Livros da Julie 02/08/2021Reflexões e aprendizados no Brasil e no Oriente Médio-----
"O tempo nunca retrocede."
-
"Adversidades existem para serem superadas e ponto. Não devem ser exaltadas e muito menos santificadas."
-
"Muitas religiões e filosofias dizem que Deus é amor, e eu creio. Por isso nunca me conformei com a ideia de santificação por meio de desconfortos e penitências. Afinal, maltratar o corpo, a mente ou o espírito não é um ato de amor."
-
"é uma tendência natural do comportamento humano: reconhecer e valorizar nos outros características que nós também possuímos."
-
"Não consigo conceber a ideia de que um ser humano se sinta melhor do que outro ou necessite diminuir e ferir o outro para sentir-se bem ou crescer."
-
"quem tem condições financeiras e intelectuais para ter filhos, não os quer, e quem não tem condições de criar uma galinha é justamente quem mais procria..."
-
"os relacionamentos mais exitosos são aqueles em que as pessoas estão verdadeiramente conectadas. Porque a paixão tem fim, mas a conexão é algo que prevalece e permanece através do tempo."
-
"Relacionamentos perfeitos existem e são aqueles em que as pessoas são capazes de lidar com suas imperfeições, compreendendo e aceitando suas fraquezas, sem julgar e sem deixar de amar. É quando você entende que o outro também é um ser humano com limitações, medos e receios, mas em momento algum o diminui, humilha ou ameaça por conhecer suas fraquezas. Mesmo conhecendo suas debilidades, você o respeita, afinal, você sabe que também não é perfeito... Então, a perfeição reside na aceitação da imperfeição."
-
"Nada acontece antes, nem depois. Tudo acontece quando e como tem que acontecer."
-----
A Anfitriã é o segundo volume da série A hóspede do Sheik e foi a leitura coletiva oficial de julho do Clube Literário FerAvellar (@clubeliterarioferavellar).
Após as românticas férias, Alice chega ao Brasil com a promessa de voltar em breve para os braços do Emir. Mas primeiro ela precisa colocar a vida em ordem e se despedir de parentes e amigos. Em meio aos preparativos para o reencontro, grandes amizades surgem e preparam Alice para uma agradável revelação no retorno ao Bahrar.
A história começa de forma um tanto repentina, sem apresentar os novos personagens ou relembrar os antigos, então vale a pena ler este livro logo após o primeiro, para não se confundir com os personagens.
A autora retoma brevemente os problemas políticos que assolavam o Brasil em A hóspede do Sheik, mas não se aprofunda na questão. No entanto, vários outros temas são abordados ao longo da história, como o abrigo a refugiados estrangeiros, a submissão de não-muçulmanas à lei da Sharia, o casamento de menores de idade, os maus-tratos e o resgate de animais, o fanatismo e a intolerância religiosa e o acesso à educação infantil por meninas. Além de questões mais sérias, a autora também fala de amor, sexo, relacionamento e até mesmo da prática de exercícios físicos, de yoga e de tantra.
Os assuntos vão sendo entremeados com a história de Alice, Zayn e seus amigos, deixando despontar ao longo do texto, por meio das falas dos personagens, as firmes e incisivas opiniões da autora. Considerações sobre as temáticas abordadas à parte, não deixamos de continuar curiosos para saber o que a trama guarda para cada um.
Com reflexões sobre vários aspectos da vida e uma verve moralista, A Anfitriã desvenda um pouco mais do destino reservado aos protagonistas e sua entourage, deixando margem para mais um livro da série.
site:
https://www.instagram.com/p/CSFFx_AsuSa/