Sandrinha 12/03/2023
É Fácil Matar!
É Fácil Matar, romance policial de Agatha Christie, publicado em 1939.
Gostei! Não tem como negar, quanto mais leio Agatha Christie mais me certifico que ela é, e sempre será a rainha do crime.
Próximo a metade do livro, pensei que descobrira o assassino, mas sabia ter algo errada nisso. Agatha não iria deixar que fosse tão fácil assim. Realmente estava certa, mas mesmo assim não descobri quem era o assassino.
O que me impressiona é a sagacidade da autora em fazer uma descrição da mente de um psicopata.
Um matador em série está a solta em uma cidade do interior da Inglaterra. Quem se aventura nessa missão é um aprendiz de detetive, o policial aposentado Luke Fitzwilliam, que estava prestes a desfrutar sua aposentadoria, voltando a Londres. Seu destino mudou drasticamente, quando conhece a senhora Lavínia Pinkerton, no trem que iria para Londres. Ela, muito nervosa e falante, relata que um assassino está a solto em sua cidade, Wychwood e que fizera várias vítimas em um curto período. Ela estava indo a Scotlan yar para relatar tudo que sabia á respeito dos crimes.
Apesar de Luke não acredita na senhora, ficou surpreso com tudo que falara. Quando vê no jornal que a senhora Pinkerton fora atropelada e morrerá. Ele ficou muito preocupado, resolve começar a investigar por conta própria o caso.
Luke não é um Poirot, mas soube colher, informações bisbilhotando, conversando com os morados da cidade, seguindo pistas que achava importantes, e se arriscando a ser a próxima vitima.
Ágatha.sempre guarda uma surpresa para o final.