Andreia Santana 03/04/2024
Regras importam, mas sem leveza viram camisa de força
No País dos Prequetés é um clássico e, mais do que uma história divertida, é um roteiro de teatro com cenas envolvendo crianças e bonecos/fantoches. Conta a história da curiosa e criativa Nita, uma garota que nas brincadeiras de 'boca de forno', tem sempre uma forma própria de interpretar e executar 'o que seu mestre manda'.
Cansada de ser mandada e nunca aceitarem que ela subverta as regras para deixar as brincadeiras mais interessantes, Nita resolve procurar um lugar onde possa ser livre, sem normas chatas e senhorias. Vai esbarrar no País dos Prequetés, onde todo mundo faz o que quer, na hora que quer e como bem entende. No meio do caos que é uma vida sem nenhum tipo de pacto civilizatório, a menina faz descobertas surpreendentes sobre liderança, respeito, solidariedade e responsabilidades compartilhadas.
Além das lições ensinadas, o livro tem aquele gostinho de nostalgia das brincadeiras 'do tempo antigo', como dizia o meu filho quando era criança. O tempo antigo, no caso, era tudo o que veio antes dele (nasceu em 1997), como a infância da mãe (nascida em 1974), que cresceu em uma realidade analógica e pontuada por brincadeiras de rua como 'chicotinho queimado', a já citada 'boca de forno', 'picula' (também conhecida como pega-pega) e 'se esconder' (esconde-esconde).
A história tanto dá para montar uma peça na escola, em casa ou no bairro, com os amigos, quanto reunir a criançada para uma sessão de resgate dessas brincadeiras que se perdem em tempos de telas e interações on-line.
Ficha Técnica:
Hoje tem espetáculo: No País dos Prequetés
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Nova Fronteira, 2001
50 páginas
R$ 6, em média, + frente (livro físico, brochura, Estante Virtual)
*Livro lido para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. Hoje em espetáculo: No país dos prequetés foi o livro 32 do desafio #50livrosaté50anos e 12, da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.
site: https://mardehistorias.wordpress.com/