Brumas da Ilha

Brumas da Ilha Bianca R. Furtado




Resenhas - Brumas da Ilha


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Ana Paula 15/05/2014

Um surpresa...
Este livro, que chegou a minhas mãos como um presente de amigos queridos, difere da minha leitura habitual e isto é que foi maravilhoso.Talvez ele não chamasse minha atenção na livraria e eu teria perdido a oportunidade de conhecer uma história excelente, rica. Mas como nada é por acaso, tive o prazer de lê-lo.
Brumas da Ilha conta a história de Lunae, uma jovem que vive com a avó e a irmã caçula na Ilha de Flores, no Arquipélago de Açores, Portugal. Estamos falando do ano de 1745, quando começa a narrativa de Lunae sobre sua vida. São mulheres que vivem com simplicidade, trabalhando duro para conseguir o sustento diário. A avó, D.Luzia é a benzedeira da ilha, conhecida e procurada por todos que lá vivem para cura de enfermidades. A irmã Ignis é um espírito livre, como Lunae a define. Vive correndo livre, descalça, entre os bichos e a mata. Apesar de aparentemente comuns, estas mulheres pertencem a Velha Religião e cultuam a Grande Mãe. Intimamente ligadas à natureza, chegam a exercer poder sobre os quatro elementos, fazendo com que moradores comuns da ilha a vejam com reserva e até chegam a nomeá-las como bruxas. São mulheres que vivem para a prática do bem, o respeito a natureza e todos os seres vivos, mas que fazem estranhos rituais de celebração, destoando totalmente das regras da Igreja Católica. E elas não são as únicas mulheres assim, há outras no Arquipélago que vivem juntas, afastadas da sociedade para poderem ter paz em suas vidas.
E as três vão vivendo tranquilamente até que a revelação de um grande segredo familiar muda o rumo da vida de Lunae. Entre a descoberta do seu forte papel na religião, as tentações e o amor perdido, Lunae demonstra uma força espetacular e um respeito enorme as suas crenças. Obrigadas a deixarem a Ilha das Flores, Lunae e as outras mulheres da Velha Religião partem para terras desconhecidas e distantes. A chegada a Ilha de Nossa Senhora do Desterro ocorre em condições precárias de saúde e total desamparo. Um novo desafio, em uma nova terra, com diferentes crenças e novas provações..
Brumas da Ilha é uma história mística que nos apresenta o universo feminino diferente do que vivemos hoje, mas com conflitos, sonhos e desejos que fazem parte da natureza da mulher de qualquer tempo. Quer seja hoje ou em meados de 1700.

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jussara 19/07/2020

Bom livro
Ótimo livro para quem se interessa em conhecer mais sobre a imigração dos Açores para Florianópolis, e sobre as lendas de bruxas
comentários(0)comente



Manoella.EstAcio 03/11/2024

Super imersivo, me senti sugada pela história. Conta de um jeito muito bonito sobre a história de mulheres que vieram para Desterro (atual Florianópolis) na colonização açoriana. Apesar de suas poucas páginas, me demorei na leitura. Queria absorver cada acontecimento, cada palavra.
Em alguns momentos entra no lugar do clichê, principalmente no prólogo. Ao terminar, dá aquela vontade imediata de voltar às primeiras páginas e de começar logo o segundo livro.
Dá pra fazer uma leitura independente, mas o final deixa várias pistas. A história da protagonista é encerrada, mas a partir dela, se inicia uma outra.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR