Marcela 04/07/2020Rir, chorar e aprenderJoão Carlos sempre teve tudo que alguém poderia querer. A melhor escola, roupas caras, celulares, computadores e festas; tudo do bom e do melhor. A única condição é que ele mantenha suas boas notas - então, quando tira uma nota a baixo da média, sua punição é abandonar o colégio interno e ser matriculado no São Judas; uma escola publica na periferia da cidade.
Preciso começar dizendo que essa foi uma leitura muito gostosa! A escrita é leve e o Joca é um protagonista muito engraçado- mesmo no inicio, enquanto ele ainda está "vivendo no próprio mundo", é impossivel não rir com suas trapalhadas.
Os outros personagens, "Os Caras", são um grupo completamente maravilhoso. Cada um com sua personalidade, dão um toque a mais à leitura, eles com certeza foram a melhor parte do livro pra mim. Isso além da maneira como eles trazem a cultura e a vivência do meio em que vivem. Mas fica também minha mensão ao pai do Joca, que me surpreendeu muito de forma positiva durante a leitura.
Outro fator que me prendeu demais no livro foi o fato de eu me identificar muito com a história em si. Sair do ensino fundamental para uma escola publica e maior, com pessoas diferentes, é algo que marca demais e com certeza é uma experiência que abre os olhos. Então foi praticamente impossível para mim não me relacionar tanto com Joca quanto com Os Caras.
Uma questão que envolveu esse livro foi um errinho na definição da sexualidade do personagem principal, mas o autor foi extremamente atencioso ao fato e se desculpou com os leitores, o quê - pelo menos para mim - deixou a experiência com o livro bem especial
Joca e Os Caras trata de tantos assuntos importantes que é quase impossível contar. Desde o choque entre realidades opostas, até a vida e a cultura que vem das periferias e é praticamente invisível para uma boa parte das pessoas. Também temos aqui um exemplo incrível de como usar do seu privilégio para mudar vidas e ajudar as pessoas que não tem; tudo isso arrematado em uma história sobre amor, lealdade e a importância das amizades