Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


spoiler visualizar
Eli.Nascim7 30/12/2021minha estante
Esse livro é um resumo do que acontece na saga do Érico, se chama O tempo e o Vento vale muito a pena ler




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cássio F B 19/11/2021

Um Certo Capitão Rodrigo
Fãs de Érico Veríssimo quando uma mulher não sente um tesão absurdo neles depois de não fazerem nada: ????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mr. Jonas 04/11/2021

Um certo Capitão Rodrigo
O povoado de Santa Fé vê com maus olhos a chegada do capitão Rodrigo Cambará, que parece zombar dos costumes e desdenhar a ordem local. O conflito se acirra quando Rodrigo se apaixona por Bibiana Terra, com quem Bento Amaral, filho do despótico coronel da cidade, deseja casar-se. Parte de ?O Continente,vol. 1.?

Descrente dos valores prefixados, sejam eles impostos pelo governo ou pela Igreja, Rodrigo é insubordinável: "Se Deus fez o mundo e as pessoas, Ele já nos largou, arrependido". Personagem multifacetado, ora simpático ora cruel, revela o poder de Erico Verissimo de criar figuras cativantes. Extrato da trilogia O tempo e o vento, Um certo capitão Rodrigo mescla à ficção fatos da história brasileira, como a Revolução Farroupilha. Foi lançado, ainda em vida do autor, como romance à parte, dotado que é de vigor e encantamento próprios.

A chegada de Rodrigo Cambará:
Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida, e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava um alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.

Tinha um violão a tiracolo; sua espada, apresilhada aos arreios, rebrilhava ao sol daquela tarde de outubro de 1828 e o lenço encarnado que trazia ao pescoço esvoaçava no ar como uma bandeira. Apeou na frente da venda do Nicolau, amarrou o alazão no tronco dum cinamomo, entrou arrastando as esporas, batendo na coxa direita com o rebenque, e foi logo gritando, assim com ar de velho conhecido:

? Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!?
Cristiano.Santos 22/07/2023minha estante
Li essa história na coleção "O tempo e o vento" do Érico Verissimo. Esse é apenas um pequeno pedaço de uma longa saga gaúcha.




Adry 30/10/2021

Um clássico muito melhor doq eu pensei que seria mass o principal é um desgraçado
Adorei o final
comentários(0)comente



Angelo.Miguel 20/09/2021

Gostei
A escrita de Erico Veríssimo é muito boa, com certeza um dos meus autores favoritos. A história é muito boa e o caráter dual do cap. Rodrigo fez com que eu hora gostasse dele hora o odiasse.
comentários(0)comente



ketlyn 24/08/2021

machista dms o livro, odiei, nao leiam, bibiana suporta muito, mt abusivo o relacionamento deles serio
comentários(0)comente



rolina 23/08/2021

Leitura de escola
Uma leitura de escola que me surpreendeu bastante.

Nunca tinha lido um livro que trazia à tona a história do meu estado.

Quem sabe um dia eu leia toda a trilogia "O tempo e o vento"
comentários(0)comente



duda 05/07/2021

paciência, é tudo o que você precisa para sofrer
li por leitura obrigatória, mas gostei! surpreendentemente é um livro bom, que tem muita poesia liinda, tem muita história local. consegue retratar a época, mesmo que o protagonista seja um machista, terrível mesmo (estejam preparades), mas as mulheres são incríveis. leiam por elas, mas eu passei muita raiva, nao sei se releria.
Wanessa Lina 05/07/2021minha estante
Raiva define




Di Morais 24/06/2021

Um certo Capitão Rodrigo
 relata a história do Capitão Rodrigo Cambará na vila de Santa Fé, na época da abdicação de D. Pedro I, da Indepandência do Brasil e do Período Regencial, quando ocorreram vários conflitos de guerra. O livro é marcado por amor, brigas, festas e jogos, durante o período de vida de Rodrigo cambará na vila de Santa Fé.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



liviazinha 24/05/2021

Capitão Rodrigo não vale nada
Capitão Rodrigo não vale de nada, como que pode?

Eu acho muito interessante a temática do livro. Mostrar o povo do Rio Grande do Sul no começo do século XIX com o toque desse homem tão ímpar que é Rodrigo Cambará é realmente uma premissa ótima.
Porém, muito facilmente passei a não gostar do personagem. Ele é péssimo, machista num nível extremo e só faz mal pra Bibiana... simplesmente É IMPOSSÍVEL querer que esse casal fique junto, a moça só sofre.

Acho que o livro não se aprofunda suficientemente nos personagens, parece que todo mundo é figurante. As coisas acontecem, as pessoas somem e não sabemos mais nadinha delas.
Não sei se a história ficou assim porque é uma parte de um livro maior, mas poderia ser melhor...

Apesar de td teve suas partes boas... (mas isso eu não vou estar sabendo explicar)
Pavozzo 24/05/2021minha estante
Até agora, nenhuma personagem que conheço superou o ranço que senti por esse sujeito... ?


liviazinha 24/05/2021minha estante
Eu posso jurar q em algum momento eu tava imaginando ele com a cara do bolso**ro SOCORRO KKKKKKK




Maurikobs 22/05/2021

Eu não sei bem o que dizer sobre esse livro
Mais um clássico pra conta, e mais um que eu tenho opinião dividida entre gostar e odiar
O primeiro ponto que pegou pra mim foi, a história é muito, muito rasa, as relações são porcamente explicadas e contextualizadas, possui várias lacunas ao decorrer da história, grandes períodos são pulados
Contrário ao fato de o autor não se aprofundar em relações, ele acaba por focar demais no machismo e preconceitos da época
O capitão Rodrigo é o legítimo Gaúcho da época, mulherengo, traíra e machista (sou Gaúcha, mas sei ver a realidade)
AAAAAA MAS ÓBVIO QUE O LIVRO TERIA MACHISMO OLHA A ÉPOCA QUE ELE PASSA, sinceramente já li livros que se passavam em anos anteriores ao do livro em questão que não tinham como foco esse problema da sociedade, e isso me incomodou MUITO
Ponto positivo do livro, capitão Rodrigo não admite o preconceito (ao menos um ponto de sensatez)
comentários(0)comente



Aliluz 01/05/2021

Gostei
Eu gostei muito do livro até a metade, depois comecei a sentir bastante raiva do personagem principal, e no final fiquei meio decepcionada com um acontecimento bem triste, mas resumindo eu gostei do livro.
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11