Rafa P. 21/10/2013Surpresa muito positiva !!Vou fazer um desabafo aqui. Eu estou de saco cheio ( sorry o palavreado) com essa modinha onde os autores acreditam que somente um romance e nada mais, é suficiente para sustentar uma história.
Por isso, quando me deparei com o livro Just Listen, em um primeiro momento pensei ,mais um livrinho bobo, mas ao me aprofundar na leitura, eu fiquei fascinada pela a estrutura da história e a forma bem peculiar de narrativa da autora.
Analisando seu conteúdo e dentro do estilo e público destinado, a qualidade da história é impressionante. E principalmente por ser tratar de um livro YA, fiquei duplamente surpresa, pois a qualidade, informações e empenho da autora em não somente contar mais uma história, e sim propor uma reflexão para os adolescentes e jovens, a respeitos das conseqüências, dos perigos do isolamento social, distúrbio alimentar, amizades e relacionamentos é muito pertinente, principalmente em uma sociedade tão individualista.
Acredito que a autora investigou muito sobre o mundo dos adolescente, pois a forma como ela aborda os conflitos, incertezas, relacionamento familiar, etc., pois durante toda a narrativa, ela procura dialogar com o leitor, e o transporta, literalmente, para dentre deste universo.
A história , embora extremamente óbvia e previsível , consegue surpreender por abordar temas delicados como os que citei acima, e ainda abordar sobre violência sexual. EU não considero isso spoiler, pois ao ler a sinopse, fica bem claro o rumo da narrativa seguirá, principalmente aos sermos apresentadas as personagens logo nas primeiras páginas.
Outro ponto bem interessante é contexto familiar da personagem principal, o distúrbio alimentar da irmã, a alienação da mãe, são temas que embora não tenha sido abordado de maneira muito profunda, ainda sim traz importantes reflexões sobre o tema, principalmente por abrir discussão sobre os ditos “ padrões de beleza” e estilos de vida muitas vezes impostos pela sociedade.
Com relação aos personagens principais:
O personagem de Owen é muito carismático, e a relação dele com Anabelle é algo muito bonita de se ver, embora a personagem feminina consegue tirar qualquer um do sério, mas dou o desconto, porque afinal de contas, ela tem somente 16 anos.Depois somos compensados com o seu amadurecimento, que também é muito bem trabalho, nunca soando de maneira superficial.
O livro não é perfeito, tem umas falhas aqui e ali, mas não prejudicou no resultado final, que foi extremamente satisfatório.
Recomendo !!
Melhores momentos ..
* As pessoas podem nos surpreender.
- Sabe, parece mesmo que você tem todas as respostas
Não. Só estou tentando fazer o melhor que posso de acordo com as circunstâncias.
* É isso que eu quero dizer. É por isso que não conseguimos esquecer. Não importa quanto tempo tenha passado, essas coisas ainda nos afetam e afetam o mundo em que vivemos. Se você não prestar atenção no passado, nunca entenderá o futuro. Está tudo ligado. Entende o que eu estou dizendo?