Aline 29/05/2023
O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon é uma obra infanto juvenil rica por sua sensibilidade poética escrita em prosa!
A história gira em torno do menino do dedo verde, chamado João Batista, mais conhecido como Tistu. É filho de pais ricos, donos de uma grande fábrica de canhões (bombas, fuzis e itens relacionados), responsável pela riqueza da cidade chamada Mirapólvora.
O ramo comercial tem como base a rigidez e tradição familiar iniciada pelo avô de Tistu, continuada por seu pai, e consequentemente tendo-o como o próximo a assumir os negócios, assim que atingir a maioridade.
As expectativas paternas para esse objetivo são altíssimas, seguidas por investimentos na educação: a princípio, dada pela mãe e de maneira frustrada, pela escola, o que gera consequências significativas na história.
Sem aguardar por maiores reclamações, os pais optam por novas formas de ensino, já que o menino parece não estar apto aos padrões formais escolares.
O jeito é aprender com a vida. Com dois professores, Tistu tem suas habilidades desenvolvidas a partir da observação e prática. Desse modo, seu dom é descoberto: semear com apenas um toque.
O dom, a princípio, alegra seu professor de jardinagem, Sr. Bigode, que prefere manter em segredo; além deste, o professor Trovões, com temperamento curto e explicações realistas e frias
demais, traz à tona a espontaneidade do menino.
Com desejos por leveza, alegria e 'ordem', Tistu apresenta situações graciosas por meio de falas e ações cativantes que permitem retomar os valores e atitudes humanas em uma realidade cruel e dura nos espaços explorados por Mirapólvora.