Regis2020 12/11/2024
Ideais e realidades
Ao ler A Desobediência Civil, percebi a importância do ensaio de Thoreau em inspirar e incentivar outras pessoas a resistir e protestar pacificamente, como foi o caso de Gandhi e Martin Luther King Jr. Vejo valor na obra ao oferecer um modelo moral e ético de resistência, demonstrando que é possível e legítimo desafiar leis injustas sem recorrer à violência.
No entanto, ao analisar a vida prática de Thoreau, o ato que o levou a escrever o ensaio e sua participação direta contra a escravidão e a Guerra Mexicano-Americana, percebo que sua resistência foi limitada e circunstancial, sem envolvimento direto nos movimentos e redes de apoio mais arriscados, como o de outros abolicionistas da época. Diferente do que eu esperava, Thoreau não foi tão ativo ou grandioso em suas ações.
Por ter ouvido tanto sobre a obra do autor, esperava atos mais significativos, então foi um pouco desanimador descobrir as circunstâncias da noite que passou na cadeia e o fato de que foi sua tia quem pagou os impostos após a prisão e continuou a pagá-los nos anos seguintes. Isso, para mim, diminui um pouco a continuidade e a profundidade de sua "resistência".
Chego à conclusão de que Thoreau é grandioso pelas ideias, mas, em termos de ação direta, seu papel é bem mais modesto do que o impacto de seus escritos pode sugerir.
Por fim, agradeço ao Alex por mais uma leitura conjunta de Thoreau e pelas reflexões compartilhadas.