A Construção do Livro

A Construção do Livro Emanuel Araújo




Resenhas - A Construção do Livro


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Áquila 12/11/2024

Grande manual
Para entender como funciona a produção de um livro, essa é uma grande introdução, pensando a história do livro e de várias técnicas que nos levaram à situação atual. Vale a pena.
comentários(0)comente



Gabriela3935 25/08/2024

Livro essencial para começar os estudos na área. A meu ver, é uma leitura positiva àqueles que, assim como eu, iniciam esta jornada de forma autônoma. Extremamente didático e de linguagem simples, explica os termos em sua prática bem como em sua história, além de apresentar um panorama bem detalhado de cada tema e uma bibliografia extensa.
Contudo, mesmo sendo uma edição revirada e atualizada (2012) tem algumas falhas que prejudicam a leitura, listo-os: 0 texto é muito redundante e muitas vezes me peguei pensando "acho que já li esse parágrafo umas 100 páginas atrás?? o que é, a meu ver, um defeito imperdoável. O livro parece escrito por mais de uma pessoa, na forma negativa, mesmo rico em detalhes e em exemplos, no começo temos um aporte técnico embasado em história. Na segunda parte há, sem nenhuma transição, apenas um exaustivo trabalho histórico que em nada se parece com o primordial objetivo didático do livro e que não gera nenhum reconhecimento. Por fim, vemos até listas nada elaboradas, além de esdrúxulos erros de digitação e revisão, mesmo parágrafos sem ponto final (!), o que é inadimingível em um livro do gênero.
Mas de toda forma defendo: é um bom livro para se começar. Agora vamos enfrentar o mestre Houaiss.
comentários(0)comente



ChrisGally 05/09/2018

Para compreender a produção do livro
O objetivo da obra é apresentar e descrever o processo de construção de um livro desde a entrega dos originais ao produto final. A primeira parte é dedicada à editoração, seção bastante elucidativa no tocante aos critérios de normalização do texto na fase de preparação de originais. A segunda parte diz respeito ao processo industrial que engloba o projeto gráfico, o projeto visual, a iconografia e os mecanismos de impressão. O papel do editor se difere do do revisor: enquanto o editor organiza, seleciona, normaliza, revisa e supervisiona para a publicação os originais de uma obra, o revisor "corrige" o texto, sem a preocupação, a priori, com o conteúdo do texto, atentando apenas para o erro - aqui constituído pela repetição, salto, substituição, inversão, transposição, omissão etc.
comentários(0)comente



Simone 09/08/2017

Histórico
Embora esteja datado em algumas coisas, a paixão pelo livro está explícita.
História do livro no Brasil: inicialmente uma existência marginal, com 98% da população analfabeta no século XVIII. Em 1808 é criada a Impressão Régia; segue a Companhia Editora Nacional (Monteiro Lobato, 1921), Editora José Olímpio e Livraria Martins Editora. A partir da década de 1960, profissionalização do mercado de editoração.
Segue a história da produção do livro no mundo.
Normalização geral do texto: criar edições fidedignas, apesar de que "não existe, na verdade, qualquer padrão normativo absoluto para nada" (p. 56). Estilo: coerência, coesão, clareza, pontuação, gramática, vocabulário, ortografia.
Projeto gráfico:
A leitura do livro traz histórias diversas, ricas para entender a cultura brasileira, o que torna a leitura muito prazerosa.
comentários(0)comente



Simone 27/05/2016

Muito bom
Um passeio pela história do livro. Recomendo para quem gosta do livro enquanto objeto histórico - suas técnicas não são mais utilizadas, mas a construção do livro está aí.
Bruno.Moema 23/12/2017minha estante
Ola Somine, você recomendaria algum livro mais atualizado sobre as técnicas da produção editorial?




5 encontrados | exibindo 1 a 5