spoiler visualizarBia 18/09/2021
Washington Square
Estou lendo para uma prova na escola, então já não esperava muito, porém foi pior do que eu pensei.
No começo eu até achei a história minimamente interessante, por causa do romance entre Catherine e Morris, era uma relação bem de época, onde, inicialmente se importavam com a beleza das palavras um pelo outro, mas depois isso se acabou totalmente.
Eu sei que, por ser um livro que narra um tempo mais antigo os valores são bem diferentes, então assuntos como: priorizar o dinheiro e o status da pessoa, homens vão pra escola enquanto mulheres procuram maridos, beleza em 1? lugar, só poder casar se o pai aprovar, são muito comuns nesse livro, e isso me incomodou MUITO, foi o 2? motivo pelo qual odiei esse livro.
O 1? motivo é a característica desses personagens, o Dr. Sloper é um pai ridículo, ele encontrava felicidade em ver sua filha sofrendo, ele sempre bricava com os sentimentos dela, como ele disse uma vez ele não liga se ela está triste desde que ele esteja certo, um homem super teimoso e insistente, ele pode não gostar do Morris, mas a forma como ele mostrou isso é vergonhosa, ele não merecia a lealdade de sua filha.
Catherine foi julgada como uma mulher fraca, estúpida, burra, feia o livro todo, e as pessoas não se sentiam desconfortáveis ao dizer isso, eu fiquei muito desconfortável com isso, mas uma coisa que eu não gostei dessa personagem em específico era sua devoção ao seu pai (que tratava ela como se fosse nada e usava a desculpa: "é para o bem dela", podia até ser, mas não do jeito que ele demonstrou), ela sofreu trilhões de vezes com suas palavras e mesmo assim continuava a ser indiferente a isso, não duvido nada que sua personalidade quieta quando algo acontecia era porque ela sabia que não iriam fazer nada sobre, então sempre escolhia sofrer em silêncio.
E sobre o "casal" entre Morris e Catherine, eu admito que no começo, antes de se declararem amantes, era fofo, mas depois ficou muita repetitivo, chato e confuso. Eles trocaram as lindas palavras e gestos de amor por preocupação com dinheiro e desinteresses repentinos para no final eles não ficarem juntos (não entendi direito o porque); pelo menos, depois de anos quando Morris volta e pergunta se eles podem ser amigos, Catherine disse não, uma das poucas coisas que eu gostei foi de sua maturidade nessa cena.
Retomando, eu sei que é um livro de época, por isso vários temas que me incomodaram eram vistos como comuns naquela época, porém isto não me colocou para pensar, por exemplo eu gosto muito de ler clássicos, mesmo sendo uma leitura difícil eles mostram a evolução dos valores da sociedade, porém nesse livro ele não mostrou isso, então no meu ponto de vista tinha diversas coisas que poderiam ser facilmente retiradas desta narrativa.