Um Certo Capitão Rodrigo

Um Certo Capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lara 08/11/2024

Um contexto histórico de grande importância e impacto, que foi a guerra dos farrapos, sendo acompanhado de muito romance.
Os principais pontos a serem destacados são o coronelismo exemplificado com o Amaral, a guerra dos farrapos vienciada pelo Rodrigo e o esteriótipo gaúcho fortemente representado no Capitão.
A paixão de Bibiana pelo Rodrigo e as falas do capitão repletas de sarcarmo e rebeldia contribuíram para a leveza e hilariedade do livro.
A narrativa e a linguagem são fluidas, contribuindo pra facilitar a compreensão da leitura, isso sem perder a essência do regionalismo, características incomuns em clássicos que, muitas vezes utilizam de colocações formais e da época.
comentários(0)comente



JanaAna90 04/10/2024

"UM CERTO CAPITÃO RODRIGO"
O romance apresenta uma análise crítica da sociedade da época. Explora fenômenos que transcendem o tempo e se concentra na vida do protagonista, "Capitão Rodrigo". Rodrigo é um homem movido por desejos intensos, os quais são desaprovados pela comunidade local, mas que nem por isso são sufocados.
comentários(0)comente



l3onardoleo 06/09/2024

Um certo capitão Rodrigo
Este foi o primeiro livro que eu li na vida, lá com meus 11 anos, nas aulas de literatura na escola. Desde então me tornei fã das obras do Erico Verissimo. Uma história muito interessante, que nos prende do início ao fim. Irei ler novamente!!
comentários(0)comente



DiogoSpolador 03/09/2024

Clássico
Um clássico da literatura gaúcha. Quem não conhece o capitão Rodrigo. Além da leitura que fiz durante minha época de colégio, realizei um trabalho que foi a produção de um curta sobre o livro. Foi uma experiência muito bacana. Se você gosta da cultura gaúcha, esse livro é indispensável.
PauloAnderson 21/09/2024minha estante
Onde eu vejo seu curta, doutor?




skuser02844 31/08/2024

O livro se inicia em 1828, quando Rodrigo Cambará chega a Santa Fé e se apaixona por Bibiana, neta de Ana Terra. Um certo capitão Rodrigo é o terceiro episódio do primeiro de ?O continente?, que é parte da trilogia ?O tempo e o vento?. Apesar de fazer parte de uma grande história, ele pode ser lido individualmente sem prejuízo ao entendimento.
A escrita de Érico Veríssimo traduz o bairrismo gaúcho, mostrando a cultura e o dialeto da época. É de leitura fácil, mas quem procura um enredo super envolvente, não encontrará. Já no aspecto histórico, é riquíssimo e mostra fatos históricos do nosso país.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas2086 12/08/2024

História emocionante do início ao fim
O que dizer do mestre Érico Veríssimo? Com a sua maestria única de criar personagens profundos e cativantes,o autor é capaz de transmitir as emoções dos personagens aos leitores.Como não se emocionar com a história de Bibiana e sua família ? Como não sentir raiva e ao mesmo tempo afeição do Cap.Rodrigo?
Érico Veríssimo é mestre no que escreve e conta uma história fictícia que está envolta nos fatos históricos do Rio Grande do Sul.
Recomendo muitíssimo esse livro e me sinto cada vez mais entusiasmado por ler outras obras deste autor, principalmente o romance Um Tempo e o Vento.
comentários(0)comente



Agatha193 29/07/2024

Utopia?
Érico Veríssimo nos proporciona uma verdadeira aula de história por meio de personagens distintos.A bela Bibiana que com sua simplicidade se vê perdida de paixão pelo desconhecido envolvente Capitão Rodrigo Cambara.?
Uma ótima opção de leitura não entrarei em detalhes mas posso garantir lhes que será surpreendente e revolucionário.
comentários(0)comente



Mariana.Mercio 09/07/2024

N sei dar nome pra titulo
Bom vamos começar falando que eu não dava NADA por esse livro, 1. Pq foi um livro que eu peguei na escola e não tem tantos livros legais lá. 2. Era livro nacional antigo e eu sempre fico com um pé atrás mas me agradou muito!!
A escrita é fácil de acompanhar, as falas tinham gírias gaúchas e tudo me fez ficar cada vez mais presa a essa leitura. Eu simplesmente amei, fiquei sabendo que tem uma continuação contando a história dos filhos do capitão Rodrigo e eu não vejo a hora de ler !!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani 11/06/2024

O livro em si é excelente, a história é divertida, extremamente gauchesca e cheia de tradicionalismo. Porém a parte que não agrada é ter que encontrar muito adultério e aceitação... por mais que se tenha passado muito tempo e seja a historia de um tempo antigo, tem coisas que não precisavam ser tratadas como normais.
comentários(0)comente



Duda 08/06/2024

Até logo, minha prenda!.
Cap. Rodrigo, apesar de ser um homem com muitos defeitos, não deixa de ser um homem cativante e admirável. Rodrigo é um homem que acredita piamente em suas ideias. Seus diálogos com o padre Lara são muito interessantes, provam que não só ele mas o padre também estava certo.
Bibiana Terra apesar de amar mais Rodrigo é uma mulher de personalidade forte e determinada. Que passou pelo que passou sem ser vítima.
Não consegui sentir ódio do capitão Rodrigo, nem pelas coisas que ele fez a Bibiana, Rodrigo era um homem fruto de seu tempo e de suas experiências de vida. Mas apesar disso era uma boa pessoa e um personagem complexo. Erico Veríssimo nos faz ficar por dentro da mente de Rodrigo e como ele sentia, e podemos ver o quão humano ele é. Em algumas de suas falas até mesmo "inocente".
A história se passa no povoado de Santa Fé, Rio Grande do Sul, séc 19 e a chegada de Rodrigo com seu modo espalhafatoso de ser, choca os moradores. Termina retratando a Guerra dos farrapos. Virou um dos meus livros preferidos, me senti no povoado de Santa Fé, imaginei Rodrigo conversando com o padre, com sua prenda Bibiana e agora mais que nunca, um dia, vou visitar os pampas gaúchos.

Partir ler Ana Terra.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2024

Em 1828 chega ao povoado de santa fé , no Rio Grande do Sul , um personagem curioso ,um certo capitão Rodrigo Cambará .Valente ,bravio, generoso ,dado ás rodas de viola e ao carteado , o capitão logo desperta amizade e inimizades por todos os lados

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535905984
comentários(0)comente



khailo 19/05/2024

Achei um livro bom. Gosto muito da escrita de Erico e me apego muito aos personagens, sofri junto com a Bibiana e senti toda a repulsa que ela não sentiu, mas deveria, me decepcionei muito com o Rodrigo porque achei que a personalidade dele fosse totalmente diferente, mas era de se esperar da época em que se passa. Da pra ver também que todos os pecados do Rodrigo são apagados ou esquecidos por ele ser homem e isso ser só ser do gênio dele. Sofri muito com a Bibiana e passei muita raiva por causa dela, mas obvio que não era culpa dela, ver apenas um reflexo, e ainda de forma ficcional, de como era ser mulher naquela época e como elas era ?treinadas? para ser, faz muitas coisas da atualidade terem sentido.
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |