Inferno (eBook)

Inferno (eBook) Dante Alighieri




Resenhas - A Divina Comédia - Inferno


88 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


@tayrequiao 21/08/2021

Um texto que merece tempo e cuidado.
A primeira vez que eu li Dante eu tinha em torno de 14-15 anos. Eu não tinha sequer maturidade para lê-lo, mas eu estava descobrindo os “clássicos” e eu queria conhecer o máximo possível daquele universo.

Claro que a pouca idade me fez ler o “Inferno” como se um romance fosse. Uma leitura sem qualquer apego aos detalhes, às referências, às entrelinhas. Hoje, alguns anos (e muitas horas de estudo) depois, a Commedia assumiu outros contornos para mim.

A trajetória de Dante pelos círculos do Inferno certamente é uma das histórias mais conhecidas da literatura mundial. E, junto com a sua fama, foi criada uma mística de que Dante escreve apenas sobre pecado, dor, sofrimento e punição.

Em verdade, o Dante do “Inferno” está falando de política, amor, escolhas e sobretudo de perdas. Aqui, ele vai te mostrar o que reserva o futuro para aquele que não segue o caminho correto (em direção a Deus). As cenas super gráficas, os personagens icônicos são só detalhes de um texto riquíssimo em referências políticas, históricas, religiosas e mitológicas.

Ler com esse “novo olhar” me fez suspirar com a relação entre Virgilio e Dante e a forma carinhosa com que ele a escreve.
Uma leitura mais atenta me fez observar as citações indiretas aos textos de outros autores, principalmente Lucano e Ovidio, a quem Dante reverencia.
Ler Dante em um texto bilingue, sendo estudante de italiano, me fez enxergar o brilhantismo do poeta que entrega pausas nos versos originais para demonstrar até mesmo a falta de fôlego dos personagens.

Italo Calvino, em seu livro “Por que ler os clássicos”, nos diz que clássicos são aqueles livros que quanto mais pensamos que conhecemos, mais original, inesperado e inovador se apresenta.

É isso que eu senti (re)lendo o “Inferno”. É essa a riqueza do texto dantesco: nunca ser suficiente.

2021 é o ano em que completamos 700 anos da morte do gênio Dante Alighieri. Leia Dante.

site: https://www.instagram.com/tayporaqui/
caio.lobo. 21/08/2021minha estante
Admirado por ter lido a obra com 14 anos. Muito bom ter relido, pois esse é um livro que temos de retornar várias vezes durante a vida.


@tayrequiao 21/08/2021minha estante
Com certeza é um livro que ainda vou reler na vida! E certamente vou enxergar coisas que não notei nessa releitura hehehe Agora estou preparada para o Purgatório! ??


caio.lobo. 21/08/2021minha estante
Te desejo uma boa entrada no Purgatório.




maria 01/08/2021

Que experiência ótima!! Lendo 1 canto por dia, sinto que consegui absorver bastante da história (mas não tudo, ela é bem complexa)
Roneide.Braga 22/10/2021minha estante
Também estou fazendo assim, é uma experiência incrível mesmo ???




Adriana Scarpin 23/07/2021

Nosso clube de leitura com mediação da Valentina Cantori ficou quase o mês inteiro no Inferno, agora terá pouco tempo para o Purgatório e Paraíso, o motivo é explícito: o Inferno é muito mais legal.
comentários(0)comente



Josiane PADIAR Zoch 21/07/2021

A Divina Comédia é dividida em três livros - Inferno, Purgatório e Paraíso - e em seu interior vemos a escrita diferenciada através de cantos. Isso por si só já a torna uma leitura diferenciada. Mas, somado a isso percebemos a obra de arte quer ali se encontra, afinal Dante Alighieri conta, em versos, todos os acontecimentos dramáticos que ocorre pelo percurso do livro.
Por que Divina Comédia? Porque seria uma alegoria comparando a história da humanidade, desde o pecado original até alcançar a redenção. Contendo muita simbologia observamos a salvação de uma alma.
Dante é um artista e, através dessa arte aprendemos que, mesmo diante dos desafios temos que crer na existência da vida eterna.

Pequena introdução, vamos ao primeiro livro - INFERNO:

Em certo momento da vida de Dante ele se depara num lugar sombrio rodeado por feras, mas logo aparece Virgilio (autor do poema épico Eneida) . Beatrice, sua grande amada, é quem pede auxílio à Virgílio para ajudar seu grande amor na trajetória pelo Inferno. Daí vem o primeiro ensinamento: Cerque-se de pessoas mais velhas e experientes. Antes de entrar, propriamente no inferno vemos os covardes em vida, aquelas pessoas que nunca tiveram posicionamentos que serão torturadas eternamente por vespas e correndo sem parar. O inferno é uma descida em círculos, do menor castigo para o maior castigo e, em alguns círculos há subdivisões dos pecados. Daí vamos acompanhando a trajetória de Dante que em cada círculo é explicado o pecado das pessoas que ali estão e, sempre há pessoas conhecidas de Dante nos círculos. Os castigos dessas almas condiz com o pecado cometido e são condenadas eternamente ali. Assim, vamos passando pelo Inferno. Ao final, está o 9º círculo, o círculo dos traidores e ali se encontra Lúcifer (aquele anjo que traiu Deus), descendo pelas costas de Lúcifer, Dante e Virgílio vão até o centro da Terra e saem pelo outro hemisfério, chegando ao Purgatório.
Sensacional o quanto aprendemos na leitura desse livro. Como disse anteriormente, há muita simbologia, muitos ensinamentos religiosos. Recomendo a leitura e também as pesquisas de desenhos sobre essa trajetória (quadros de artistas), músicas, etc. Um mergulho na pura arte.
comentários(0)comente



queridasreticencias 29/05/2021

Inferno
O Inferno é a primeira parte da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, sendo as outras duas o Purgatório e o Paraíso.
A viagem de Dante é uma alegoria através do que é essencialmente o conceito medieval de Inferno, guiada pelo poeta romano Virgílio. No poema, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra.
Algumas descrições são aterrorizantes e nos faz refletir e ter receio em ser admitido no inferno após a morte (para quem acredita).
Uma crueza que demonstra todo o horror do local. Dante também encontra vários conhecidos no inferno e lá se dispõe diálogos incríveis.
comentários(0)comente



skuser02844 23/05/2021

No início eu não estava entendendo e no final parecia que eu tava no início. Mas é muito interessante, gostei bastante.
RenanDuarte 23/05/2021minha estante
?




Brenda 17/05/2021

'-'
Essa carinha representa mais que qualquer resenha. Ôôô livrinho chato de ler!! A ideia é MUITO interessante mas o livro ou é chato e difícil de ler ou eu sou muito tapada pra entender rs de qualquer forma, é um bom livro pra se ler com a internet aberta e indo pesquisando absolutamente tudo que puder, principalmente as imagens
comentários(0)comente



Vivi 07/05/2021

Neste livro é narrado a visita de Dante ao inferno. Ele tem como companhia Virgílio que vai ciceroniá-lo pelo inferno. No inferno tem um local chamado Limbo onde se encontram almas que não foram batizadas, porque nasceram antes de Cristo. Assim, Dante encontra com Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. Adorei.
comentários(0)comente



Fabiana 06/05/2021

"Deixe toda esperança, o vós que entrais"
Quem nunca imaginou como seria o inferno e seus castigos. Dante Alighieri imaginou, por volta de 1300 e escreveu cada detalhe.
O poema conta sua viagem ao inferno e pelos seus nove círculos. Os pecados mais graves estão nos últimos círculos e consequentemente termina com Lucifer.
Quantas outras obras foram baseadas no inferno de Dante (pinturas, jogos de video game, livros, animes).
comentários(0)comente



Elaine.Matias 03/05/2021

Querendo mergulhar na mente de Dante Alighieri.
Gostei muito! Vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



Cris.Aguiar 02/05/2021

Fantástico
Ensaiei 3 vezes para começar esse Clássico, mas agora está indo com grande fluidez.

Não é uma leitura fácil, porque a linguagem poética não é costumas e patinei algumas vezes; outro ponto porque Dante traz MUITAS referências históricas de sua época e muito da mitologia clássica, então é necessário um pouco de pesquisa além das notas que os livros costumam trazer, para que possamos entender melhor o conteúdo e a saga.

Uma dica que eu daria para quem vai começar é: Leia Metamorfoses de Ovídio antes de ler Divina Comédia, ajuda muito. Mas se não for o caso, eu recomendo 2 ótimos sites que me ajudaram muito: stelle.com.br e curtindoacomedia.blogspot.com , achei esses dois suficientes para me fazer passar de muito bom grado pela leitura.

Recomendo que seja resiliente e persistente, vale a pena.

Leitura do Ano pela Sociedade dos Leitores Vivos (clube de leitura)

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
comentários(0)comente



Teco3 05/04/2021

O Divino cânone ocidental
Fiquei maravilhado com a soberba imagética que são os cantos do inferno. Cada pequeno detalhe que permitiu ao Dante criar quase que um mundo próprio baseado numa miríade de influências culturais não só catolicas. Mesmo tirando todo o valor histórico que tem para o ocidente, ainda fica toda a riqueza poética que o inferno nos traz. É interessantíssimo que apesar da mentalidade cristã condenatória, Dante dá um jeito de salvar a antiguidade clássica do sofrimento que há ali, criando uma espécie de oases para os grandes nomes da Antigüidade. Percebem o quanto isso conversa com a realidade? No período de Dante, a antiguidade clássica era negada, mas ao menos tempo acolhida na cultura eclesiastica/ catolica, e ele deu um jeito de levar aquilo, mas de uma forma lírica. Criou um céu dentro do inferno. Também não há como negar os debates políticos que estão ali, a critica à igreja, a briga entre os guelfos e Gibelinos, os pecados do papa. A divina comédia é um espelho que reflete seu tempo, entretanto não um espelho qualquer, mas um espelho que permite que seus reflexos sofram uma mutação pela arte da poética, criando uma das maiores obras da humanidade.
5/5
comentários(0)comente



Magda14 25/03/2021

A criação do inferno
Essa representação do pós-vida que costuma ser propagada (céu acima, inferno abaixo) é bem dantesca. Claro, há citações bíblicas que falam disso também, mas Dante nos dá em detalhes uma imagem daquilo que espera as almas perversas do inferno. Até a ideia que temos de satã é algo que veio do Inferno de Dante. Impressionante como uma obra conseguiu influenciar todo um imaginário e fazê-lo perdurar até hoje.

Em Inferno, o submundo está dividido em círculos, sendo alguns destes divididos em valas. Nesses círculos e valas estão os pecadores cumprindo penas de acordo com seus pecados: quanto mais grave o pecado, maior a punição.

A punição que mais me impressionou foi a dos traidores, no último círculo. Não é por acaso que é neste círculo que se encontra o próprio rei do inferno.

Enfim, ansiosa para ler Purgatório.
comentários(0)comente



Tarciso.Rodrigues 01/02/2021

Inferno, Divina Comédia...
Para escrever resenha apropriada
Necessário seria decassílabo
Rimado utilizar em alternada.

...Mas isso é complicado, e fazer isso em uma língua, na época, nascente, é trabalho de gênio. Eis o que era Dante Alighieri, um gênio, e um gênio preocupado com a modalidade de sua época. Sua Commedia é uma comédia no sentido aristotélico.

Dante usou sua obra para condenar a corrupção da sociedade em que vivia, especialmente, em Inferno, onde ele coloca figuras conhecidas de sua época e da história da humanidade, e relaciona seus pecados a punições curiosas, mas lógicas e até cômicas (aviso aos ortodoxos: é uma comédia, o diabo só reina nesse Inferno)

É uma obra para ser relida várias vezes. Notas e comentários ajudam bastante, paráfrases em prosa também. Mas a maturidade como leitor trará clareza ao entendimento da obra (principalmente para quem, como eu, se aventurar a ler sem conhecer os clássicos do teatro grego e os épicos latinos).

"LASCIATE OGNE SPERANZA, VOI CH'INTRATE." (Inferno, III, 9).
["DEIXAI TODA ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS"]

...Aos que se aventurarem nessa obra, deixem toda esperança de não ser um favorito.
comentários(0)comente



Holly 25/01/2021

Perfeito
Finalmente comecei a divina comédia e estou muito feliz de haver escolhido ler nesta edição, realmente muito boa e completa, recomendo!
comentários(0)comente



88 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6