Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


3018 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Raony.Lima 05/11/2024

Espetacular
Se tornou um dos meus favoritos, sem sombra de dúvida. Senti-me da Família Buendia, e todos os seus incontáveis e incríveis acontecimentos que me transportaram pra dentro de Macondo.

Como Ursula sempre falou - e foi confirmado em toda a leitura do livro - a história da família é círculo, onde tudo o que acontece no passado, é a mesma coisa do presente. Uma família que desde o seu início é marcada pela solidão da descendência, as vezes uma solidão compartilhada, na maioria das vezes uma solidão solitária.

Não existe um personagem sem uma história bem construída e características marcantes, que apesar dos nomes serem repetidos, você consegue saber quem é só pela forma como age, fala (levando em consideração que o presente é uma mera repetição do passado na família)

O livro me lembrou bastante Torto Arado, com Água Negra como cidade das história da família de Bibiana e Belonizia, quase certeza que Itamar Vieira Júnior se inspirou nessa genialidade de Gabriel Garcia Marquez.

O livro merece todo reconhecimento que tem. Fantástico!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ClaudiaLuc 02/11/2024

Livro difícil de ler. Mais difícil de chegar ao fim. Ao acabar, dá vontade de começar a ler novamente, pois parece que passamos a fazer parte da história da familia Buendia. Mas ao mesmo tempo é uma história de tristeza e solidão, que nos faz pensar sobre nosso papel neste mundo e como - e se - seremos lembrados.
comentários(0)comente



Wellina 02/11/2024

Solitário
É um livro excelente e muito bem escrito, acho ele tão verdadeiro nos núcleos familiares. Como o José Arcádio pai se comporta e como a Ursula se comporta, sinto que já conheci muitos casais desse modo, um sonhador e inconsequente e o outro com senso de dever notável. É estranho acompanhar como a Ursula é o pilar de tudo para todos eles, sem ela tudo desmorona, acho legal existir uma obra que retrata o que realmente é uma mulher na sociedade.
O livro me fez sentir a solidão de cada um deles, apesar de sempre juntos sempre estavam sozinhos em seu egoísmo, em seu orgulho, e até nos seus amores. Achei tudo muito triste, da uma sensação de vazio como eles vivem fazendo escolhas horríveis
E a tal da Fernanda é o cão em pessoa.
comentários(0)comente



mmserafim 02/11/2024

Cem anos de solidão
Adentrei o universo de Gabriel García Márquez com seu livro mais conhecido. Essa obra da literatura latino-americana, que conquistou o Nobel de Literatura, me deixou bastante intrigada. Nela, o estilo único do autor com o realismo mágico é bastante evidente.

A história se passa em Macondo, uma cidade que, com o passar dos acontecimentos, parece se tornar uma espécie de espelho. Por mais longe que se vá, parece que tudo já aconteceu antes. A matriarca Úrsula foi uma das personagens a que mais me apeguei, junto com seu marido, o fundador da cidade. Ao longo da narrativa, a leitura pode se tornar um pouco cansativa, mas nunca desinteressante. Um dos desafios é que os nomes da linhagem familiar são parecidos, o que pode gerar confusão ao longo do tempo. Mas vale a pena do começo ao fim. São tantas reviravoltas... a maioria das quais jamais passou pela minha cabeça. Recomendo muito para quem já tem o hábito de leitura; já para quem está começando, talvez não seja o mais indicado.

Levei um ano para terminar (tive que conciliar com o trabalho, horas extras, faculdade... foi um ano bastante caótico), mas valeu muito a pena.

Melhor presente de Natal que eu poderia ter recebido.
comentários(0)comente



Renata 31/10/2024

Não sabia nada do livro então foi engraçado descobrir no meio da leitura que se tratava de um realismo fantástico
comentários(0)comente



Emy 31/10/2024

Cem Anos de Solidão| Resenha
?O segredo de uma boa velhice é simplesmente um pacto honroso com a solidão.?
Nota: 4??

vocês acharam que nesse perfil só tem resenha de romance adolescente?????

?Um dos maiores clássicos da literatura, e ganhador do prêmio Nobel, nele Gabriel García Marquez, narra a incrível e triste história dos Buendía e apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo.

?A historia é narrada de modo a parecer que tudo faz parte da mais banal das realidades,quando na verdade você passa o tempo inteiro tentando supor os caminhos que a leitura vai levar e simplesmente não consegue.

??Não é uma experiência fácil de leitura,se você não está acostumado com esse tipo de narrativa (levei duas vezes mais do meu tempo médio), o perigo de se perder e desistir é grande,ainda mais com tantas gerações e nomes repetidos de personagens(me perdi diversas vezes,mesmo com a árvore genealógica para consultar).

??Apesar disso, Gabo (apelido pelo o qual seus leitores o chamam), compõe personagens com cargas emocionais indescritíveis e trajetórias nada lineares que nos faz continuar a leitura, que passeiam entre tragédias e romances com facilidade,nos mostrando a solidão interior de cada um.
Detalhe: nomes parecidos e até iguais,mas nenhum personagem é construído de forma parecida ou sem intensidade.

?Cem anos de solidão é uma obra grandiosa e atemporal, sobre a qual é possível construir diversos paralelos com a nossa própria existência. Acompanhar o realismo mágico e o contraponto com os momentos reais vividos na Colômbia chega a ser assustador.

?Mágico,Melancólico,Trágico e Impressionante?é um daqueles clássicos que precisam ser lidos!

até a próxima?

??| @e.fbooks
comentários(0)comente



lilice 29/10/2024

Impecável!
??e então aprenderam que as obsessões dominantes prevalecem contra a morte, e tornaram a ser felizes com a certeza de que eles continuariam se amando com suas naturezas de assombrações muito depois que outras espécies de animais futuros arrebatassem dos insetos o paraíso de miséria que os insetos estavam acabando de arrebatar dos homens.?

Leitura extraordinária! E tradução primorosa de Eliane Zagury.
comentários(0)comente



Gabriel_osoa 28/10/2024

🤬 #$%!& Melquiades
Gente, me deram esse livro comentando sobre como ele é reputado "o melhor livro já escrito na história da humanidade"

E na moral, talvez ele seja mesmo!

É absurda a forma como ele conduz a narrativa, a epítome do Realismo Fantástico, e a construção da história e da estirpe dos Buendía é insana

Juro, eu dei uma gargalhada muito alta depois que terminei a última frase do livro. Não por ser engraçado (já que é trágico) e sim porque é assombroso como ele termina no exato mesmo ritmo que começou: te prendendo até a última linha!

Enfim, não tenho como dizer se ele de fato merece a alcunha hiperbólica que tem, mas assim, definitivamente o melhor que eu já li...
comentários(0)comente



My_bn 28/10/2024

Eu diria que tenho muito a falar desse livro, como outros que falo e falo, mas pouco gosto, mas prefiro escrever em sânscrito, deixar em mãos de uma família duvidosa, observar gerações tentando entender e me prevenir de não ter um filho com rabo de porco.
comentários(0)comente



Fernanda 26/10/2024

Cem anos de solidão
Muito provavelmente não é o melhor livro do autor para se iniciar a leitura das suas obras, não por ser ruim, mas por ser extenso com quantidade grande de personagens que se intrincam em mais de 100 anos da saga de uma família e uma cidade.
Por ter muitas fantasias em meio a realidade, em muitos momentos não se entende perfeitamente o que está acontecendo, mas seguindo o fluxo da leitura, se retoma o entendimento.
Pensei algumas vezes em desistir da leitura, mas ao mesmo tempo não conseguia largar, e não há nenhum arrependimento em ter seguido.
Enfim, excelente livro, mas deve ser lido com paciência.
comentários(0)comente



Isabelladefatima 26/10/2024

Foram oito meses lendo Cem Anos de Solidão. Não atribuo esse tempo ao fato de que o livro não prenda a atenção do leitor, mas, pelo contrário, acredito que eu precisava mesmo digerir aos poucos essa história, que envolve tantas gerações e personagens complexos.
Essa leitura é uma experiência única que me fez refletir muito sobre o comportamento e as relações humanas.
Ainda vou precisar de um bom tempo para conseguir sair de Macondo e assimilar tudo o que li. ?
comentários(0)comente



Marcianeysa 26/10/2024

Não é a toa que Gabriel Garcia Marquez é um dos mais autores do século XX. O mundo que ele cria nessa obra é impressionante, com muitos elementos mágicos, personagens interessantes e histórias surpreendentes. O que deixou confusa foi somente a repetição do nome dos personagens.
comentários(0)comente



SouDulce 26/10/2024

"O tempo não passava, como ela acabara de admitir, e sim dava voltas redondas ".
Em Cem Anos de Solidão, escrito por Gabriel García Marquez, acompanhamos a história dos Buendías, uma família de solitários por várias gerações, que confunde-se com a história de Marcondo, um vilarejo fundado por eles, uma cidade no meio da América Latina e um retrato de tantas cidades perdidas.

Ler Cem Anos de Solidão é uma experiência de mergulhos em imaginação, surrealidade, fantasmas e, sobretudo, melancolia. O perigo de se perder nesse labirinto de histórias, que não é contada de forma totalmente linear, mas sim em pinceladas de uma boa oralidade (onde estamos aqui falando sobre o passado desse Buendía aqui e já pincelamos algo que está no futuro e depois voltamos ao presente), juntamente com vários nomes repetidos na família (a árvore genealógica ajuda, mas a bela construção de personagens salva) é grande. Além dos belos personagens, ainda temos a Marcondo, esse vilarejo, que parece um personagem a parte que cresce e morre junto aos Buendías.

Não é uma experiência fácil de leitura, principalmente se não está familiarizado com esse tipo de narrativa, o risco de se perder é enorme, mas se conseguir ficar vai poder experienciar uma saga épica sobre como estamos fadados a repetir o passado quando não guardamos na memória esse passado, e como é difícil nos libertar da nossa bagagem familiar.

Por outro lado, o Marquez compõe esses personagens de maneira tão fenomenal que a gente acaba nos apegando as suas trajetórias, parece uma ótima novela com suas tragédias, desilusões e amores. É impossível não querer saber como aquele personagem que estamos acompanhando no momento, vai acabar.

Contudo, Cem Anos de Solidão é muito mais que isso, ali encontramos a surrealidade de viver a vida na América Latina onde estamos fadados a vivermos o mesmo ciclo, como a família Buendía. O realismo mágico acaba servindo de contraponto aos momentos reais convergentes com a história da Colômbia que parecem mais surreais que o mágico apresentado.

É daqueles grandes clássicos que merecem ser lidos.
comentários(0)comente



Nicooo 25/10/2024

Realismo mágico, personagens incríveis e únicos em suas peculiaridades, nomes que se repetem e temas pesados e extremamente relevantes são tratados nessa obra, que vocifera a identidade de um povo esquecido. Gabriel Garcia Marquez, o Gabo, consegue com maestria retratar Macondo, uma cidade inspirada na cidade de infância do autor, mas que poderia ser qualquer cidade latino americana condenado ao esquecimento.
comentários(0)comente



3018 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR