Edu Supertramp 25/10/2024
Prepare-se para o imprevisível
Eu confesso que não gostei muito do livro. Achei que o autor fica muito tempo no mesmo assunto e sem trazer grandes novidades ou mensagens.
O cisne negro representa os acontecimentos improváveis que acontecem e causam grandes consequências, entretanto, esses eventos pareciam mais previsíveis do que podemos imaginar. "Se queremos proteger a nós mesmos contra os Cisnes Negros, devemos nos concentrar não no que sabemos, mas no que não sabemos."
O autor também questiona a tendência natural da sociedade de achar que o passado explica o futuro. Acho que o papel do passado no futuro é uma das grandes reflexões humanas...
A metáfora usada do "problema do peru" retrata bem nossas limitações e os erros que cometemos em tentar simplificar algumas coisas deixando de lado as imprevisibilidades.
Como mensagem final da leitura, acredito que o autor nos deixa a reflexão de abraçar mais a incerteza e também ser mais cauteloso em nossas ações reduzindo nossa exposição a riscos desnecessários...ter uma postura mais crítica e flexível diante do futuro, adaptando-se ao imprevisível e tomando decisões que protejam contra impactos catastróficos.
"A simplicidade é uma resposta honesta à complexidade do mundo."