Vanessa2394 20/06/2024
Uma Obra Prima
Eu já li algumas poucas centenas de livros na minha vida, por isso sei que é realmente muito difícil encontrar um livro que fale com sua alma de leitor. Se precisasse ler mais algumas centenas de livros medianos só para encontrar outro livro como esse, eu leria com prazer.
Para resumir meu sentimento ao ler essa estória, acho que duas palavras bastam: desconcertante e imersivo.
Eu fico admirada, cada vez que eu paro para pensar sobre, com o quanto Gabriel Garcia Marquez é fodão por além de ter criado uma estória tão legal, mas, também, pelo seu put* domínio da estória, com seus muitos personagens, com suas várias gerações, com, simplesmente, saber lidar tão bem com a passagem do tempo, e com os fantasmas que resistem em sua trajetória.
As tiradas de humor, as críticas por trás dos acontecimentos, a relação tão realista entre as personagens, a vida dessa família e a herança que todos carregam, tanto na parte material quanto de imaterial que trespassa ao longo dos anos... A individualidade - e, a estranheza - que cada personagem tem consigo mesmo, e a solidão que é intrínseca a cada um... é de encher os olhos... é mágico.
Eu realmente, verdadeiramente, gostei muito desse livro ao ponto de não saber o que escrever sobre ele. Ele simplesmente me deixa sem palavras.
Claro que, em alguns pontos, algumas características da estória - principalmente relacionadas aos costumes na época - são desconcertantes e um tanto quanto intragáveis de se acompanhar (sim, estou falando do plot da Remédios, a primeira no caso kkk). São questões amargas e angustiantes de ler, tendo uma visão moderna e reconhecendo as coisas com o nome que têm.
De outro norte, o lado fantástico de Macondo traz uma vibe tão própria e tão legal para a estória que é difícil acreditar que esse povoado não existiu de verdade, com suas borboletas amarelas e formigas vermelhas.
A escrita, traz uma riqueza para a estória, cada parágrafo parece um conto a parte. Vi muita gente reclamando de excesso de informação, mas eu estava tão imersa na leitura que só queria mais.
Cem Anos de Solidão é um livro incrível, que merece ser lido e, definitivamente, merece a fama e os premios que o acompanham. O único problema que se sobressai depois da leitura é o sentimento de abandono, pois eu realmente não sei onde vou encontrar uma estória tão grandiosa como essa.