LAPLACE 22/01/2013A Bandeja: Qual Pecado te Seduz? - Lycia BarrosEu nunca havia lido um livro como A Bandeja e sei que fiz a escolha certa ao começar por ele. Conheci a autora, Lycia Barros, através do seu canal de dicas para novos escritores no youtube, e desde lá sabia que depois que eu lê-se seu 1º livro com certeza iria querer ler os outros. Novamente, fiz a escolha certa querendo conhecer o trabalho da autora.
Gostei muito da linguagem que a trama é descrita, é de fácil entendimento e não é algo cansativa. Ao ler o livro é como se você estivesse conversando com as personagens, com amigos, então você não cansa, apenas quer ouvir mais e mais. E os lapsos de pensamento apresentados pela protagonista no decorrer da história são ótimos! É como se estivéssemos em sua cabeça ouvindo quando ela faz seus comentários, geralmente inapropriados para a situação, mas apenas em sua mente.
A forma como a história evolui é incrível! Começamos com algo bem inocente, com traços cômicos, e a trama evolui para algo mais denso com ótimas doses de drama. A medida que você vai lendo você se envolve cada vez mais com a protagonista e vai querendo mergulhar mais fundo para ver no que aquilo tudo vai dar. Não tem como você não se identificar com o livro.
Todos já estivemos na mesma posição da Angelia de questionar o que é e não é pecado. Não digo que todos passamos pela exata situação que ela passou, mas todos já nos perguntamos se aquilo que queremos fazer realmente é algo ruim se nos faz tão bem. E ficamos querendo nos convencer de que é apenas um presente de Deus, por sermos seus filhos, que é Ele querendo nossa felicidade. Mas nós não percebemos que estamos colocando nosso próprio desejo nisso, que estamos tomando as rédeas da situação.
A batalha travada na mente da protagonista sobre o que é o certo a se fazer, o que Deus realmente quer para ela, é algo que cativa a nós todos, pois tudo o que ela pensa é exatamente o que pensamos quando travamos essa mesma batalha mental. A Lycia conseguiu explorar bem os questionamentos que surgem a cerca do pecado, das pessoas lutarem com todas as suas forças para resistirem a ele, pedindo ajuda a Deus, enquanto não param de buscar, também, motivos para aquilo que sua mente humana anseia.
E a construção das demais personagens na trama convergem para somar ao deserto enfrentado pela protagonista. A Michele é, de longe, minha personagem favorita. Amei a forma como sua personagem foi trabalhada e o crescimento que teve na história. Ela nos é apresentada de uma forma no começo do livro, então vemos que na verdade ela é outra pessoa, e aí imaginamos muita coisa que pode acontecer por causa da pessoa que vimos que ela realmente era. Mas então a Lycia, com grande sabedoria e habilidade, faz uma grande reviravolta na personagem que nos pega de surpresa e Michele ganha um papel único na trama.
Minha outra personagem favorita não irei identificar, pois dará spoilers demais da história para quem não leu. Mas quem leu acredito que irá identificá-lo. Só digo que também amei o que aconteceu com ele. No primeiro momento ele não parece passar de uma personagem insignificante a trama, alguém que marcou a vida da protagonista no passado, mas não por quem ele era, e sim pela pessoa que o ligava a Angelina. No entanto ele recebe um grande papel na história se tornando uma peça também indispensável e nos proporcionando o final surpreendente que encontramos.
Parabéns a autora Lycia Barros por esse trabalho fantástico, que bom que você o publicou, já assisti vídeos onde você conta como começou a profissão e fico muito feliz que você tenha tomado essa atitude, teríamos perdido uma grande escritora se não o tivesse feito. Deus realmente lhe deu o dom da escrita e você está fazendo um ótimo trabalho com ele. Acho que não preciso dizer que não vejo a hora de conhecer as demais obras da autora. E para quem ainda não a conhece, não perca essa oportunidade:
http://www.lyciabarros.com.br/