Guerra e Paz

Guerra e Paz Liev Tolstói




Resenhas - Guerra e paz


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Carol 29/09/2021

Não gostei.
Não consegui acompanhar a história, me irritou o modo como a cada linha citava o nome do mesmo personagem e o nome inteiro sempre, era cansativo de ler, ainda mais sendo nomes russos né rs. Bom, é um clássico, parece falha minha em não gostar, parece que li errado Rs. Mas realmente não desceu.
comentários(0)comente



Linara.Chaves 03/10/2021

Guerra e paz
Esse foi um livro que no início confesso que pensei que não iria gostar, estava meia confusa quanto ao enredo e aos personagens que as vezes eram referenciados mais através de seus sobrenomes, então ficava perdida, tentando diferenciar quem era quem dentro daquela família. Mas depois a leitura começou a fluir e além do livro tratar de um cenário de guerra, ainda traz o cotidiano das famílias que vivenciaram aquele período e que sempre tinham um filho, um sobrinho, um primo ou até mesmo um noivo, tendo que participar do combate. Por isso, conseguimos experimentar mesmo como observador, esse sentimento de medo, ao pensar em perder alguém que nos é querido, pois ao sair para a guerra, não havia nenhum certeza de seu retorno. E se prepare para os romances, e para torcer pelo seu casal favorito e até se surpreender com os arranjos que vão se desenrolando.
comentários(0)comente



peedroferreiraa_ 21/07/2022

Recomendo
Demorei mt p ler mas é um livro legal, com riqueza de detalhes e uma história muito boa, interessante.
comentários(0)comente



Joao.Lucio 06/03/2022

Comece pela página 337
Oi.
Eu devia ter começado este livro pelo Epílogo, além de ser a melhor parte do livro e dá a intenção e a ótica do escritor, é uma aula de ciência politica, história e filosofia, e, é a chave para exata compreensão do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beatriz.Nascimento 12/02/2021

Guerras externas travam guerras internas
Bem, antes de falar sobre o livro gostaria de manisfestar minha descoberta em não gostar de textos adaptados. Não é uma crítica desconstrutiva ao texto, visto que cada leitor tem sua maneira de ler. Como disse Lewis, " Um experimento em crítica Literária" o texto será lido como foi escrito para ser lido, e esse texto foi lido por mim com energia em excesso, uma rapidez exagerada.

Com isso, inicio a resenha dizendo que mesmo sendo uma adaptação, cumpriu o papel de escrever nas linhas da minha alma. Indico para leitores que querem conhecer a história, mas não estejam afim de enfrentar o calhamaço rsrs.

Liev retrata a história da sociedade russa antes e durante as guerras contra Napoleão Bonaparte, contexto ocorrido entre 1805 e 1815. A riqueza histórica está bem fragmentada nas linhas desse livro, e talvez o leitor sinta-se pungido a buscar informações históricas por fora, mas peço que mantenha a paciência, com o andar da carruagem, toda dúvida cessará.

O romance reflete os acontecimentos através de duas famílias aristocratas: os Rostov e os Bolkónski, e nelas vemos a cultura russenha nobre em oferecer grandes bailes, na soma de jogos e apostas, contrastando com a miséria, medo e fraqueza dos povos envolvidos nesse cenário bélico, por sede de poder.

A carga histórica presente na obra é colossal, visto que trás detalhes da maior e mais sangrenta batalha entre russos e franceses (retrata as principais, como a de Austerlitz 1805), batalha de Borodinó (1812). No cenário pré-batalha temos mujiques (serviçais camponeses) indo contra seus chefes ou a favor da revolta, de um lado. E do outro, nobres insatisfeitos com uma vida tediosa de riqueza, vão à procura de alguma emoção no campo de batalha, em posições protegidas, claro.

Guerra nunca foi algo benéfico, tanto para os que que participam diretamente da disputa, quanto para os familiares. Contudo, o romance nos faz refletir que a tragédia alcança o perdão ou o arrependimento através da perda; um nobre, quando submetido ao ápice da guerra, tem seu orgulho ferido, sua moral é destruída e reconstruída. O que faz abrir uma nova página na biografia de nossa alma.

Finalizo dizendo que mesmo como uma adaptação o texto não excluí a essência da obra. Ela conseguirá acertar sua alma como uma bala de canhão e, te levará a caminhos profundos de reflexão!
comentários(0)comente



VA. 21/09/2024

Guerra e Paz sendo uma obra antiga
Entao, achei a narrativa meio lenta. O contexto é perfeito, Tolstoi fez muito bem colocando Napoleao e cia, ainda mais na Russia czarista masss....O decorrer das açoes foi meio lento. Talvez foi a tradução. Nao desistam de Tolstoi!
comentários(0)comente



Tatiane.Costa 02/02/2022

No começo foi bem complexo de entender, mas depois que foi se aprofundando melhor as características dos personagens foi ficando interessante, mas sentir que muita coisa foi deixada de lado e os acontecimentos estavam indo de forma abrupta, mas foi uma boa leitura.
iarakessia 02/02/2022minha estante
mas esse livro é um resumo do resumo. p entender a história inteira terias q ler os de quase 2000 pagins


Tatiane.Costa 02/02/2022minha estante
Quem sabe um dia kkkl lê esse já foi um pouco maçante, imagina lê na íntegra a história toda.




Rogerio.Flores 19/03/2024

Guerra e paz
Liev Tolstoi, um dos expoentes da literatura russa, usa como pano de fundo o período que vai do início do reinado de Napoleão até a invasão à Rússia e posterior fuga de Napoleão. Em torno deste cenário faz uma extensa exposição de dramas envolvendo uma grande variedade de personagens da nobreza e alta sociedade russa do início do século XIX. Sua grande capacidade de descrever o consciente e subconsciente de grupos sociais é recheada pela criatividade dos vários dramas que envolvem personagens cativantes, como as das familias Rostov e Bezúkhov, revelando aspectos da cultura, da vida e dos hábitos da época. Apesar de não ser meu preferido, com certeza é um clássico que merece ser lido. Recomendo.
comentários(0)comente



Takakura0 04/02/2021

O livro fala sobre de duas famílias russas durante a guerra da Rússia com a França de Napoleão. O livro é fantástico... a leitura te conquista... recomendo muito!!!
comentários(0)comente



Pedro Spears 08/07/2023

Adaptação que desperta o interesse em ler a obra completa.
É um livro que eu não queria ler justamente por ser uma adaptação, sendo um "resumo" da obra que tem mais de mil páginas. Porém, gostei muito da leitura, a história é muito interessante e as reflexões dentro do livro conversam com o leitor em vários momentos. O livro se passa durante a guerra entre Rússia e França, entre Napoleão e Alexandre I, mostrando o fracasso que foi as tropas francesas invadirem a Rússia, mas muito mais que isso, existe romance, drama e até mesmo aventura dentro da história em todo esse contexto. Talvez um dia eu lerei a obra completa.
comentários(0)comente



Caroline Dama 11/05/2022

Boa adaptação
Para quem quer ver um quadro bem geral do livro é uma adaptação ok.
Acaba sendo super raso e com muita informação nos capítulos o que torna difícil entender no início, mas vale pelo preço do livro.

Ainda sim é possível pegar as ideias passadas pelo livro que mostram claramente a diferença entre os soldados e a aristocracia russa durante a guerra contra napoleão.

Obviamente se tiver recursos recomendo comprar o livro original. Se quiser apenas passar o tempo, essa adaptação é uma boa.
Florizel 11/10/2022minha estante
Quando você diz: comprar o livro original. Você quer dizer o escrito em russo?


Caroline Dama 07/11/2022minha estante
Cópia completa do livro em português




Débora.Zippel 07/07/2023

Guerra e Paz é um livro cativante e instrutivo. A maneira como é escrito seus personagens a forma de apresentação dos fatos históricos com fatos fictícios, acontece de forma uniforme e continua. "Quote: Se o objetivo era a difusão de ideias, a impressão de livros teria sido muito mais eficaz do que o do emprego de soldados. Se o objetivo fosse o progresso, há maneiras melhores de alcançá-lo do que o extermínio de e pessoas e de suas riquezas. "
comentários(0)comente



Yago.Fonseca 15/06/2022

Como o autor deixa bem claro, a história é feita não por decisões isoladas de heróis ou chefes, mas de vários fatores que levam a essas decisões, sobretudo fatores determinados pelas massas da população.
Guerra e Paz mostra os impactos da guerra na sociedade e as mudanças dos personagens ao longo da trama, que são determinantes para defesa dessa ideia.
comentários(0)comente



Rafael.Meneghetti 21/05/2024

Ideal para quem está começando a ler clássicos
Com escrita simples e fácil de acompanhar (como todos os livros desta coleção) é a porta de abertura ideal para quem quer começar a ler livros clássicos e tem certo medo dos calhamaços recheados de palavras difíceis.

Por mais que seja uma versão reduzida, ela ainda tem o poder de te encantar, fazer pensar e se emocionar (muitas vezes inclusive).

Dica de ouro: Na última página tem a relação dos personagens e a qual família pertencem, no começo da leitura consulte bastante essas páginas até conseguir decorar. Os nomes russos são complicados e vários personagens têm nomes incrivelmente parecidos.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR