Vitor16Hq 17/12/2023
Muitas adaptações e a obra original ainda se destaca .
O Mowgli é um personagem que muitos já devem conhecer, já teve mais de uma adaptação, a famosa animação da Disney, o live action da mesma e o filme da Netflix, eu assisti a animação diversas vezes na infância, os dois live actions eu acho muito bons, mas o material original é a primeira vez que leio.
Primeiro ponto a se destacar, as descrições da floresta ajudam muito na imersão, o Kipling faz ótimas descrições daquele cenário e também dos animais que a habitam.
A construção dos personagens também é ótima, o Shere Khan como vilão da história, é muito melhor trabalhado aqui, as motivações dele são bem explicadas, a Kaa, é uma personagem muito melhor, acho que nenhuma adaptação acertou muito bem nessa personagem, a parte do livro que envolve ela e a naja branca é uma das melhores do livro, são diálogos muito bem escritos e muitos pensamentos sendo colocados nas palavras.
O Mowgli, o Kipling escreve muito bem o personagem, desde ele sendo criado pelos lobos, ele saindo da floresta, indo para o mundo dos homens, a percepção dele é utilizada ao longo de toda a narrativa, e a estratégia dele para derrotar o Shere Khan mostra a inteligência do personagem, o amadurecimento que a história constrói para ele é feita no tempo certo.
Ao longo da história, o autor também discute a relação do homem com a natureza, os animais preferem manter distância dos homens, e isso é completamente intendivel.
O próprio Mowgli decide voltar para a floresta depois de um tempo na aldeia dos homens, mas enquanto ele está lá, o livro faz algo que nenhuma adaptação fez, que foi o Mowgli se encontrando com sua mãe, o reencontro dele com a família é um ponto do livro que gera até cenas emocionantes.
É uma história que por ter várias adaptações, parece que já conhecemos esses personagens e o que acontece com eles, as adaptações que mencionei são bem distintas uma da outra, e o livro que é a base disso tudo ainda esconde surpresas que são novidades, o começo até parece que vai ser previsível, mas depois, a história vai por caminhos que até foi bom não terem adaptado.