litera.liza 12/09/2024
Relido com sucesso
Li "O mundo de Sofia", pela primeira vez, quando eu tinha 15 anos, mesma idade de Sofia. Na época, eu ainda não tinha aula de filosofia no colégio e também nunca havia me interessado pelo assunto. Foi meu primeiro contato com o tema e eu AMEI. Virou meu livro favorito por muito tempo.
O que Jostein Gaarder fez aqui foi resumir, em uma linguagem extremamente acessível e didática, toda a história da filosofia Ocidental.
Ele faz isso através de Sofia, uma menina prestes a completar 15 anos, que começa a receber cartas de um filósofo chamado Alberto Knox que irá iniciá-la na filosofia e conduzi-la nessa jornada de descobrimentos e reflexão. Além das cartas de Alberto, Sofia recebe também alguns cartões-postais endereçados a Hilde. Sendo que ela não sabe de quem se trata, tampouco como encontrá-la.
Sofia vai aprendendo e, ao mesmo tempo, questionando sua própria existência, estabelecendo reflexões sobre a natureza da realidade e do mundo ao seu redor. Ela vai avançando nos estudos e se perguntando se sua vida é real ou se ela faz parte de algo maior.
Paralelo ás lições filosóficas, acompanhamos o desenrolar da trajetória pessoa de Sofia e descobrimos quem é Hilde e o porquê de seus cartões terem sido endereçados à Sofia.
Eu quis reler esse livro por muitos motivos, dentre eles, por querer entender se seria uma leitura que funcionaria para o meu "eu-adulta". E, sim, funcionou!
Como se trata de conceitos bem básicos de filosofia, não é uma leitura que funcionará para todo mundo. Se você for um leitor muito habituado a conceitos filosóficos poderá achar uma grande perda de tempo. Mas, lembre-se, estamos falando de um livro destinado ao público jovem.
A linguagem é extremamente adequada a esse público, os conceitos são abordados de maneira bastante eficiente e significativa.
Eu adorei relembrar aquilo que minha memória já havia pagado. E fiquei muito feliz de perceber que, muito do que sei hoje, venho desse livro. Mesmo eu achando que não lembrava mais de nada, pude perceber que estava tudo aqui comigo ainda.
Recomendo demais!