O rio comanda a vida

O rio comanda a vida Leandro Tocantins
Leandro Tocantins




Resenhas - O rio comanda a vida


1 encontrados | exibindo 1 a 1


><'',º> 05/03/2018

Nesta obra, o autor não trata diretamente apenas das comunidades rurais e ribeirinhas de Manaus, mas da Amazônia como um todo, como já citado. Ele argumenta que as figuras de folclore regional dos povos são erigidas a partir de personagens da floresta e dos rios; que aspectos da arquitetura amazônica são espaços reificados para devoções e folguedos; que a contingência geográfica modela a consciência extrativista dos pescadores e que, historicamente, a devastação causada pela retirada da borracha no início do século XX criou um mundo de desigualdades operantes na Amazônia, sendo a industrialização é uma perspectiva possível para o desenvolvimento.

Leandr Tocantins verifica situações em que o homem se vê, de certo modo, condicionado a entender a realidade à sua volta formando crenças a partir do meio ambiente que o cerca, de acordo com ressalva de André Vidal de Araújo, contribuinte da temática na mesma corrente do paraense autor de O rio comanda a vida, Araújo destaca que quando se tenciona compreender o homem a partir de sua afinidade com o meio ambiente natural, tem-se uma perspectiva mais apurada sobre o cotidiano.

Tocantins destaca a retratação da Amazônia por parte dos moradores da região como sendo, primordialmente, uma descrição da natureza social, que está imbricada na alma das relações entre sujeitos.

Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues

Resenha na íntegra em

site: http://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_rio_comanda_a_vida
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR