma, assim somos apresentados a Euclides, um cangaceiro já nos fim de seus dias, enterrando seu ultimo companheiro, quando esse recebe uma proposta do barqueiro Caronte, que aqui é chamado de Severino, e ao recusar tal proposta, Euclides é amaldiçoado pelo barqueiro a não encontrar a morte, e viver o fardo de carregar dias infindáveis num corpo envelhecido e enfraquecido mas que não poderá encontra o descanso eterno, isso faz com que o cangaceiro parta em busca de um artefato que lhe dará poder para reivindicar a morte do barqueiro, e essa será também uma jornada ao passado cheio de ação e aventura sobrenatural.
Com uma arte de traços incríveis do Rafael Dantas, essa história consegue prender o leitor da primeira a ultima página e no final temos extras que enriquecem ainda mais essa narrativa com muitos personagens cativantes.
Essa é uma obra nacional que além de entregar uma ótima história conta ainda com um trabalho gráfico de qualidade. Recomendo.
site: https://www.instagram.com/leitor1986/