Carla.Parreira 08/10/2023
Curso de iniciação Logosófica
?
A logosofia propõe a prática de um rigoroso exame dos pensamentos que tem maior influencia sobre o Eu particular, analisando a conseqüência de cada pensamento que governa nossa mente e conseqüentemente a nossa vida. De tal forma os pensamentos podem ser classificados pela origem (própria ou alheia) e valor (positivo e negativo). Através disso é possível eliminar os pensamentos inúteis, nocivos e que possuem composição mental incompatível com a evolução consciente, a qual requer uma vigilância constante das alternativas desse processo mental. Para viver em plenitude consciente, é necessário que a consciência se manifeste com permanente atenção; que vigie e intervenha em tudo o que pensemos e façamos. A vida se transforma, certamente para melhor, com a simples troca dos pensamentos que a sustentam moral, psicológica e espiritualmente. Diz ainda o livro que a palavra crê deve ser substituída pela palavra saber, porque é sabendo que o homem consegue ser verdadeiramente consciente do governo de sua vida, ou seja, daquilo que pensa e faz. A única concessão possível ao ato de crer é a que surge espontaneamente como antecipação do saber, durando o tempo mínimo requerido para sua verificação através da própria razão e sensibilidade. Nessa situação, fica claro que um saneamento de preconceitos é, pois, indispensável para todo ser humano que queira encarar com êxito o processo de evolução consciente.
Algo que achei interessante é a distinção feita entre personalidade e individualidade. A personalidade é definida como o ser físico, sua figura estética, sua educação e cultura condicionadas com refinamento ao externo, buscando sempre a exaltação de seu conceito pessoal ante seus semelhantes. Individualidade é o contrário: a conseqüência da evolução, do cultivo constante das qualidades morais e psicológicas latentes no ser.
O livro ressalta que a personalidade ganhou império ao avançarem as civilizações em seus refinamentos culturais, provocando o eclipse da individualidade, a qual foi suplantada pela figuração, isto é, pelo conceito exaltado da própria pessoa. Daí a definição de ser a logosofia exatamente a especialidade cientifica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do individuo. Quando o homem aprende a conhecer seus próprios pensamentos, os localiza em sua mente e os seleciona para servir-se dos melhores; e quando sabe que pode criar pensamentos próprios em vez de usar os alheios, e exercita sua faculdade de pensar, já está em posse de uma chave para dominar seu campo mental e estabelecer suas defesas mentais. Mas ainda deverá conhecer a fundo suas deficiências psicológicas e lutar contra elas, a fim de vencê-las e eliminá-las, para não oferecer pontos vulneráveis em sua pessoa física, moral e espiritual. Assim, os resultados da realização logosófica pode ser obtido em aspecto físico, psicológico, moral e espiritual. Tem efeito sobre pessoas de temperamento nervoso, tímido, amargurado e céticos. E para finalizar uma frase das paginas finais: ?...Deus dotou cada criatura humana para que a liberdade, o dever, o direito e a responsabilidade se consubstanciem nela como essência viva e inalienável de sua existência...?