Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding




Resenhas - O Senhor das Moscas


2640 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Bart 01/08/2019

O Senhor das Moscas
*William Golding*

Conheci essa "crianca" na época de Letras na Fafire, ele foi exigido na disciplina de Literatura Inglesa (peço ajuda não tenho certeza), em fim, lembro q não consegui continuar a leitura por ele ser tão pesado, violento e brutal.

Sempre tive curiosidade em terminar... quase 10 anos depois, mesmo com uma visão estudada sobre o q o tema representa, o q o autor quis nos passar ... p/mim a expressão q define esse livro é "pqp". Imagine um avião fugindo de um ataque nuclear, cheio de crianças entre 6 e 12.
O avião cai perto de uma ilha desconhecida e deserta, só as crianças sobrevivem e começam a se virar p/sobreviver, e criam entre eles uma sociedade... brutal, e as desavenças são resolvidas com morte, tem menino esmagando a cabeça de outro mais novo com uma pedra... ordem, poder, sociedade.

Publicado em 1954, e em 1983 foi prêmio Nobel de Literatura, é um livro direto, ele não tem floreios e a selvageria só é mais sentida prq é retratada através das crianças, foi essa a sacada do autor e que choca tanto quem lê!

Tem que ter estômago p/lê-lo, um livro a ser respeitado! Ele cumpre a tarefa de tirar o leitor do eixo.
É um livro totalmente ao contrário de "A Guerra dos Botões", mas tratam de temas semelhantes!
Mila.Spindola 01/08/2019minha estante
? uma leitura que vale a pena então... Vou adicionar aos desejados. Rs


Bart 01/08/2019minha estante
Depois que vc ler, me fala o que vc achou! ? um livro punk viu!
Não é um daqueles livros de assassinos psicopatas! Isso é o mais chocante!




Marcos 24/02/2010

Matem o bicho, cortem a garganta, tirem o sangue - resenha com SPOILERS nos parágrafos finais
Surpreendentemente bom. Um romance psicológico que revela o homem tal como ele realmente é: um animal domesticado, mas, ainda assim, um animal.

Há uma clara influência em Lost, mas as tramas tomam caminhos diferentes. A estória gira em torno de um grupo de meninos que ficam sozinhos numa ilha, após um acidente de avião, durante uma guerra.

Crianças, que teoricamente não carregariam os males construídos na nossa sociedade. Uma oportunidade para se iniciar uma tabula rasa, uma sociedade criada a partir do zero, de acordo com o mito do Bom Selvagem, de Rousseau.

Não demora muito até que os meninos tenham a necessidade de se organizarem, para conquistarem seus objetivos. Surgem dois candidatos naturais a líder, Ralph, o persuasivo, orador, de iniciativa, e Jack, o destemido e mais forte do grupo. Ralph é eleito pelo grupo o líder, por se apossar de uma concha, símbolo que ao longo do livro é colocado como o direito ao poder.

Porém, Ralph carece de estratégia, de um raciocínio capaz de se antever aos problemas e bolar soluções. Porquinho, um menino gordinho míope, é a voz da razão no grupo, o elemento que possui estas características que faltam a Ralph. Porém, pelo seu porte físico e inocência, é o "bullied" do grupo. Não possui voz ativa e suas opiniões só provocam risadas.

Juntos, Ralph, Jack e Porquinho se completam, mas não se entendem bem. Ao longo da estória, Jack se destaca, por ser aquele mais capaz de conquistar a admiração do grupo, através de seus feitos e por ser mais capaz de "protegê-los" do "bicho que ronda a ilha" (embora ninguém tenha visto nitidamente nenhum). Assume, desta forma, a liderança definitiva dos demais. Qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência ...

Porém, é uma liderança negativa, que corrompe a personalidade individual dos meninos, que passam a assumir a personalidade do grupo: selvagem, que só teme o mais forte, o líder do grupo.

O livro é repleto de simbolismos, dentre eles, um que é personificado e dá o nome à obra. O mais interessante é como o autor ilustra exatamente aquilo que acredito, recebemos tanta educação, mas a educação sem considerável reflexão nada mais é do que uma fina película, facilmente rompida diante de situações extremas.

Todo mundo é educadinho, dá bom dia, vai à igreja, critica o próximo, que furou fila. Mas quando ocorreu o Katrina, por exemplo, vimos exemplos do que o homem civilizado é capaz, quando não é vigiado e a aparência de civilização é destruída. Inúmeros saques, estupros, pessoas matando umas às outras, mesmo quando inúmeras pessoas precisavam de ajuda. É por essas e outras que não acredito em anarquia, anarquistas são ingênuos, por depositarem uma fé completamente cega no ser humano.

Estimule a reflexão, torne as pessoas conscientes, contribua para uma sociedade melhor. Mas esteja preparado para usar a força, se preciso, lembre-se que a selva continua aqui, só está adormecida. Como diriam os romanos (em relação aos gregos), de que adiantam dois mil anos de arte se você não sabe se proteger ? Porquinho que o diga.
Marcos 07/10/2010minha estante
Pelo contrário: ingênuo é o anarquista :P. No máximo, poderia considerar que sou pessimista, cético quanto ao anarquismo, o que não deixa de ser verdade.


Henrique1609 20/05/2021minha estante
Ótimo texto, mas Lost veio bem depois (se entendi sua comparação). Lost quem se inspirou nele




Aline 26/03/2024

Uma história que já está batida, mas com um final excelente.
Achei o livro cansativo e monótono até a reta final. A história de um avião que cai numa ilha deserta, mesmo que tenha sido uma inovação na época da publicação do livro, já foi tão utilizada que hoje está no imaginário popular e por isso ficou um pouco desgastada. Não há novidades. O livro é bastante descritivo também, principalmente com a paisagem da ilha, e isso, por vezes, cansa. Mas a reta final do livro é EXCELENTE. Toda a monotonia e a pasmaceira ficam para trás. Nesse momento, eu me engajei na leitura e quis saber mesmo o que aconteceria com aqueles meninos. As frases que fecham o romance é "absolute cinema".
Camila Huanda 30/03/2024minha estante
Faço das suas as minhas palavras.




Like a Sir 19/04/2023

Muito chato
Em vários lugares, vi que esse livro seria espetacular, que seria "essencial" ou algo assim.

Mas nada de novo. Talvez tenha sido "novidade" para a época...

Parece um Jogos Vorazes arcaico.

Com 20% do livro lido já não aguentava mais.

Só li para terminar mesmo.
Like a Sir 19/04/2023minha estante
Além disso, em vários momentos, não consegui entender o que o autor queria dizer ou descrever.

Não sei se isso é proposital, se o autor simplesmente não conseguiu se fazer entender ou se foi falhar na tradução.

Às vezes, estava tão difícil de entender que eu pensava "ah foda-se, só continua lendo e é isso aí".




_Vih 05/10/2022

?meninos ingleses saberiam se comportar melhor?
Que livro!!! Crianças que querem agir como adultos, provando que adultos agem como crianças. Expõe a natureza mais selvagem do indivíduo quando colocado em situações extremas. A democracia funciona nessas situações? Será que somos mesmo civilizados?
Cheio de metáforas, um livro que te faz pensar, adorei.
Felipe.Mello 14/10/2022minha estante
Adorei a resenha! Li recentemente e devorei o livro! Fui ver o filme depois, mas tá longe de ser tão bom quanto o livro!




Mônica 20/04/2020

Choreichorei
Esse final foi emocionante!!
Fiquei o livro inteiro preocupada com eles, e ainda bem que eu posso dormir tranquila agora.
gilberto 20/04/2020minha estante
Quero muuuuito ler!




Jorge 08/01/2021

Que que eu tô fazendo de errado?
Então... Como eu posso definir esse livro?
Ele não é fraco, muito pelo contrário, é detentor de um Nobel, só por isso não poderia dizer que é. O que acontece é que provavelmente não dei seu devido tempo de maturação!
O livro começa bem, mas por algum motivo não consegui me engatar muito bem na história. Chegou um momento que eu não fazia ideia de quem era quem no meio da confusão.
O mais decepcionante sem sombra de dúvidas foi o final, mais óbvio que aquilo só 1+1=2, e sem contar que foi um Deus Ex Machina total

Enfim, no futuro devo pegar novamente esse livro para uma releitura com seu devido tempo (assim como A Metamorfose)
Michela Wakami 08/01/2021minha estante
Eu achei ele sensacional, com muitas reflexões, a mais forte é como o mau e o bem agem dentro de cada ser humano, como as situações podem ou não aflorarem esse mau ou esse bem.
Se puder faça sim uma releitura, é uma obra que merece uma segunda chance, assim como metamorfose.




Let_almeida 07/09/2021

Raiva, frustração e tristeza
Quase que nessa ordem exata se desenrola o livro, me surpreendeu por não influenciar nem um pingo de alienação (como em outras alegorias), deixando à mostra todos os horrores feitos e presenciados. O modo como as crianças lidam com a situação e como elas vão perdendo a sanidade só deixa o leitor em uma completa falta de esperança, a ponto de ser quase impossível de se abalar com os momentos mais tristes. Não leria novamente por ter me sentido muito frustrada e c um final tragicamente real, talvez por isso o sentimento ruim, me senti mais imposta na realidade dessa alegoria do que em muitos romances. Só um livro extremamente bom pode te transtornar tanto e te trazer uma enxurrada de sentimento com 1 frase da pagina final.
Izabella.Dossi 07/09/2021minha estante
Ai...quero muito ler




Flávia 01/12/2020

Perturbador e genial
Ótima experiência literária. Ver como a pequena sociedade que se desenvolveu numa ilha, mostra como o instituto humano necessita de regulamentos e apresenta nosso melhor e nosso pior em situações extremas.
Ju 01/12/2020minha estante
Tô pra ler essa belezura




Gabriel.Freire 18/02/2020

Sensacional!
Embora alguns achem muito expositivo em algumas passagens (nas quais o autor descreve a paisagem, sensações dos personagens, etc), é um dos melhores livros que já li!
Mari 04/02/2021minha estante
Quero ler!!!!




ThaiAnilly :) 20/12/2023

Senhor das Moscas
Não foi um livro ruim,mas também não foi lá aquelas coisas!
Mas foi um livro que me fez pensar bastante sobre como o ser humano,já nasce querendo o poder e cria rivalidade muita das vezes por nada.
Abihyyh 20/01/2024minha estante
eu fiz um trabalho de filosofia sobre a adaptação desse livro pra filme e por mais que o filme seja ruizinho, dá pra pensar bastante sobre justiça e a corrupção natural humana.




Mandy 21/11/2020

Muitas expectativas? não atendidas
Eu sei que é um clássico mundial, atual, assustador e impactante, afinal, é uma grande metáfora sobre a natureza humana, sobre como o homem é o lobo do homem e sobre como é fundamental o convívio social, dentre várias reflexões sobre o que é ?civilização? de fato, mas não me agradou. Achei bem razoável o livro, pessoalmente falando, claro.

Achei a leitura arrastada, parágrafos descritivos enormes sobre a vegetação ou a paisagem, o que não acrescentava muito na história e apenas tornava ela mais cansativa. A sinopse e a fama do livro te fisgam de imediato, mas acho que o autor poderia ter trilhado um caminho diferente do que percorreu, pois tinha em mãos uma premissa muito boa. Senti falta de descrições sobre os sentimentos dos personagens vivendo naquela situação tão assustadora, por exemplo.

Enfim, foi decepcionante para mim, admito, mas se tiver a oportunidade de lê-lo em algum momento, acho válida a experiência, pois é um clássico e divide bastante opiniões.
Eseraphim 21/11/2020minha estante
O pior é que momento nenhum a história te envolve. Aí parece que fui lendo por ler




Gabrelle 19/02/2023

O que você faria nessa situação?
É de explodir a mente ler algo com o tema crianças perdidas em uma ilha, pois em todas as obras estamos sempre tentando achar alguém para culpar, o "vilão da história", e ao ler Senhor das Moscas, o leitor claramente gosta mais de alguns personagens do que de outros (eu pessoalmente só gostei do Porquinho), mas essa opinião pessoal não apaga o fato de que até o personagem que tem a ação mais hedionda é apenas uma vítima das circunstâncias.

Todas as crianças desse livro tinham entre 6 a 12 anos; elas foram ensinadas a sempre obedecer aquilo que os mais velhos mandavam elas fazerem, e nem ao menos sabiam o destino do avião no qual estavam e que as colocou naquela ilha. Em uma realidade na qual essas crianças nunca tiveram responsabilidades, elas tiveram que aprender a se virar no meio do mato, tendo que crescer antes do tempo, e podemos ver como isso afeta psicologicamente o protagonista Ralph, que assume a liderança do grupo e percebe que está nas mãos dele as chances deles serem resgatados.

O que começa calmo e com clima de uma aventura divertida se torna um caos a medida que os mais velhos percebem que não dá para ser criança o tempo inteiro. E junto a isso, temos um grupo de seres humanos privados da civilização comum, sem autoridades nem regras, que acabam se entregando aos seus instintos mais animalescos para vencer seus medos da ilha.

Eles são crianças; eles estão cansados, com fome e com medo; eles precisam se adaptar para sobreviver naquele ambiente novo e perigoso, porque não sabem quando (ou se) a ajuda chegará. Até que ponto a moral tem espaço nesse cenário? Um erro terrível pode ser perdoado quando o autor dele estava aterrorizado? No final, cabe a cada leitor tirar sua própria opinião sobre esse livro. O que você faria nessa situação?
Thennagi 19/02/2023minha estante
Resenha maravilhosa




Euborgesleticia 04/09/2023

O homem nasce bom e a sociedade o corrompe?
Meu amigo, isso aqui foi um ESPETÁCULO de livro. Um dos melhores que eu já li.

Passei mais de uma semana obcecada por essa história, os personagens não saíram da minha cabeça. SÉRIO, LEIAM ESSE LIVRO IMEDIATAMENTE!!

O livro conta a história de uns garotinhos que foram parar em uma ilha deserta. Lá eles tiveram que aprender a se virar para sobreviver e esperar um possível resgate - que ninguém sabe se realmente iria acontecer. Acontece que eles tiveram que montar uma MINI SOCIEDADE, com funções, cargos, regras etc. MAS AI QUE O CALDO ENGROSSA, será que essas crianças são realmente puras como a sociedade prega? Será que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe? Será que eles vão conseguir lidar da melhor maneira diante da situação que se encontram?

SÉRIO, QUE LIVRO BOM!!! SÓ LEIAM!!
Mariana.Viana 04/09/2023minha estante
Uiiii interessante




spoiler visualizar
Wisley 23/12/2023minha estante
N foi a tradução do livro, o autor realmente escreve dessa forma, comecei a ler em inglês, mas tava tão maçante que recorri ao áudio livro, acho super válido para quem quer saber da história (ou do desfecho dela) assistir ao livro, já que a leitura desse livro realmente n cativa muitos leitores




2640 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR