Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez




Resenhas - Cem Anos de Solidão


3018 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Diagora.Liara 06/09/2024

Prêmio Nobel mais que merecido
Comecei a ler o livro sem muitas expectativas, o prêmio Nobel me fez achar que não iria gostar, até porque não costumo gostar de clássicos?
Mas esse livro é diferente de tudo que já li, e não li pouco nessa vida. A escrita narrativa que no início me causou incômodo se mostrou a única forma de conseguir entender a dimensão de cem anos de solidão sobre uma família. O peso da história, a densidade dos personagens, o sofrimento que cada novo nascimento traz é algo que só um grande escritor conseguiria fazer!
Termino o livro me considerando uma leitora nova, capaz de me impressionar e me abismar ainda com essa arte tão maravilhosa que é a escrita!
comentários(0)comente



Ca65 06/09/2024

Adorei a história e a escrita. Muito diferente de outras coisas que já li. A única coisa que me confundiu foi os nomes, tinha que pensar muito para lembrar quem era quem
comentários(0)comente



Douglas14 05/09/2024

Uma jornada mágica
Que jornada surpreendente, quanta criatividade!!! Uma história de loucura, guerras, política, transformação, personagens com características peculiares e um final poético. Recomendo muito esse livro distópico cheio de poesia,. Eu percebi a solidão nas palavras do autor , uma história complexa, graças as gerações que repetem os nomes? , mas a experiência foi genial , e no desenrolar da história você entenderá o motivo dos nomes , em contrapartida o autor sempre trazia passagens de outros momentos da história para deixar o leitor conectado , as vezes um parágrafo saudoso me fazia lembrar de todo o caminho que levaram aquela família até ali , o tempo passa e você nem percebe . ???????????
comentários(0)comente



Jackie! 04/09/2024

Sente a paz desse lugar!
Gente, que família maluca?! Um mais doido que o outro. Não consegui me apegar a nenhum deles, achei todos de índole muito questionável. As coisas que eles fizeram ou imaginaram fazer me deixaram revoltada e enojada.

Porém, mesmo não indo com a cara de ninguém, eu super consigo entender os motivos desse livro ser tão aclamado. A escrita do autor é muito boa e a forma como ele mescla fatos históricos com realismo mágico é muito eficiente.

É impossível não se indentificar com algumas questões aqui retratadas, sejam problemas sociais ou picuinhas familiares. Acho que no fim o livro é um alerta, sobre o quanto nos preocupamos com coisas que não tem importância nenhuma!
comentários(0)comente



day t 04/09/2024

Vale a fama!
É sempre desafiador falar de clássicos. Nesse caso, pelo receio de não prestar homenagens suficientes.
Minha leitura de Cem anos de solidão, que tomou meus dias e minha imaginação ao longo de quase quatro meses, foi atravessada pela morte da minha mãe ? também tão cheia de solidões. Esse evento, entre tudo o que o livro já oferece, marcou sobremaneira minha leitura. Ao mesmo tempo que me foi acalanto pela escrita poética, bonita, profunda, cuidadosa, foi como um espelho onde os personagens refletiam muito daquilo que eu via e vejo em mainha. Vivi Cem anos de solidão a partir também do luto. Senti. Chorei. A literatura tem esse poder (em mim) de revirar um bocado de coisas. Eu amo quando isso acontece. E eu amei ter Cem anos de solidão ao meu lado nesses últimos tempos.
Cem anos de solidão é sobre a repetição da vida. O eterno retorno. A capa poderia ser uma figura de Ouroboros. Óbvio que permite uma análise toda aprofundada da história da América Latina e das diversas violências ocorridas aqui, do colonialismo, do imperialismo, das guerras ? que uma e outra vez mais, tornam a se repetir. Mas também em uma dimensão pessoal/subjetiva muito forte.
É um livro muito triste, eu diria. Também muito bonito, com uma escrita que envolve a gente (com personagens adoráveis e detestáveis) e leva nossa imaginação além com seus cenários tão lindamente descritos e com situações completamente inimagináveis.
A leitura arrastada é sinônimo aqui de uma história rica em detalhes, camadas, épocas, eventos, personagens. Exige um pouco de quem lê, mas a recompensa é certa. Livrão!
Recomendo mil por cento.
comentários(0)comente



Thaylon 03/09/2024

Leia! Mas não sem consultar Árvore Genealógica
Certamente é um clássico. Narra a saga de uma família fundadora de um cidade isolada. História cheia de superstições, surpresas, crenças e muito incesto (muito mesmo). A facilidade de contar histórias dos personagens entrelaçando com outras histórias sem perder o fio da meada é f0d@. E criatividade do escritor faz jus ao prêmio Nobel que ganhou.

Porém, a repetição de nomes é um problemão. Não à toa que tem uma página com a árvore genealógica para consultar a todo instante.

Por fim, é uma obra-prima, mas nada que seja tão bom quanto as obras de Machado.
comentários(0)comente



Lolobela 03/09/2024

Um livro escrito com uma maestria fenomenal e indubitável. Me prendeu absurdamente, e me surpreendeu de maneira muito positiva. Apesar de não ser o primeiro contato que eu tenho com o Realismo Mágico, sem dúvida alguma foi o mais marcante! Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



Loba Literária 03/09/2024

Gostei muito da experiência da leitura. Depois de viajar para a Colômbia, me senti obrigada a ler, e fico feliz de tê-lo feito.

Gostei muito da história, sou fã de sagas familiares. Ainda assim, o livro tem o problema da maioria dos desse subgênero: todos os personagens têm o mesmo nome. Logo no começo eu desisti de diferenciar quem era quem, porque além do mesmo nome, os Aurelianos e os José Arcádios tinham a mesma personalidade. A única outra coisa que dificultou a minha vida nesse livro foi a parte da guerra, já que não sou fã de ler sobre esse tema, fico entediada.

Macondo é uma aldeia muito interessante, principalmente pela sua relação com os Buendía. Gostaria que essa edição tivesse uma introdução melhor ou que eu tivesse pelo menos estudado esse na escola/faculdade para discutir.
comentários(0)comente



Mayara1235 01/09/2024

Não é para todo mundo
Até o momento, esta é a resenha mais difícil de se fazer este ano.

Amo clássicos, já havia lido Gabriel Garcia Marquez e gostei, mas 100 anos de solidão simplesmente não foi para mim.

O livro conta a história da família Buendia, que vive em Macondo (ninguém sabe onde) e entre suas guerras e incestos, todos os demais pormenores durante 100 anos.

Para mim, foi um livro difícil de continuar a leitura, pois vários trechos são longos e extremamente detalhistas e confusos, com vários personagens com uma caraterística em comum. Várias vezes tive que voltar algumas páginas para saber o que foi que aconteceu com quem.

Nada nesta história me encantou, surpreendeu ou me deu vontade de seguir a leitura. Li tudo, mas pouco me interessou. Talvez em outro momento, eu tente novamente e veja a genialidade, mas por hora, fiquei só confusa mesmo.
DindocA 02/09/2024minha estante
Comecei ontem e compartilho dos mesmos sentimentos.


Diagora.Liara 06/09/2024minha estante
Segue na leitura, eu destestei o começo, mas me fascinei pela história. Mas concordo que não é um livro para todos os momentos e por várias vezes ele tem passagens confusas




Gabriel Farias Martins 01/09/2024

Um retorno fantástico
A releitura foi especial, melhor do que a primeira leitura.
Tornam-se mais óbvio as repetições e vícios
As maneiras de dar voltas em si mesmo.
A família, as ruas de Macondo, as guerras e todo o ciclo que se repete.
Impecável.
comentários(0)comente



Cláudio S. | Resenhas de Livros 01/09/2024

Livro favorito da vida
Esse livro, já nas primeiras páginas, me encantou pela sua profundidade e beleza. A história da família Buendía, em Macondo, é cheia de momentos mágicos e trágicos, entrelaçando o real e o fantástico de forma brilhante. O que mais me tocou foi a maneira como Márquez explora a solidão e as complexidades da vida familiar. A escrita é poética e repleta de simbolismo, tornando a leitura uma experiência rica e envolvente. Os personagens são marcantes, e suas histórias refletem sentimentos e situações universais. É uma leitura que vale cada página, deixando uma impressão duradoura. Recomendo a todos!
comentários(0)comente



mthsthn 01/09/2024

Ah, Gabo!
Minha primeira leitura de um livro de Gabo e foi simplesmente surpreendente (mais uma LC com amigo, que tem sido bastante legal). Fui deixando a resenha pra depois e acabou que esqueci de fazer ?.

Mas enfim, esse foi um daqueles livros que entrei totalmente zerado, sem saber enredo, história e muito menos o que me esperava. E foi incrível. Confesso que de início pode gerar muita confusão devido aos nomes repetitivos, mas é algo que vai se acostumando e pra mim isso é uma das marcas principais da história: a narrativa cíclica. Os personagens sempre reaparecem em novas roupagens.

Outro ponto que pegou bastante foi a forma em que Gabo, em meio à narrativa dos Buendía faz uma crítica ferrenha à guerra dentro de seu país ocorrida no séc. XX promovida por países imperialistas. E como isso se tornou um ponto de sustentação do enredo.

E, claro, a força extraordinária das mulheres da família. Um coisa que me tocou profundamente por ter vindo de uma família também matriarcal.

Um livro incrivelmente sensível, delicado e pungente. Para ser lido calmamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alexandra 31/08/2024

Leitura que marca o coração
Leitura mágica e maravilhosa. Gabo é mestre e cem anos de solidão é daquelas leituras que nos acompanham por toda a vida. Literatura que invade a alma e marcam para sempre o coração.
comentários(0)comente



Tuyl 30/08/2024

Muito bom! Esta releitura foi uma experiência ainda melhor do que da primeira vez! Texto, narrativa, personagens, tudo muito bem alinhavados!!!
comentários(0)comente



3018 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR