LaLizaOB 19/06/2022
Um comprimido dificil de engolir para ter um efeito lento
Uma ideia ambiciosa, com um narrador presente; um mundo gigante e personagens de sobra
Eu queria muito ter gostado do livro. E a decepção não é nem pelo autor em si, mas pela expectativa que eu coloquei encima.
O livro tem uma ideia interessante, nao posso negar. É como o multiverso da Marvel so que de contos de fadas. E até tem o seu valor. Só que é muito ambicioso ao ponto de que pode e fica confuso na maior parte do tempo. Nao tenho o que comentar da historia porque pra iso eu teria que me sentir conectada a ela, e nao foi o caso. O livro foi parado e quando começou a melhorar, eu não consegui me animar. Chegando no final com a sensação de alívio por ter terminado sem ter ressaca literária.
A escrita, a começar, ela é em segunda pessoa porque o narrador está o tempo todo falando com você. O que não é um problema se esse narrador não fizesse isso de um jeito parado. A narrativa é fragmentada, num capitulo estamos em um bar e termina em um dialogo, corta pro próximo e voltamos 5 anos no passado pra so entao, no seguinte, dar continuidade a cena. Tem momentos que demoram mais 2 capitulos pra continuar algo que foi começado antes. Varias voltas no passado, introduções apressadas que a gente nem se lembra do personagem.
A organização dos textos e das cenas me lembra um roteiro de filme, e é sabido que Rafael Dracon é um roteirista. E a semelhança é muito grande. Pelo menos na minha visão, parecia uma organização de obra cinematográfica. Ou eu estou ficando louca nesse ponto. E isso também não gostei tanto
São tantos personagens que fica dificil estabelecer quem é mais importante que o outro até a reta final do livro. Todos eles têm um nivel limitado de relevância e se retém a isso. Os diálogos são pouco críveis, as vezes estranhos e chatos mesmo.
Outro ponto é em quanto o livro é parado. Ficamos o primeiro ato inteiro vendo os personagens indo de um lado pro outro, voltando no passado e é isso. Só fica interessante a partir do ato 2, e até la, infelizmente, muita gente já teria desistido da leitura, assim como eu da primeira vez que tentei ler.
O livro tem muitas coisas problemáticas como machismo e homofobia. A construção do universo é um pouco confusa, e as problemáticas do mundo sao bem evidentes. Existe MUITA repetição de palavras. Aconteceu de em uma so frase ter 4 vezes a palavra "negra" junto. Ex: a maga negra estava fazendo magia negra debaixo da lua negra. A grosso modo.
Não tem representatividade também, mesmo nicho de personagens padrão sempre, com poucas ressalvas. Não espere isso tambem.
Cheguei até pensar que o problema estava comigo, já que tem tantas resenhas postivas, mas percebi que não estava funcionando mesmo pra mim. Poderia ser que se eu tivesse lido uns 4 ou 5 anos atras eu definitivamente teria adorado.
Mas APESAR da redação que eu escrevi para falar mal, eu devo continuar a leitura porque comprei o box e meu dinheiro nao cai do céu. Mas eu não estou na esperança de melhorar muito. Nem vou conseguir ler os livros em sequência sem ganhar uma ressaca.
Há coisas positivas, mas as negativas se sobressaem tanto que seria até injusto colocar elas aqui.