Gabriela 09/03/2022
Divertido, doloroso e emocionante
Este livro conta todo o episódio referente ao personagem Rodrigo Cambará, um dos mais bem-quistos da série de livros ?O Tempo e o Vento?. Devido à popularidade de Rodrigo, foi feita uma edição à parte em que podemos acompanhar apenas a trajetória do Capitão.
Divertido porque Rodrigo Cambará, com seus dizeres audaciosos e seu bom humor, nos conquista imediatamente. Sua relação com o Padre Lara é repleta de diálogos que caminham entre o divertimento e a profundez, levando o leitor a questionamentos de diversas naturezas. Fiel aos seus princípios, Rodrigo os defende com garra e sorriso no rosto.
Doloroso porque este personagem, que se apresenta com tanto carisma, tem seu arco de queda. Este ponto, para não dar spoilers, evito comentar muito. Rodrigo Cambará desce do topo da mais alta colina até o fundo de um poço escuro e frio, levando consigo pessoas que o amavam e o queriam bem; mas tem, de alguma maneira, sua elevação após a provação.
Emocionante porque não teria como não sê-lo. Uma história de amor e guerra, com personagens bem construídos sem serem descritos ao extremo, com diálogos impecáveis e indispensáveis ao curso da história, com metáforas de partir o coração e marejar os olhos. Eu já sabia o final da história, mas chorei como se estivesse me deparando com ele pela primeira vez.
Capitão Rodrigo Cambará, de espada em punho, sorriso aberto e violão a tiracolo, conquista até mesmo aqueles que se recusam a serem conquistados.