Mariane 21/03/2012
Um verão inesquecível- Elizabeth Craft
Essa coleção "meu primeiro amor" é simplesmente um doce de leitura. A identificação é momentânea principalmente para aqueles pré-adolescentes que estão vivendo seu primeiro amor, ou sua primeira paquera no momento que ler. Os autores da coleção com certeza devem ter estudado todas as características e o psicológico da fase que mais predomina em seus leitores e em seus próprios personagens, a pré-adolescência, ou adolescência. Eles se tornam e sentem a própria dor, alegria, amor e rebeldia dessa idade de uma maneira verdadeira, porque realmente muita coisa que acontece com esses personagens é real. Apesar de muitos poderem achar a leitura desta coleção meio boba, é por ela ter essa forma simples da escrita, esse tema amor de contos de fada que todos tanto querem, que nos faz sentir o que todo livro necessita causar no leitor, identificação de imediato e uma vontade enorme de saber o que acontece no final, sem ficar preocupado com quantas páginas faltam para terminar aquele livro "chato", mas triste e preocupado porque esse ótimo livro vai acabar. Esta coleção consegue atingir sua intenção, deixair-nos apaixonados!
Falemos então da leitura específica deste livro. Apesar dele não ser o meu favorito da coleção, porque o meu favorito dela foi um dos livros que mais amei ao ler, este ainda é um bom livro, um ótimo entretenimento.
A história inicia quando Sara Connelly passa o verão em um acampamento na cidade de seu pai onde ela conhece e tem um romance "inesquecível" com um garoto chamado Josh. Acreditando ter encontrado sua alma gêmea, só dar tempo de ela deixar o telefone e o endereço dela com ele, tendo que voltar para a cidade do qual ela morava com sua mãe. Sara e Josh ao se despedirem fazem juras de amor e ela só torce para que ele entre em contato com ela logo. Alguns dias se passam e ela começa a ficar angustiada por ele não dar noticia, mas ela quer acreditar que ele deve ter perdido os dados dela. É então que a mãe de Sara consegue uma bolsa para o Japão, tendo que passar um ano lá. Sara não podendo ir, acaba indo passar o 1 ano com seu pai em sua cidade. Ela fica perdidamente esperançosa ao saber que esse ano fará ser possível ela rever o seu amor Josh. Mas quando ela consegue encontrá-lo nada é como ela tanto esperava, Josh tinha uma namorada, porque será então que ele pareceu tão apaixonado por Sara naquele verão?Ele a ama verdadeiramente ou a enganava? É com toda essa confusão que Sara resolve fazer tudo para que o namoro de Josh acabe e ele fique somente com ela, porque afinal eles eram almas gêmeas. Sara terá ajuda então do ajudante do seu pai, Tim, que virou alguém de tamanha importância para ela, um verdadeiro amigo. Mas ao longo de todo o seu jogo para que Josh fique com ela, ela começa a sentir algo novo, algo que poderia valer mais a pena que qualquer outra coisa.
A história pode lembrar bastante aqueles filmes comédia românticas que tanto vemos, mas não é necessariamente a história em si que torna este livro bom, mas a maneira como ela foi contada, o estilo da escrita da autora de simples ao tocante, a forma como ela criou a personalidade de seus personagens que nos faz acreditar que eles realmente existem, que sentem o que está escrito, tudo isso faz com que você fique preso a todos acontecimentos. A autora em nenhum momento nos faz ficar impaciente em relatos pequenos e pouco importantes, todo momento é um grande clímax na história. Vale lembrar que o livro é contado em 1ª pessoa pela própria Sara, algo que torna a leitura ainda mais interessante.
Apesar de todos elogios é preciso reconhecer que o livro contém seus pontos negativos e críticas, esses que fez a história não se tornar tão empolgante como poderia ser. Começando pelo fato de Sara em todo o livro falar o tempo todo de Josh, do quanto ele tem um corpo maravilhoso, um rosto esplêndido e é o cara mais incrível que ela já conheceu, tudo isso ao longo da leitura só se torna repetitivo e enfadonho. Outro ponto não tão bom foi que Sara só se reconhece verdadeiramente apaixonada por Tim nas últimas páginas do livro, além também de ela e o Tim terem tido pouquíssimo tempo durante a história para se conhecerem e no final já se tornarem o casal mais apaixonado. Tim também durante toda a história é um bobalhão, aceita tudo que Sara pede a ele, senti falta de um Tim com mais atitude, e a consequência é Sara pede mais favores a Tim, tudo para conseguir ficar com seu amado Josh. Mas o engraçado de toda a história está no final, quando Sara vai dizer a Josh que ela está apaixonada mesmo é por Tim, para que a história termine de uma forma mais feliz impossível, Josh diz que também nada daria certo com ela, porque percebeu que ainda ama sua namorada, como se vê, Josh não sai magoado e infeliz também na história, todos terminam com seus respectivos verdadeiros amores e bem pacíficos. Um final de contos de fadas, que no final consegue seu principal objetivo, fazer-nos querer ter um romance como de Tim e Sara.