Marcos606 12/10/2023
Kristin Lavransdatter é uma trilogia de romances históricos da autora norueguesa e ganhadora do Prêmio Nobel Sigrid Undset. Publicada entre 1920 e 1922, a trilogia consiste em A Coroa, A Esposa e A Cruz. Os romances narram a vida escandinava durante a Idade Média. Eles seguem a protagonista homônima, Kristin Lavransdatter, uma mulher que viveu na Noruega de 1300. Kristin, filha de um rico fazendeiro, atinge a maioridade na cidade de Sel, situada no Vale Gubrand. Ela entra em conflito com a família e com o eventual marido, mas aprende a encontrar refúgio e consolo no catolicismo.
O primeiro romance, apresenta Kristin, retratada como obstinada, mas sensível, muitas vezes se rebelando de maneira sutil contra sua família.
O segundo romance começa quando Kristin vai morar com Erlend em Husaby. Ela se preocupa com o destino de seu filho ainda não nascido, uma vez que foi concebido através do pecado. Sua perspectiva de Erlend também muda à medida que a excitação de seu romance inicial desaparece.
O romance final, A Cruz, começa com o retorno a Jorundgard. Erlend e Kristin, agora considerados pecadores casuais, não são bem recebidos pela comunidade. O afastamento do povo de Sel os aproxima e Kristin redobra seu compromisso com Erlend. A trilogia é solidária com os obstáculos e injustiças que as mulheres enfrentaram durante a Idade Média, ao mesmo tempo que ilumina a riqueza das suas vidas interiores.