Elisabeth.Monteiro 12/04/2021
Desafiador
Confesso que esse livro foi bem desafiador para mim. Nicolau Maquiavel escreveu uma sequência de cartas para Lourenço de Médici, como um guia para ter um bom governo. Como um bom observador, Nicolau inicia falando sobre os tipos de governos e as melhores formas de suscitar seus súditos. Desse modo, ele aplicou vários exemplos como um manual do que deveria ter sido feito como os gregos, turcos, romanos, italianos, espanhóis etc.
Nicolau vai estudando profundamente a política e os conceitos através do estado, moral, ética, religião e conceitos militares. Com tudo isso ele diz que nossas ações são a nossa fortuna ou também a nossa ruina, já a virtú está ligada na manipulação da política. Esses dois campos apresentados por Nicolau, a fortuna e a virtú, aparecem diversas vezes. Como a Itália estava em guerra, ele viu que precisava moldar novas táticas para reconstruir a polícia, o governo e a parte social da Itália, tendo como inspiração a antiga República Romana. Para isso acontecer, é preciso que os estados italianos se reúnam novamente, então Lourenço teria que colocar as mãos na massa para conquistar todos.
“Os cidadão comuns que somente por fortuna tornam-se príncipes fazem-no com pouco esforço, mas se mantem com muito; e não encontram nenhuma dificuldade em seu caminho, porque voam sobre ele...”
“...Estados que nascem subitamente, como todas as outras coisas da natureza que nascem e crescem rapidamente, não desenvolvem as suas raízes correspondentes; de modo que, ao primeiro tempo adverso, tombam; a menos que aqueles, como disse, que assim de repente são feitos príncipes, sejam de tanta virtú com aquilo que a fortuna assentou em seu colo...”
“Um príncipe deve, portanto, não ter outro objetivo nem outro pensamento nem revelar coisa alguma para sua arte senão a disciplina e os ordenamentos relativos à guerra, porque esta é a única arte que se espera de quem comanda...”
site: https://www.instagram.com/eli_k4t/