Viagens na minha terra

Viagens na minha terra Almeida Garrett




Resenhas - Viagens na Minha Terra


83 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/11/2024

Viagens na Minha Terra trata-se de um tipo de narrativa multifacetada, conhecida como livro de viagem. Almeida Garrett, ao adotar matéria contemporânea como núcleo da narrativa em Viagens na Minha Terra, conferiu agilidade e senso de experimentação ao romance português. Um dos livros mais importantes do século XIX no país, os efeitos culturais desse romance só encontrariam paralelo nas obras de Eça de Queirós, surgidas cerca de trinta anos depois.



site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574805924
comentários(0)comente



Marcia 24/09/2024

Minhas impressões sobre o livro
Finalizada essa releitura que me levou pelas terras de Portugal.
É um clássico da literatura portuguesa, escrito na época que Portugal saía da guerra civil, sec XIX. Nesse período D.Pedro I ( que é D Pedro IV em Portugal) tinha deixado o Brasil para brigar com seu irmão Miguel que era a favor da monarquia absolutista. D. Pedro era a favor da monarquia constitucionalista. Bom, disse isso para ambientar quem for ler esse livro que gosto muito. Um livro que no começo é um pouco cansativo pois o escritor tem muitas digressões mas depois fica mais interessante. As digressões, apesar de um pouco cansativas, nos faz refletir, sao pontos interessantes.
O livro vai narrar a viagem do narrador, nos fazendo imaginar as estradas e lugares e depois teremos um romance dentro dessa história onde conheceremos os personagens principais: Carlos, Frei Diniz e Joaninha que é prima de Carlos. Os dois são apaixonados.
"O amor entre os dois primos parece inabalável, mas reviravoltas externas e um segredo são capazes de comprometer a estabilidade da relação."
Muito bom! Romance fictício com contexto historico real.
Valeu!
comentários(0)comente



dihgayzolas 29/07/2024

Na minha opinião, esta é definitivamente uma leitura complicada, já que este livro tem muito vocabulário desconhecido que torna a sua leitura mais difícil e confusa, também como o livro é mais antigo é um pouco secante, mas super recomendo o livro para quem gosta de romances, crónicas históricas e sátiras sociais.
Apesar de tudo adorei esta leitura, embora ache a obra um pouco complexa, não acho que isso invalide a qualidade desta obra clássica que será lembrada por gerações.
comentários(0)comente



Leia o Livro Fefe! 19/06/2024

Um conto dentro uma jornada real
Viagens de Minha Terra se passa no ano de 1843, quando foi escrito, e nele Almeida Garrett quebra convenções da escrita portuguesa da época narrando uma história fictícia dentro de uma história real conforme viaja o vale do Santarém e escuta através de seus moradores o conto de Carlos e Joaninha, o soldado que renegou sua terra e a garota dos olhos de esmeralda.
comentários(0)comente



snoopyievski 21/05/2024

Ele viaja mesmo
É muito bacana porque ele de fato tem muitas viagens!! De todos os tipos possíveis!!! Ele viaja à beça mesmo!!!
Admito que as reflexões dele às vezes dão um soninho bacana, mas às vezes são sensacionais e ele é bem à frente de seu tempo. A historinha é super bacana. Particularmente, achei ele hilário e várias vezes me peguei sorrindo de algo que ele disse. Garrett devia ser um moço muito querido.
comentários(0)comente



Kvvvnn 24/03/2024

Zzzzzzzzzzz
Ser um classico não implica qualidade, apenas a importancia para um dado periodo, esse livro demonstra muito bem isso.
comentários(0)comente



booksdalaus 26/02/2024

Viagens na minha terra
Terreiro do Paço, Lisboa, julho de 1843. Liberais e conservadores disputam o poder político em Portugal. Dependentes da Inglaterra, os portugueses amargam um grande atraso econômico. Nesse cenário, Almeida Garrett, precursor do movimento romântico e liberal de carteirinha, embarca numa viagem rumo a Santarém, disposto a revelar as mazelas estruturais de seu país, num intrincado jogo de narrativas que mistura realidade e ficção, para compor uma das obras mais inovadoras de sua época.
comentários(0)comente



Maria.Cecilia 26/01/2024

Interessante!
"O coração humano é como o estômago humano, não pode estar vazio, precisa de um alimento sempre!"



"Talvez seja este o motivo da indefinida permissão que é dada aos poetas de andarem enamorados sempre!"



Viagens na minha terra, do célebre autor Almeida Garrett, é um dos marcos do romantismo português.

Narrado em primeira pessoa, mostra os caminhos de Portugal, com descrições de praças, igregas, palácios, e reflexões sobre política, sociedade e arte. Há uma conversa aberta muito interessante com leitor.

O que me chamou a atenção no livro foi a narração de uma história sobre "a menina dos rouxinóis, Joaninha, que vivia com sua avó cega e aguardava a volta do primo amado da guerra.

Se você quer conhecer Portugal do século XIX sentado na sua poltrona, abra o livro.



Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!
comentários(0)comente



Eliane406 23/01/2024

A era romântica e sua importância na digressão da narrativa
?O italiano tinha fé em Deus, o alemão no ceticismo, o português na sina pátria. É preciso crer em alguma coisa para ser grande - não só poeta -, grande seja no que for. Uma Brísida velha, que eu tive, quando era pequeno, era famosa cronista de histórias da carochinha, porque sinceramente cria em bruxas. Napoleão cria na sua estrela, La Fayatte creu na república-rei de Luís Filipe; e, para que ousemos também celebrare domestica facta, todos os nossos grandes homens ainda hoje crêem, um na junta do Crédito, outro nas classes inativas, outro no mestre Adonirão, outro, finalmente, na beleza e realidade do sistema constitucional que felizmente nos rege.
Cáp.6 pág.45.

?O livro foi lançado em 1846, e, é uma obra na qual se misturam o estilo digressivo da viagem real (que o autor fez de Lisboa a Santarém) e a narração novelesca em torno de Carlos e Joaninha.
Uma das obras mais importantes do romantismo português.
comentários(0)comente



Anota 19/01/2024

Viagens na Minha Mente
Esta obra foi inspiradora, ainda mais por saber que Garrett foi a influência direta do estilo Machadiano entre narrador-leitor em sua fase mais madura. Minha experiência de leitura foi boa em geral.

O livro segue o estilo da moda na época de Diário de Viagens e Garrett sempre demonstrou um domínio estético sofisticadíssimo, este um dos grandes destaques da obra. Há duas narrativas principais aqui, as quais se encontrarão ao final da história. O narrador-escritor dos registros percorre a região de Santarém, em Portugal, e dentre muitas outras reflexões, expõem suas opiniões sobre o estado de conservação dos monumentos históricos da região e como estes são uma herança mal aproveitada, que o então governo deveria valorizar o passado para enfim engatar no futuro.

A segunda narrativa principal é sobre a Menina dos Rouxinóis, que na verdade é uma história contada pelo narrador como mais uma de suas muitas para cada lugar que se passa. Quando em sua peregrinação o escritor passa pelo vale de Santarém, é que se começa a triste narrativa que se mostra não como uma fábula da região, mas que é real.

Enfim, não se pode pular este exemplar de grandes obras da literatura de língua portuguesa, e que se acompanhado nesta edição, a qual eu li, da Ateliê Editorial, a experiência é melhor sentida. Muitas notas informativas, um glossário de palavras, pessoas, histórias e lugares que o leitor médio pode não conhecer e suas respectivas explicações, e o melhor, mais de 50 páginas de texto de apoio para contextualização e consideração crítica. Edição maravilhosa para clássicos, obra exemplar do romantismo português.
comentários(0)comente



Renato.Machado 01/01/2024

Interessante, mas...
Uma leitura interessante, porém com muitas digressões do autor-personagem a coisas relacionadas a época em que foi escrito. Ou seja, nós leitores atuais ficamos meio perdidos em muitas delas. A história de Carlos e Joaninha, que é uma história dentro da história, acaba por fazer valer a pena conhecer a obra, apesar do final dessa história ser marcado por um forte traço do Romantismo. Não sei se recomendaria esse livro. Acabei obtendo ele por conta dele estar em promoção por R$5.00 hahaha, aí não resisto a comprar livro baratinho assim...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@menos.uma.pagina 14/03/2023

Viagens na Minha Terra
? Este foi um livro que ponderei muito se havia gostado ou não. No final das contas, gostei.
.
? Viagens na Minha Terra vai abordar uma viagem do autor de Lisboa até Santarém, sendo esta apenas uma das partes da narrativa. A outra é um romance que o próprio autor diz ter ouvido durante a viagem.
.
? É um livro interessante, sem dúvidas. As divagações históricas e filosóficas ao longo da narrativa são bem interessantes, mesmo o autor, por vezes, deixando-se levar por elas. Creio porém que se o livro fosse inteiramente sobre a viagem, teria se tornado um tanto quanto massante.
.
? O toque interessante do livro veio da história de Carlos e Joaninha. Um romance quase medieval, com amor "proíbido" guerras, desavenças e segredos familiares. Esta narrativa dentro da narrativa deu um gostinho especial para a história.
.
? A viagem é narrada expondo os pontos históricos de Portugal, de sua história, de sua ascenção como o grande Império Português. É explícito o sentimento patriótico do autor, não um certo patriotismo que vemos por aqui... Mas um patriotismo real! De amor por sua terra! E que demonstra real descontentamento quando vê seu país sendo entregue em mãos erradas.
.
? Um livro um pouco cansativo em alguns momentos, mas que vale bem a leitura.
comentários(0)comente



83 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6