Eduarda.Silva 02/11/2021
um livro pesado, mas necessário...
Foi o meu primeiro livro do King, me impressionei pela sua escrita incrível e extremamente detalhada, lembrando que Escuridão Total Sem Estrelas foi o vencedor dos prêmios Bram Stoker e British Fantasy. (o livro não é brincadeira não, minha gente)
Não darei spoilers sobre o fim dos contos, porém, vou comentar rapidamente sobre cada um deles.
No conto 1922, o protagonista é um agricultor que queria expandir os seus negócios enquanto sua esposa queria vender seus 100 acres para um frigorífico. O sonho dessa mulher é se mudar para a cidade, tentou de várias maneiras convencer o filho do casal de que a vida seria muito melhor. Seu marido, obviamente não gostou e tomou atitudes extremistas. O conto nos mostra a ganância humana e a consequências das escolhas.
O segundo conto, O Gigante do Volante (que foi o mais pesado na minha opinião), tem uma protagonista que é autora e dirigiu até outra cidade para dar uma palestra sobre seus livros, mas na hora de voltar para casa, ela toma um atalho indicado por uma das organizadoras dessa palestra, e durante esse caminho tem um pneu furado e fica desesperada, até que chega um cara com mais de dois metros de altura dirigindo uma caminhonete (daí o nome Gigante do Volante) oferecendo ajuda, momentos depois essa moça é espancada, estuprada e deixada para morrer em uma floresta, ao olhar em volta, percebe que há outros corpos, e pensa que possivelmente são outras vítimas do Gigante do Volante, ao desenrolar da história, percebemos que todo esse contexto deixou um sentimento de vingança muito forte nessa protagonista, e esse sentimento é consolidado.
O conto extensão justa se trata de um protagonista que está sofrendo de um câncer, e esse protagonista encontra um cara no meio de uma rodovia alegando que vendia extensões, ao indagar sobre do que se tratava essas extensões, recebeu a resposta de que seriam extensões de qualquer coisa, órgãos genitais, cabelo e até mesmo extensões de vida. Enquanto a conversa se desenrola, o protagonista percebe que a sombra desse vendedor não condiz com a sua aparência física (deixando bem claro quem o cara é, né? ?), achando que é apenas uma alucinação, continua conversando até que resolve "comprar" uma extensão de vida, o problema seria o preço a pagar. O conto nos mostra que tudo tem um preço a ser pago e da ênfase no egoísmo humano.
O último conto da coletânea é Um Bom Casamento, ele começa nos mostrando as etapas de um relacionamento e como tudo pode ser perfeito, até que a protagonista da história, a esposa, encontra uma caixa contendo várias evidências sobre assassinatos cometidos por seu marido. O conto nos mostra que você pode viver anos e anos ao lado de uma pessoa, mas nunca saberá tudo sobre ela.
É um livro pesado, mas necessário pelo fato de que há muita brutalidade nos contos, porém, nos mostra o pior lado do ser humano, o autor me mostrou diversas faces que eu desconhecia.
Eu recomendo e não recomendo esse livro, há muitas passagens fortes, é preciso ter estômago para lê-las, eu não obtive muita dificuldade, mas um amigo meu passou mal kkkkk é por sua conta em risco.