Antes do Fim

Antes do Fim Ernesto Sabato




Resenhas - Antes do Fim


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Lurdes 27/12/2022

A severidade de meu pai, por vezes terrível, motivou, em grande medida, essa tonalidade de fundo de meu espírito, tão propenso à tristeza e à melancolia."

Só consigo pensar, após terminar a leitura:
Que livro bom!!

Meu primeiro contato com a obra de Sábato foi mágica. Este seu livro de memórias é de uma sensibilidade ímpar.
Sábato nos conta de sua vida, seus medos, sonhos, alegrias, tristezas, desde sua infância, relações familiares, seus estudos e trabalho como físico e a troca de profissão aos 30 anos, abandonando uma promissora, sólida e reconhecida carreira na física pelas artes, como escritor e artista plástico.

Suas reflexões são também as minhas, detectando injustiças sociais, proridades equivocadas dos governantes e de boa parte da população, que coloca o "ter" acima do "ser".

Muitas destas reflexões, somadas às suas perdas afetivas lhe tornam bastante depressivo e melancólico, mas seu reconhecimento do quanto a "humanidade" é primordial recarregam sua esperança em um futuro melhor e ele aposta suas fichas nas novas gerações para construir um mundo melhor e mais justo.

Um livro repleto de citações dos escritores e artistas preferidos. Viajamos com o autor, revivendo momentos marcantes das artes.

Um bálsamo para a alma.

Quero ler mais Ernesto Sábato, principalmente O Túnel e Sobre Heróis e Tumbas.
comentários(0)comente



Leila 17/08/2022

Daquelas leituras que nos tiram o fôlego...pela sinceridade e exposição da alma, pela sensibilidade e verdade! ❤️
Simplesmente encantada com essa autobiografia do autor argentino Ernesto Sabato que começa com um tom um tanto melancólico e depressivo mas que vai dando uma aula ao leitor, aulas de filosofia, literatura, arte, religião e acima de tudo, AMOR!
Como já disse antes não tenho o que opinar sobre a vida de ninguém, mas gostei demais de como Sabato se abre para nós com todas as suas dores e perdas, muitas vezes nos mostrando sua quase desistência da vida e com as demonstrações de amizades e reconhecimento de seu talento ressurge a esperança e continua seguindo em frente mesmo após as grandes perdas, sua esposa Matilde e seu filho Jorge.
Nos conta desde sua vida como físico, pintor e autor e também suas vertentes políticas.
A sua autobiografia termina com palavras de esperança para um mundo caótico.
Enfim.... #ficaadica
comentários(0)comente



Sara 19/05/2022

Profundo e perfeito
Meu deus essa leitura ecoa dentro de mim,e sem dúvida é um livro de memórias que conta muita coisa da vida tanto do Ernesto mas como das nossas.
Simplesmente profundo, belo e ver a arte como uma salvação.
comentários(0)comente



Malu Caires 28/05/2020

"E tal como quando nos sentimos perdidos e sem rumo, também nossa vida segue caminhos aparentemente incertos, mas em que, no fundo, uma vontade para nós desconhecida nos conduz aos lugares em que encontraremos homens e coisas fundamentais para nossa existência."
comentários(0)comente



Eli 15/10/2015

O TESTAMENTO DE ERNESTO SABATO
A obra do renomado escritor e pintor argentino Ernesto Sabato traz os principais acontecimentos da vida do autor de forma reflexiva. Inicia-se com a explicação de que o livro não é de memórias e sim um testamento para os jovens que ele chama de "herdeiros do abismo".
O pessimismo predomina no decorrer da narrativa, mas termina com uma mensagem de esperança para os jovens, para que possam resistir em tempos indigentes. Ernesto critica a crise do mundo pós-moderno, a tecnolatria, a informatização ,o individualismo e a falta de espírito presentes no nosso cotidiano. Temos uma verdadeira aula sobre filosofia, história, política, artes, literatura, permeadas de um senso crítico ímpar.
Em toda a obra predominam referências ricamente fundamentadas, sendo portanto uma leitura que exige uma certa "bagagem" cultural do leitor. Finalizo a resenha com uma frase do autor "A arte me salvou. E por isso minha arte é trágica", diz Sabato em 1979.

site: http://elitrevellinescritosguardados.blogspot.com.br/2015/10/antes-do-fim-de-ernesto-sabato.html
comentários(0)comente



Rosangela 05/04/2013

Profundo e triste
Esse relato é fora do lugar comum e me faz lembrar das minhas próprias querelas, dos questionamentos desde sempre presentes.
É pura reflexão... higiene mental.
Ele não fala só sobre sua vida, mas da Vida.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6