A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói




Resenhas - A Sonata a Kreutzer


156 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


Helo 20/10/2020

Uma obra muito interessante, tendo em vista a data da sua publicação e o contexto histórico na qual se insere, vemos Tolstoi abordar assuntos polêmicos como machismo, traição e principalmente a imagem da mulher como algo puro e imaculado. O monólogo nos faz refletir sobre as ações e consequências do personagem enquanto avançamos a cada página na sua psique e imersão em valores quase sagrados. Uma leitura muito fluida e enriquecedora.
comentários(0)comente



Gianny 15/09/2020

É bem interessante, a forma de construir a história até chegar ao desenlace é fascinante, vale a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila 05/09/2020

Monogamia, casamento, convenc?o?es impostas a? mulher, em especial a? que e? ma?e: A Sonata de Kreutzer, de Tolsto?i, foi escrita no final do se?culo XIX, mas cai feito uma luva nos dias atuais.
comentários(0)comente



arlete.augusto.1 14/07/2020

Delirante
Difícil concordar com a visão cínica do protagonista em relação ao amor, à paixão e às relações conjugais, mas a prosa impecável de Tolstoi está presente em cada linha desta novela, em ritmo delirante, que narra, durante uma viagem de trem, a história do protagonista e sua esposa, uma relação tóxica em que antevemos o desfecho trágico.
Douglas 14/09/2020minha estante
Estou ansioso pra ler esse livro, Arlete


arlete.augusto.1 22/09/2020minha estante
Vale a pena!




Marcele 04/07/2020

Ciúmes
Adoro livros que iniciam pelo que vai acontecer no final como como ?crônicas de uma morte anunciada? do Gabriel Garcia Marques! A sonata te joga no meio do sentimento do protagonista que te deixa até com a mão suada de ansiedade e você que saber como ele chegou ao seu extremo. Aliás, de todos autores que já li, sempre me pego surpreendida pela forma como os russos conseguem descrever os sentimentos.
Douglas 14/09/2020minha estante
Parece ser ótimo, Marcele


Marcele 14/09/2020minha estante
Confesso que gostei mto!!!


Adriano.Couto 13/11/2020minha estante
Que otima resenha!


Marcele 14/11/2020minha estante
E vc gostou?




Lipe 14/06/2020

Uma novela sobre casamento, ciúmes, infidelidade, loucura, assassinato e purgação. Tolstói nos convida a refletir sobre valores conjugais, misoginia/machismo e posição social da mulheres. Apesar do protagonista gerar "ascos" no leitor, é válido ouvirmos sua narração e discutirmos sobre seus posicionamentos e atitudes.
comentários(0)comente



Kev 13/06/2020

Foi o terceiro livro que li do Tolstói, e como os outros, foi uma história intensa e angustiante (Estou começando a achar que essa é realmente uma das características de seus livros).
Não nego que ler o tipo de pensamento que foi exposto na narrativa me deixou diversas vezes com raiva e indignação. Mas por outro lado, me levou a uma reflexão profunda (e por vezes desconfortável) sobre o a hipocrisia que se reveste o relacionamento entre homens e mulheres na sociedade.

A história se passa em um trem, onde um senhor narra a um companheiro de viagem como matou sua mulher (e expõe seus motivos).

Como mulher, tenho de admitir que foi difícil ler algumas partes... Mas no todo, foi uma leitura bastante enriquecedora, rendeu boas reflexões.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaís Aguiar 07/06/2020

Outra história impactante dos russos... Este livro trata-se do relato pessoal de um homem que assassinou a própria esposa e suas motivações para chegar a tal ato. Levanta alguns questionamentos bastante incômodos mas, ainda que absurdos algumas vezes, dignos de reflexão. O protagonista é extremanente machista e prepotente, com um discurso que é atual e preocupante. Apesar de passar muita raiva lendo, continua sendo Tolstói.
comentários(0)comente



Gabriel 31/05/2020

Uma reflexão sobre o matrimônio
Em uma conversa durante uma viagem de trem, um passageiro escuta o relato de um casamento triste e angustiante de um senhor que se vê descrente do amor e das relações conjugais.
comentários(0)comente



Rafael Bruno 18/05/2020

Uma construção social
"- (...)As mulheres procedem exatamente como os judeus, que se vingam por meio do seu poderio financeiro da opressão que lhes é infligida."

A Sonata a Kreutzer além de ser um romance inesquecível é um estudo sobre a natureza feminina e a imposição social da época. Suas análises “contraditórias” nos levam a pensar da forma mais primitiva e simples a desigualdade de gênero. Nos traz uma visão animal, de instinto humano, e desmascara todos os parâmetros sociais da figura feminina, como mulher, esposa e mãe. Ao mesmo tempo que é muito pontual, desnuda a ideia de matrimônio que ainda persiste em muitas casas. Como se não bastasse, ainda aborda de uma forma brilhante um dos sentimentos mais contraditório e delirante dos seres humanos: o ciúme. Conecta esse sentimento a ideia de posse. Por fim, com sua escrita peculiar faz o leito vivenciar aquela emoção junto com o personagem e de forma sutil, até a última letra, revela a distorção da realidade, a ponto de nos deixar em dúvida o que realmente aconteceu. O final é impecável e sua dualidade de interpretação faz perder o sono.
comentários(0)comente



Gabi 14/05/2020

Intenso
Meu primeiro contato com literatura russa não poderia ter sido melhor. Este livro nos traz diversos sentimentos em relação ao personagem principal, passando do asco a pena. Aborda o machismo de maneira tenaz, abrindo margem a diversas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e no casamento!
comentários(0)comente



João Bruno 11/05/2020

O segundo livro que leio no meu descobrimento da literatura russa, comecei com Dostoiévski, e pensei esse é meu autor preferido, que livro.
Li Tolstói, a mesma coisa, que livro, que escrita ... Ciúme, tensão, machismo, que inclusive na Rússia é até hoje tão "cultural" quanto é no Brasil, por exemplo.
Uma grande obra, outro grande autor russo, que me causou uma tremenda dúvida, entre qual desses dois autores russos é o meu preferido.
Mas pretendo me aprofundar na obra deles, e independente do melhor, com certeza terei bons momentos nessa minha empreitada.
comentários(0)comente



156 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11