O Príncipe - Maquiavel

O Príncipe - Maquiavel Maquiavel
Maquiavel
Maquiavel




Resenhas - O Príncipe - Maquiavel


42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Luiz.Eduardo 08/02/2022

Aprendi a governar
O livro te ensina não só como se tornar um príncipe, mas como se portar diante de várias situações, te ensina sobre a vida, política, maneiras de pensar e muito mais. Sem dúvidas o maior ensinamento foi sobre a fortuna e a virtude, aprendi a aproveitar cada uma delas e até mesmo juntar as duas para obter um bom aproveitamento da minha vida, esse livro me completou e me fez tornar uma pessoa mais atenciosa em relação as minhas ações e pensares.
comentários(0)comente



swaturno 21/01/2022

simplesmente perfeito!!!
amei, ele é um gênio em toda a observação que fez sobre o cenário político daquela época. Falando muito sobre a concretização de um poder absoluto e inabalável.
comentários(0)comente



Fsanz 13/01/2022

Bom
O livro retrata temas políticos de forma exemplar. Maquiavel fala sobre os alicerces para um bom líder
comentários(0)comente



Lilian.Inoue 31/12/2021

Um manual
Um manual para quem quer "mandar"?, não é a toa que muitos mandatários baseiam-se nesse "mestre", para liderar
comentários(0)comente



Charlie3 08/08/2021

Faz jus
O livro faz jus ao que é esperado. Não acredito que tenha que ser muito interessante, mas tirando alguns capítulos o livro é bem envolvente. É um tema um pouco mais complexo.
comentários(0)comente



Elisabeth.Monteiro 12/04/2021

Desafiador
Confesso que esse livro foi bem desafiador para mim. Nicolau Maquiavel escreveu uma sequência de cartas para Lourenço de Médici, como um guia para ter um bom governo. Como um bom observador, Nicolau inicia falando sobre os tipos de governos e as melhores formas de suscitar seus súditos. Desse modo, ele aplicou vários exemplos como um manual do que deveria ter sido feito como os gregos, turcos, romanos, italianos, espanhóis etc.

Nicolau vai estudando profundamente a política e os conceitos através do estado, moral, ética, religião e conceitos militares. Com tudo isso ele diz que nossas ações são a nossa fortuna ou também a nossa ruina, já a virtú está ligada na manipulação da política. Esses dois campos apresentados por Nicolau, a fortuna e a virtú, aparecem diversas vezes. Como a Itália estava em guerra, ele viu que precisava moldar novas táticas para reconstruir a polícia, o governo e a parte social da Itália, tendo como inspiração a antiga República Romana. Para isso acontecer, é preciso que os estados italianos se reúnam novamente, então Lourenço teria que colocar as mãos na massa para conquistar todos.

“Os cidadão comuns que somente por fortuna tornam-se príncipes fazem-no com pouco esforço, mas se mantem com muito; e não encontram nenhuma dificuldade em seu caminho, porque voam sobre ele...”

“...Estados que nascem subitamente, como todas as outras coisas da natureza que nascem e crescem rapidamente, não desenvolvem as suas raízes correspondentes; de modo que, ao primeiro tempo adverso, tombam; a menos que aqueles, como disse, que assim de repente são feitos príncipes, sejam de tanta virtú com aquilo que a fortuna assentou em seu colo...”

“Um príncipe deve, portanto, não ter outro objetivo nem outro pensamento nem revelar coisa alguma para sua arte senão a disciplina e os ordenamentos relativos à guerra, porque esta é a única arte que se espera de quem comanda...”


site: https://www.instagram.com/eli_k4t/
comentários(0)comente



duda medeiros 11/04/2021

Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.
Maquiavel
comentários(0)comente



Julianna 21/02/2021

Manual da estratégia: como ser um bom líder.
O livro é bom, e contradiz o conceito maquiavélico que conhecemos, uma vez que para ser um bom líder , o mesmo deve ser reconhecido positivamente pelos seus discípulos/povo e seus súditos.
Acredito que todo líder deveria ler este livro, como podemos tirar alguns conceitos e proveitos para a prática na vida real ( não toda, claro, até porque vivemos em uma geração totalmente diferente da qual a obra foi escrita ).
Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Matheus 04/02/2021

Um manual para o "bom governar"
Obras com o tema da política são em sua maioria grandes manuais para a vida cívica e cotidiana, a discussão de Maquiavel que contrapõe a virtude e a sorte de quem governa, funda todo movimento político moderno ocidental, esse é um texto de muita importância para o cenário que irá culminar nos grandes conflitos do século XX, a edição não é das melhores, não possui prefácio nem notas, mas pelo preço vale muito a pena.
comentários(0)comente



Clara 09/12/2020

O príncipe
Tá aqui um livro muito interessante. É impressionante as observações que Maquiavel tem a fazer sobre governos, provando seus pontos com muitos exemplos reais de sua época (ou épocas passadas). De vez em quando o livro pode ter uma leitura devagar, pois inicialmente foram cartas que Maquiavel escreveu, mas nada que deixe a leitura impossível. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Clara 09/12/2020

O príncipe
Tá aqui um livro muito interessante. É impressionante as observações que Maquiavel tem a fazer sobre governos, provando seus pontos com muitos exemplos reais de sua época (ou épocas passadas). De vez em quando o livro pode ter uma leitura devagar, pois inicialmente foram cartas que Maquiavel escreveu, mas nada que deixe a leitura impossível. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Chele 02/10/2020

É um clássico, de fato, tanto que pode ser aplicado/adaptado para os dias atuais. As ideias principais - poder e sua manutenção - são temas bastantes atuais. Porém, sabe quando você gosta do conteúdo do livro mas não gosta da forma como ele é apresentado? Pois foi o que ocorreu comigo. Apesar da linguagem simples achei a leitura enfadonha e arrastada. Além do mais esta edição é abarrotada de notas de Napoleão Bonaparte (Oh! Que homem odioso, arrogante e egocêntrico) o que dificultou ainda mais a minha leitura e chegar ao fim dela me foi custoso. Algumas ideias são cruas, difíceis de digerir e até cruéis sob certo ponto de vista. Pois mostra a vida como ela é não como gostaríamos que fosse. Não é necessário concordar com Maquiavel para lhe dar razão.
comentários(0)comente



rdbandeira 10/07/2020

deve ser usado com moderação e sabedoria
Aqueles classicos q devem ser lidos de tempos rm tempos. Quem trabalha em cargos de lideranca devem tê-lo na cabeceira da cama! Mas nao para ser cruel ou frio mas para aprender a identificar pessoas, padroes situações. Em mtoa momentos é preciso agir com sabedoria, deixar as emoções de lado e nesses momentos vc vai se lembrar mto desse livro.
comentários(0)comente



Bea 20/06/2020

Filosófico
"(...) uma dificuldade natural, comum a todos os principados novos: de que os homens mudam voluntariamente de senhor acreditando melhorarem. E essa crença os faz pegar em armas contra aquele; no que se enganam, porque veem depois, por experiência, que pioraram".

Mais um livro de difícil interpretação, foram necessárias várias releituras, para analisar o que Maquiavel queria dizer com isso e aquilo, e mesmo assim, sinto que não interpretei tudo, é apenas uma ponta do iceberg. Daqui uns anos vou ler novamente, com uma mente mais madura, e talvez encontre novas interpretações
comentários(0)comente



42 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR