Não Espere Pelo Epitáfio...

Não Espere Pelo Epitáfio... Mario Sergio Cortella




Resenhas - NÃO ESPERE PELO EPITÁFIO...


54 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


mg4bi 24/07/2022

PRIMEIRO
Lembro como se fosse ontem... Escolhi esse livro pra fazer um trabalho de português no 9º ano. Foi o primeiro livro que eu li de verdade.

E eu nunca esqueci da parte da martelada ?
comentários(0)comente



Carina 10/09/2013

Filosofia em pílulas
"Não espere pelo epitáfio" é um livro de textos curtos e simples, como aquelas mensagens de reflexão que recebemos por e-mail, com a diferença de ser mais profundo e recheado de intertextualidades. Não é um livro que se proponha a nenhuma filosofia que não seja a do cotidiano. Voltado a um público mais leigo, o que a obra oferece são alguns questionamentos sobre a vida, a morte, a esperança, a democracia, a beleza, etc.

Cortella é melhor como palestrante, mas seus textos são igualmente agradáveis, ainda que suas palavras sejam menos apaixonantes quando presas ao papel. Entretanto, ainda assim tanto suas lições de vida quanto sua capacidade de selecionar trechos interessantes de outros autores nos cativam. Uma leitura leve, porém provocante.
comentários(0)comente



Inlectus 03/09/2023

Bom.
Filosofia prática para a vida, uma evolução no dia a dia e nas escolhas do cotidiano, assim funciona a mente do Cortella, rica e enriquecedora de interiores, vale a pena.
comentários(0)comente



Larissa.Carvalho 06/06/2021

Interessante!
Com textos curtos, que podem ser lidos rapidamente e nos fazer refletir por tempos. Meu favorito foi ?comemorar o terror?.
comentários(0)comente



Tatiana455 25/04/2023

O livro reúne pequenos capítulos em que o autor mescla conhecimentos filosóficos gregos, italianos, orientais, passagens bíblicas, literatura, entre outras fontes, sinalizando que podemos pensar a partir de diversas perspectivas e tudo serve de ponto de partida, para gerar o aprendizado.
comentários(0)comente



Camis 28/02/2021

Bom senso
Mais um livro do Cortella que eu devoro por sua linguagem fluida. Um livro que, não entendo como provocações, mas sim, o escritor e filósofo colocando muito bom senso em todas as suas colocações.
Mais uma obra para ter na estante.
comentários(0)comente



Raquel 06/01/2021

3/5
Como todo livro do Cortella, este livro nos faz viajar entre diversas histórias e citações. Muitas reflexões e aprendizados. Disponível no Kindle Unlimited.
comentários(0)comente



mumuriarte 13/03/2012

Leitura fácil e delicosa
O livro, como diz no prefácio, é uma coletânea de crônicas do autor, publicadas entre 94 e 2004 na Folha de São Paulo. Falam de coisas do dia a dia. Fala das humanidades, no sentido das nossas peripécias na convivência em sociedade. É um livro para a vida moderna, pois as crônicas tem o tamanho ideal para que sua leitura caiba nos curtos intervalos diários de sossego. Leia e aprove.
comentários(0)comente



Carminha 07/02/2013

Como é que a vida é ...
Não espere pelo Epitáfio

Conheci o autor porque participei de um evento onde ele foi um dos palestrantes(Congresso Conhecer-2006),aqui no RJ. Então comprei o livro que é uma seleção de crônicas e ou , como coloca o autor , são pensatas filosóficas, que foram sendo preparadas durante uma década. Algumas dessas crônicas foram publicadas por ele, (autor), no jornal Folha de São Paulo (entre 1994 e 2004).
No livro Mario Sergio coloca questionamentos comuns à todos nós , como também , faz provocações filosóficas , levando-nos (leitores)à refletir sobre questões que permeiam nossas vidas.Como por exemplo: Cada um deve viver suas próprias experiências , por ser impossível transferir de uns para outros , porque ninguém é dono de verdades absolutas e indiscutíveis e portanto devemos duvidar das generalizações . Viver a vida intensamente e não se arrepender do que não fez.
Trechos que destaco do livro:
"Não é necessário ir até os extremos, mas é essncial não ficar restrito ao confortável e letárgico centro ,muitas vezes o meio pode ficar anódino , inodoro,insípido e incolor. Alguns desses desejos de romper fronteiras mornas , só aparecem nos epitáfios, sempre em forma nostálgica e lamentadora de um "eu devia ter"...
(página 16)
"...É preciso ir colocando incômodos pontos de interrogação ao final de muitas máximas. De fato , quem espera sempre alcança...Vaso ruim nunca quebra...Quem parte e reparte fica com a melhor parte...etc. Duvidemos um pouco".
(página 22)

Epitáfio-Substantivo masculino.inscrição tumular

comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julli. 27/09/2023

Pílulas de sabedoria
Quem já viu alguma entrevista ou palestra do autor facilmente vai conseguir ler este livro ouvindo mentalmente o professor Cortella falando.
Os capítulos são independentes: Oferta de história e filosofia com um quê de crônica.
Temas pertinentes. Boa leitura!
comentários(0)comente



mateusagroecologia 29/06/2021

Provocações
Como característico do professor Cortella, os textos são bastante provocativos e eruditos apesar de serem curtinhos.

Vale a pena a leitura para quem busca inquietar-se diante das vivências provocadas pela vida.
comentários(0)comente



Cami 15/06/2023

Sentir da vida
O que mais me marcou nesse livro foi essa percepção de que os textos podem ir fluindo e sendo construídos a partir do sentir da vida, que é rica em percepções filosóficas e reflexões!
comentários(0)comente



joaoaranha 22/08/2016

Vale pela reflexão
Não se consegue achar um livro do Cortella que seja ruim. Porém, o diferencial de "Não espere pelo epitáfio" que o diferencia dos outros de sua coleção, é que são reflexões bem mais curtas que o normal. Pra quem se acostumou com reflexões maiores do autor, sente estranheza. Mas isso não tira o brilho da leitura, que é recomendada.
comentários(0)comente



Valdo.Alencar 08/05/2024

O filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella já é conhecido pela clareza e relevância na escrita, além de ser uma pessoa simpática e atenciosa com o seu público. "Não espere pelo epitáfio" é um livro que goza de um grande mérito literário, pois embora seja um livro de filosofia, consegue ser muito atrativo e cativante, assim como aquele bom e velho romance ou ficção que quase todo mundo já leu.

A obra é destinada a abordar uma série de assuntos relevantes para o pensamento humano e para a vida em sociedade, coisas que vão desde os problemas habituais do dia-a-dia à problemas que abordam questões sobre a razão e a existência. Cada capítulo é escrito de forma muito simples e fácil de se compreender, especialmente pelo fato de serem bastante curtos. É um livrinho muito gostoso de se ler, especialmente pra quem está começando a se interessar por filosofia.
comentários(0)comente



54 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4