Joao 26/07/2024
Um curso, ora, de Filosofia.
Sofia, de súbito e sem motivo algum, começa a receber cartas pelas quais um tal de Alberto Knox lhe ensinaria Filosofia. Ao mesmo tempo, ela recebe cartas destinada a uma Hilde, que, curiosamente, faz aniversário no mesmo dia que ela. Posto isso, Sofia vai desvendando a Filosofia, ao ponto de amá-la (philía), e descobrindo o mistério que envolve a tal da Hilde (e ela mesma).
**
Sobre a forma: é um bom pretexto a narrativa para ensinar Filosofia sem ser tão maçante quanto livros didáticos. Claro, o conteúdo é quase o mesmo, ou é simplificado, de modo que todos incluídos no público-alvo, ou fora dele, podem compreender a Filosofia e os filósofos. No mais, por meio da Sofia, o autor fala diretamente ao leitor, fazendo das dúvidas delas as dos leitores; são bem cômicas as perguntas diretas dela, as quais, porém, podem indicar a você se se foi perdida alguma linha de raciocínio.
Opinião: um excelente livro queune entretenimento com aprendizado, e que, através de um suspense marcante, te prende na leitura.
Crítica (mais erro meu): obviamente, não se deve lê-lo, se quiser aprender de fato Filosofia, à toa. Li-o por áudiobook e, por isso, algumas ideias e filosofias ficaram-me turvas. Melhor dica é lê-lo com um caderno, destacando sempre as partes docentes -- para revisar mais tarde.