Um certo capitão Rodrigo

Um certo capitão Rodrigo Erico Verissimo




Resenhas - Um Certo Capitão Rodrigo


165 encontrados | exibindo 151 a 165
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 11


Gustavo.Nazario 05/01/2022

"Buenas e me espalho!"
"Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!"
É assim que capitão Rodrigo entra no bar de Nicolau em Santa Fé. Esse pequeno trecho já nos dá uma ideia da personagem desenvolvida ao longa da história: ao mesmo tempo que agrada a todos com amigo e festeiro, fez Bebiana sofrer com a filha pequena Anita que veio a falecer. Um personagem e tanto, cativante, complexo e marcante, "8 ou 80" como é descrito no livro.
comentários(0)comente



jansxuxus 30/05/2022

entendo que é um clássico, e que tem sua importância histórica, mas eu não gosto do estilo de escrita e de narrativa do érico veríssimo, só li por causa da escola.
comentários(0)comente



Carlos_Junior 19/06/2022

muito bom
Muito boa leitura, eu lembro de ter lido a uns 10 ou 15 anos atras, recomendo e deu ate vontade de ler denovo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Angeline8 24/08/2022

Novamente um livro que li para a escola. Não diria ser bom.. Mas também não é ruim. Acontece que é sim uma narrativa boa, com uma linguagem mais formal (mas isso eu já esperava por ser clássico) porém eu diria ser problemático em alguns aspectos relacionados ao Rodrigo e seu relacionamento como parte de uma família. Mas tirando isso, não diria que foi um livro taaao ruim assim.. Ele é suportável digamos..
comentários(0)comente



Maria17400 28/08/2022

Adorei a escrita do autor. É muito interessante ler a história fictícia e acompanhar os fatos da história do Brasil.
O livro tem muitas problemáticas, mas a história é envolvente.
Passei tenta raiva lendo, desde o início dava pra prever como seria o desenvolvimento do Rodrigo, mas toda vez que ele machucava Bibiana eu sentia uma dor física. Jamais seria capaz de perdoar o que ele fez
comentários(0)comente



Gabs 15/09/2022

Tinha tudo pra ser um 3 estrelas, mas esse final acabou com tudo e com a vontade de parar o livro por ali mesmo.

É incrível como foi relatado cada merda, mas também cada coisa boa que o cap. Rodrigo fez e todos seus pontos positivos e negativos - nisso eu não tenho anda a acrescentar.

Li por motivos escolares e não estava dando nada, eu esperava dar 3 estrelas ou até 3,5 (que é uma nota boa para mim), mas essa final me fez querer parar de ler, de ser leitora, QUE FINAL INSUPORTÁVEL, PRA QUEEEE, DO CAPÍTULO 17 PRA FRENTE NÃO TINHA A NECESSIDADEEEEE
comentários(0)comente



mariapmaia 19/09/2022

Amei
Um dos meus favoritos do ano.
Embora em muitos momentos quis entrar no livro pra descer o k7 no Rodrigo, amei a história e chorei um pouquinho (inundei a casa em lágrimas). A escrita de Érico Veríssimo é algo maravilhoso e flui incrivelmente bem
comentários(0)comente



gabrielsilveira 24/01/2023

Buenas e me espalho.
Não tem como eu me retratar a essa obra sem um sentimento saudosista, foi minha primeira leitura, e com o passar do tempo pude perceber algumas nuances e pontos de vista que o autor trouxe.
Ler esse livro é como assistir uma novela de época, e a forma com que Érico narra essa história você se sente de fato vivenciando toda a situação, você começa a analisar a história a partir da ótica do cap. Rodrigo.
É posso classificar esse livro como uma história épica, que trata da vida de Rodrigo e suas aventuras seus desejos e sua incansável busca por vivências, pois segundo ele viver é o seu destino.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alice.born 02/05/2023

Uma leitura muito boa, escrita maravilhosa e uma história que mostra a realidade do Brasil e a situação em que se encontrava no tempo da narrativa. Adorei!!
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 19/12/2023

Há toda uma "mística" por trás de Erico Verissimo, que geralmente se justifica - o homem era realmente fora de série, um excepcional contador de histórias e desenvolvedor de personagens, e isso tudo mantendo uma linguagem simples e livre de ornamentos desnecessários.
comentários(0)comente



procrastiwalter 06/02/2024

Uma visita aos processos históricos gaúchos
Livro curto e de fácil leitura, mas contém algumas palavras pouco usadas hoje em dia. Um certo capitão Rodrigo faz parte da saga O tempo e o vento.

Logo nas primeiras páginas, o livro me pegou e fiquei com vontade de ler Ana Terra. Em um certo capitão Rodrigo, vemos a chegada de Rodrigo e sua vida no povoado de Santa Fé, no Rio Grande do Sul, na primeira metade dos anos 1800, onde vemos alguns acontecimentos históricos como parte do cenário do livro, em especial, a revolução farroupilha toma um grande papel.

Recomendo a leitura, mas ela pode incomodar. Os personagens são frutos de seu tempo e local. Muitas coisas que acontecem no livro, vemos como um absurdo hoje em dia, em grande parte do país, mas acredito que pode ainda ser parte da realidade de uma parcela da população brasileira nos lugares mais inacessíveis ao poder público e com grande desigualdade social.
comentários(0)comente



khailo 19/05/2024

Achei um livro bom. Gosto muito da escrita de Erico e me apego muito aos personagens, sofri junto com a Bibiana e senti toda a repulsa que ela não sentiu, mas deveria, me decepcionei muito com o Rodrigo porque achei que a personalidade dele fosse totalmente diferente, mas era de se esperar da época em que se passa. Da pra ver também que todos os pecados do Rodrigo são apagados ou esquecidos por ele ser homem e isso ser só ser do gênio dele. Sofri muito com a Bibiana e passei muita raiva por causa dela, mas obvio que não era culpa dela, ver apenas um reflexo, e ainda de forma ficcional, de como era ser mulher naquela época e como elas era ?treinadas? para ser, faz muitas coisas da atualidade terem sentido.
comentários(0)comente



JanaAna90 04/10/2024

"UM CERTO CAPITÃO RODRIGO"
O romance apresenta uma análise crítica da sociedade da época. Explora fenômenos que transcendem o tempo e se concentra na vida do protagonista, "Capitão Rodrigo". Rodrigo é um homem movido por desejos intensos, os quais são desaprovados pela comunidade local, mas que nem por isso são sufocados.
comentários(0)comente



165 encontrados | exibindo 151 a 165
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR