Lilian.Araujo 29/01/2022
? Você é do time que acredita que todo mundo que opta por essa ?onda? de direita radical (?nova direita?) é naturalmente fascista? Se sim, esse livro é pra você. Sim, pois nem todo mundo que apoia outsiders é fascista e nem todo outsider é um fascista! Os conceitos são diferentes.
????Os autores são cientistas políticos britânicos e fazem um raio-x da política mundial da atualidade para nos dizer que o nacional-populismo talvez não seja uma marola passageira endossada por pessoas frustradas, que querem somente protestar e desejam o fim da democracia. Pensar assim é um equívoco. De acordo com os autores, vivemos um período de transição do pensamento democrático e movimentos nacional-populistas serão mais apoiados do que a gente imagina. Existem pessoas que realmente se identificam com um projeto nacional-populista. E tudo que elas querem é ter mais voz, e não necessariamente derrubar a democracia. Elas querem mais espaço no cenário político.
?Os autores explicam que 4 D?s são responsáveis pela decadência crescente da democracia liberal (definida no livro como o modelo de democracia representativa moderno, através de partidos políticos): desconfiança das pessoas nas instituições e nos políticos; destruição das comunidades, da identidade histórica do grupo nacional e dos modos estabelecidos de vida (para os países que receberam intensos fluxos migratórios nas últimas décadas, com insatisfação do grupo nacional); privações (reveladas pela sensação de desigualdade cada vez maior), como sendo um sentimento muito mais nas classes trabalhadoras do que nos extremamente miseráveis; e desalinhamento entre as pessoas e os partidos que as representam.
?O nacional-populismo tem ascendido em razão do apoio das pessoas que se sentem sem voz e sem representatividade, principalmente no espectro das polarizações protagonizadas por partidos que sempre dominaram o cenário político. Se os social-democratas não ouvirem os anseios dessa parcela da população, eles correm o risco de perder cada vez mais espaço.
?O livro é denso, mas muito bom!