Thay262 17/01/2023
Não cometa o ERRO de ler esse box de uma vez só: Aprecie com moderação, vá intercalando com outras leituras suas...
FICA A DICA:
Conan Doyle passou 40 anos escrevendo as histórias que estão compiladas nesse box. Logo, essas histórias são de apreciação em ritmo lento, não é daquelas sagas que você lê os livros desesperadamente um atrás do outro (se fizer isso terá "overdose de Sherlock", achará o box uma chatice, pior experiência que você terá!).
Não importa seu ritmo habitual de leitura, com esse box faça diferente: só deixe Sherlock e Watson entrarem no seu cotidiano aos pouquinhos, quanto mais lento você ler melhor, ok? É pra ser como um passatempo, então leia um caso de cada vez, vá intercalando-os com outras leituras suas!! Assim você tirará mais proveito dessa Saga.
— Sobre esse box: A obra é dividida em 4 Romances (narrativas mais longas sobre um único caso) e 56 Contos (narrativas bem menores e mais dinâmicas na resolução do mistério), gostar mais dos Romances ou dos Contos é algo totalmente pessoal pra cada leitor.
OQUE ACHEI???
A categoria desse clássico é mistério, porém oque fez isso se tornar tão bom foi a dupla dinâmica Sherlock e Watson.
Sherlock Holmes tornou-se sinônimo de "detetive", "mistérios" e "aventuras". Seu chapéu de cervo, cachimbo, lupa e violino são marcas registradas para reconhece-lo, e para se fixar ainda mais na mente do público: sua personalidade é complexa e sua forma de pensar é surpreendente, impossível entender metade de quem ele é se você só leu metade das histórias.
Mas Sherlock não fez sua fama sozinho. 56 casos (de 60) são escritos por John Watson em primeira pessoa, é correto afirmar que só admiramos Sherlock porque Watson o admirava suficientemente pra apresenta-lo a nós. Por isso é impossível amar Sherlock sem amar também seu biógrafo e companheiro, Watson.
Um detetive excêntrico e peculiar, mistérios inusitados permeados de aventuras, um amigo leal e prestativo; que juntos formam a dupla dinâmica mais inseparável do mundo das investigações policiais, quem resiste?
Captou a "fórmula" para o sucesso? Aqui agente fecha com chave de ouro o motivo de tanta "fama". Agora que li a obra completa compreendo de onde vem tanto sucesso, como isso se tornou um fenômeno, sei como Sherlock Holmes virou um ícone popular ao ponto de pensarem que ele realmente existiu.
PONTOS POSITIVOS:
1- Os casos, afinal é mistério atrás de mistério (alguns são bem desenvolvidos do início ao fim, outros a investigação e conclusão "deixará a desejar", porém para qualquer bom curioso meio mistério já basta. Espera, não é assim o ditado?! Kkkkkkk).
2- A relação de Sherlock e Watson é interessante de acompanhar (assim como cebolas e ogros, o relacionamento e personalidade deles tem camadas!! Pra entender melhor o jeitinho de cada um e a amizade deles é preciso ler a obra por completo em suas "camadas", cada caso vai trazer algo novo sobre nossos protagonistas).
PONTOS NEGATIVOS:
1- Há trechos que contém frases racistas ou xenofóbicas. Oque é inteiramente repudiável e lamentável, principalmente numa saga tão incrível (ainda que tenha sido escrito no século XIX, não podemos "passar pano" pra isso).
2- Não há personagens femininas de destaque e/ou relevância no "elenco regular" (Ex: Sra. Hudson aparece raramente apenas como Governanta/Senhoria. Irene Adler tem aparição num conto simples e curto pra nunca mais aparecer. Mary Morstan não demora a ser descartada da narrativa).
3- Tecnicamente apenas Sherlock e Watson são personagens do "elenco regular" que possuem desenvolvimento; mesmo Mycroft só aparece 4 vezes, Moriarty 1 vez (sendo mencionado em outros casos e só), Lestrade aparece as vezes pra ajudar e outras pra nos dá ranço. Não é uma saga com muitos personagens de destaque regular não, como você pode ver!
—Mas Sherlock e Watson roubam o show, isso eu garanto, os personagens coadjuvantes são dispensáveis quando você já tem dois protagonistas que juntos são incríveis, e tramas que envolvem o leitor (Doyle nos provou isso).
IMPORTANTE AVISAR:
O box está na ordem de lançamento (organizado por data de publicação) e não na ordem cronológica (isto é, em ordem de acontecimento dos fatos/casos).
Por exemplo: os romances Vale do Medo e Cão dos Baskerville deveriam ocorrer um ano depois de O Sinal dos Quatro (mas NÃO está assim nos volumes desse box). E os contos estão TODOS embaralhados e fora de ordem cronológica também. Um exemplo óbvio: O Epílogo está no penúltimo livro e não no último (embora ambos os livros estejam no Volume 4). Um exemplo menos óbvio; Watson se casou 3 vezes ao longo dos livros e quase ninguém percebe isso...
...mas a culpa não é dos desatentos, é do Doyle que lançava as histórias fora da ordem cronológica, e até existem erros na cronologia dado que a maneira dele de pensar era: "os fãs que lutem pra criar uma linha do tempo, tô nem aí! Já tô dando Sherlock de presente e ainda querem linearidade? Não enche meu saco!!" kkkkkk).
—Então, não tem problemas ler os volumes na ordem que está no box, desde que você compreenda que estão embaralhados na "linha do tempo fictícia". É como se agente tivesse lendo relatos embaralhados dos diários/arquivos/anotações do Watson!!
MAS INDICO LER ASSIM:
1)Um Estudo em Vermelho (ocorre em Fevereiro/Março de 1881)
2) O Sinal dos Quatro (ocorre em Setembro de 1888)
3) As Aventuras de Sherlock Holmes (contos embaralhados, alguns ocorrem ENTRE ou DEPOIS dos livros 1 e 2, e outros casos são até depois dos livros 4 e 5).
4) O Vale do Medo (ocorre em Janeiro de 1889. P.s Doyle comete um erro na cronologia bastante notável).
5) O Cão dos Baskerville (ocorre em Outubro de 1889)
6) As memórias de Sherlock Holmes (Contos mais uma vez embaralhados, Watson narrará memórias passadas que se encaixam ENTRE os livros anteriores, do 1 ao 5. Terminando no ano de 1891, data do último conto).
7) A Volta de Sherlock Holmes (o único cujo os contos são de 1894 pra frente, sem falar do passado!).
8) Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (contos sortidos, como Watson diz "aventuras anteriores guardadas a bastante tempo", com exceção do Epílogo. Por isso PULE o Epílogo, e vá direto aos próximos contos, indico não ler o prefácio do próximo livro também, vá para os casos em si direto).
9) Histórias de Sherlock Holmes (Contos sortidos, que continuam na "pegada" do anterior. Depois que ler esse todo volte e leia o Epílogo que pulou, e também o prefácio desse aqui).
CONCLUSÃO:
Amei conhecer as aventuras e desventuras de Sherlock e Watson!! Tirando os pontos negativos, os livros são bons como passa-tempo e vou sentir falta desses dois no meu dia-a-dia, me apeguei MUITO a essa dupla dinâmica!!
Agora entendo porque eles e os mistérios que investigam são tão queridos até hoje! Sei porque renderam tantas adaptações de sucesso que não seriam NADA sem os escritos originais para balizar e nortear.
Doyle foi genial. Não é um caso (romance ou conto) em especial que faz de Sherlock Holmes quem ele é, não. É o conjunto como um TODO que é elementar. Só lendo toda a saga pra entender! Merece os fãs que tem!
Quando acabei o Volume 4 fiquei muito melancólica em pensar que, embora eu possa reler meus casos favoritos, nunca mais lerei um caso inédito escrito por Doyle. A sensação de perda foi grande ao término: "Então, leitor, de adeus a Sherlock Holmes...". Chorei!!!
Meus favoritos foram:
1- O Cão dos Baskerville (Watson é meu personagem favorito e ganha mais protagonismo nesse, além do caso em si que é excelente).
2- O Vale do Medo (As reviravoltas me surpreenderam muito). Achei subestimado, na minha opinião é MELHOR que Um Estudo em Vermelho, que é bom também.
3- A Volta de Sherlock Holmes (os contos que mais me prenderam) achei subestimado, já que todo mundo só gosta de fala bem de "As Aventuras de Sherlock Holmes".
— Volume 3, o melhor do Box? (Na minha opinião sim, totalmente).
— No fim não tem Volume ruim nesse box, pois os casos mais "chatinhos" estão em geral acompanhados dos mais legais, eu acho!!
É isso! Fim da Saga!!
site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2023/05/resenha-obra-completa-sherlock-holmes.html