Vanessa Vieira 15/06/2014
Sândalo_Sergito de Souza Cavalcanti
O livro Sândalo, do escritor e orador mineiro Sergito de Souza Cavalcanti, nos traz sábios ensinamentos para reflexão e até mesmo para a cura da alma. Se inspirando no sândalo, uma árvore indiana conhecida pelo agradável aroma que possui, ele nos oferece, através da sua escrita, lições importantes e sutis acerca da espiritualidade, sempre preconizando o perdão.
Ao longo do livro, somos agraciados por diversos ensinamentos, sempre nos trazendo belíssimas mensagens de amor e esperança e que conseguem trazer alívio para as mais diferentes causas, como perdas, sofrimentos e desilusões.
"Quando a calúnia, a maldade e a incompreensão doerem fundo no íntimo, lembremo-nos do sândalo, madeira que, ao ser cortada pelo lenhador, transfere seu perfume ao machado que a fere."
Sândalo é bem diferente dos livros espíritas convencionais. Enquanto alguns são psicografados e nos trazem diversos romances, aqui o autor se focou na doutrina de sua religião e soube sintetizá-la em seus ensinamentos com maestria e coesão. Se engana quem pensa que se trata de uma obra de auto-ajuda ou até mesmo de um manual sobre o espiritismo, visto que Sergito intercalou diversas situações do cotidiano, de maneira simples e fluída, nos orientando sob a ótica do amor e do perdão, baseando-se nos ensinamento de Jesus. Narrado em terceira pessoa, de forma bem assimilável e clara, encontramos diversas reflexões a respeito da vida, família, amor e comunhão, que conseguem realmente trazer alento para a alma.
Nas últimas semanas, passei por diversos acontecimentos na minha vida, que acabaram me deixando fora de órbita. Sei que foram mudanças pelas quais eu deveria passar e que lá na frente, irão fazer toda a diferença, mas como ser humano, fiquei extremamente machucada. Quando iniciei a leitura de Sândalo, confesso que não tinha muitas pretensões, e acabei me surpreendendo com o livro, que agiu como um bálsamo para o meu coração. Várias situações que eu vivenciei foram narradas na obra, me orientando e até mesmo, confortando. Acredito que outros leitores também se identificarão bastante com os ensinamentos preconizados pelo autor.
Em síntese, Sândalo é um livro que sabe lidar com várias questões atuais e que nos traz respostas claras e sábias, baseadas no espiritismo, para levarmos a vida com sabedoria e pacificidade. Me identifiquei bastante com o livro e foi uma leitura bastante prazerosa e acalentadora. A capa é simples e possui um efeito abstrato e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho agradável, páginas decoradas e poucos erros de digitação. Recomendo.
site: http://www.newsnessa.com/2014/06/resenha-sandalo-sergito-de-souza.html