S2880 04/08/2024
"Existem 999 defensores da virtude para cada virtuoso"
Thoreau se recusou a financiar uma guerra com seus impostos, chegou até a ser preso por isso, contudo sua fiança foi paga por um parente. E foi esse evento que o inspirou a escrever o manifesto pacifista ?A desobediência civil?.
Não há deleite maior do que acompanhar exemplos de verdadeiros protestos contra injustiça. Visto que nos últimos tempos o cancelamento e a fofoca tem sido a única grande medida tomada contra desigualdades, um método imaturo e pouco eficaz, que se faz possível graças ao anonimato das redes.
Mas como segundo o Thoreau:
"Eles hesitam, e lamentam, e algumas vezes reclamam; porém não fazem nada a sério ou com algum efeito prático. Eles esperam, de bom grado, que outros combatam o mal para que não precisem mais lamentá- lo."
?Quando o perigo é real, a coragem também tem de ser.?
? todo cidadão tem o dever cívico de desobedecer, sobretudo quando a obediência colabora para o sofrimento coletivo.?
?A lei jamais fez os homens mais justos, nem um pouco que fosse; e, por meio de seu respeito a ela, até os mais bem- intencionados se convertem, diariamente, em agentes da injustiça.?
Não é muito raro casos em que vários advogados rodeiam um culpado assumido, buscando brechas na lei para alcançar a liberdade ou diminuição da pena do cliente.
O autor parece instigar e buscar a revelação do que há de melhor nos humanos, a união, se apenas um se expor ao perigo para ajudar quem precisa, estaremos perdidos, mas se todos protestarem pacificamente, podemos remoldar o nosso presente e futuro.
?Não seria possível a existência de um governo no qual não é a maioria que decide, praticamente, o que é certo ou errado, mas sim a consciência??
?Sou nobre demais para ser tornado posse um segundo em comando; nem homem servil, nem instrumento de qualquer Estado soberano deste mundo.?
?Na maior parte dos casos não existe qualquer livre exercício do juízo nem do senso moral; em vez disso, os homens se colocam no mesmo nível das árvores e da terra e das pedras.?
O manifesto atiça a determinação necessária para agir contra injustiças, embora que positivista, carrega consigo verdades captadas com a astúcia de um pensador de alma nobre e íntegra.